
Tem filho que é xerox do pai. Filha que é a cópia da mãe. Desde o nascimento, mas pode mudar um pouquinho, ficar mais parecido com um, depois com o outro. Todas semelhanças físicas.
Rapidamente, beeeeem antes do que imaginamos, eles pões as garrinhas de fora e mostram ao mundo para o que vieram, exibindo a tal da personalidade.
E os traços da personalidade podem ser idênticos (adquiridos? Aprendidos? AprEEndidos? Imitados? Genéticos?) aos dos pais ou opostos.
A Manu, dizem, é uma versão física minha tamanho miniatura, às vezes até me assusto. É muito legal me enxergar e me reconhecer naquele serzinho, parte de mim, sangue do meu sangue. Até falo: "ai, Manu, você é tão minha filha...".
E em determinados aspectos da personalidade também. Ela é mandona e brava como eu, vejam só que lindas qualidades passei para a minha filha... Mas herdou algumas qualidades-qualidades mesmo, que não vêm ao caso, em outro post eu me exibo, tá?!
Só que agora tem mostrado um lado, um interesse que eu não consigo identificar a "herança genética!". A nova mania é olhar qualquer comida e perguntar como aquilo é feito.
- Mamãe, como faz pipoca? Como faz melancia? Como faz ovo?
Justo pra mim essas perguntas difíceis todas? Prefiro até responder àquela curiosidade de como ela foi parar na minha barriga, psicóloga que sou e preciso de receita para fazer gelo e mapa para chegar na minha própria cozinha.
Ela vive me dizendo que, quando crescer, vai ser uma cozinheira. (Ô, filha, dá uma melhoradinha aí no termo, o certo é chef...), assiste "Ratatouille" com um brilho especial naqueles olhinhos dee jabuticaba, passa horas vendo os meus livros de receita e escolhendo o menu do almoço, do jantar e para quando os amiguinhos vêm em casa. Até na lista do supermercado a menina dá pitaco!
(Estranho, eu sei, mas tenho zilhões de livros de receitas. Coleciono. Junto com o pó todo!).
Hoje ela me pediu para fazer um bolo de ovo de codorna e uma sopa de forno.
Podem segurar o riso aí, hora de guardar o nome da minha filha, ela ainda vai ser estreladíssima no Michelin!
Tweet Compartilhar