sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia das Mães


O meu Dia das Mães já está bem programadinho, tirando as surpresas e os presentes (ai, fico ansiosa!), já sei tudo o que vai acontecer. Combinei um brunch com a minha mãe e um lanchinho no fim da tarde na casa da minha sogra, filhotinhos e marido sempre à tiracolo, claro.
Mas a tradição do Dia das Mães é o almoço e vocês podem até pensar: “que família é essa que não vai almoçar junto no Dia das Mães?”. A gente vai almoçar sim. E não é pouca coisa, não.
O meu marido tem uma bisavó ainda viva, isso significa que os meus filhos têm uma trisavó, raro, raríssimo, hoje em dia. E ela, a querida Vovó Lena, completa 100 anos de vida em pleno Dia das Mães. Precisa de mais para comemorar? Ainda mais no segundo domingo de maio? Ela é a mãe do ano, de todos esses 100 anos, do século!
Pensei muito nisso hoje, imagina o que deve ser comemorar o centésimo ano de vida? Olhar para baixo do nome dela na árvore genealógica dessa família e ver tudo o que ela construiu, todas as pessoas e gerações que vieram depois dela. Dá para ter orgulho maior?
Vovó Lena teve filhos, netos, inúmeros sobrinhos-netos, bisnetos e até trisnetos. É impecável para lembrar dos aniversários de todos eles e ligar para cumprimentá-los. Promove almoços todas as quartas feiras na sua própria casa, do tipo que convida a família toda e vai quem pode, sem obrigação, porque a obrigação é meio chata. Muitos vão, fazem disso um verdadeiro compromisso (entendem a diferença entre obrigação e compromisso??) honrado todas as semanas.
Me lembro de quando ela fez 90 anos, teve festa, para a família toda e, na hora em que fomos ajudá-la a entrar no carro, a sua saia longa levantou um pouquinho e mostrou as canelas. Ela se mostrou meio envergonhada, puxando a saia e falando baixinho: “ai, a minha canela!”.
Isso, obviamente, não existe mais, mas deveria. É por isso e por muitas outras centenas de motivos que a homenagem do Dia das Mães vai inteirinha para a Vovó Lena!

Compartilhar

5 comentários:

Paloma Varón disse...

Que demais! Viva a vovó Lena. O dia é todo, todinho dela.
E que super privilégio dos seus filhos terem uma trisavó!
Beijos

Ana Elisa disse...

Que legal programar um dia das mães com a mãe da mãe da mãe da mãe.!!!!! Pouca gente tem esse privilégio, né, Cá!
Aproveite beeeeeeemmm!!!
Beijos

Anônimo disse...

que delicia ca.... um dia das maes pra la de especial! parabens pelo seu dia e um mega parabens pra vovo Lena!
beijos
Mi

Mulher e Mãe disse...

Que super comemoração!
Aproveite MUITO!
Bjos
Calu

Anônimo disse...

Ca, vi a capa da vejinha essa semana e na hora lembrei da vovó Lena.
Beijos
Rafa

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs