segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conversando estatisticamente


Antes de ter um blog, as minhas atividades “internéticas” se resumiam a checar, responder e enviar emails e dar umas olhadinhas no Facebook.

Depois do Mamãe Tá Ocupada!!!, adquiri um vício absurdo pela internet e pelo computador. Instalei WiFi, troquei o celular por um Blackberry, assim fico conectada o tempo todo, leio e acompanho tudo praticamente em tempo real, quando as crianças permitem, claro! Mas o Blackberry facilitou bem a minha vida... Sou viciada e apaixonada por ele, apesar de ter gente com opinião contrária, né? (Chato citar nomes, deixa quieto.)

Mas o pior veio um tempo depois: SiteMeter, conhecem? É um programinha que você instala no blog para saber tudo sobre os acessos que ele tem. A localização dos acessos, IPs, quanto tempo a pessoa passou no seu blog, por onde entrou e saiu, o número de acessos e page views por hora, dia, semanas e mais uma infinidade de recursos que eu nem sei utilizar direito.

Só sei que é uma ferramenta bem legal e que muitas de vocês devem ter e conhecer também. Eu praticamente só fico olhando obsessivamente o número de acessos, localização e o tempo que a pessoa ficou por aqui. Não descobri nenhum segredo digital, viu?! Fiquem tranqüilas, nem tenho capacidade para isso.

Mas, acabei notando uma coisa interessante. Fazendo uma análise estatística (também não tenho capacidade para isso, mas dá para notar certos padrões facinho, facinho), a quantidade de acessos a este blog aumenta bastante à tarde, após o almoço e à noite, depois das 20:00h. Considerando o público que me acessa, fico imaginando que esses são os horários em que as crianças estão dormindo? E estão com um tempinho para vocês mesmas??

Mais ainda, praticamente não há acessos de madrugada, então: as crianças estão deixando vocês dormir, descansar a beleza e recarregar as energias para a maratona do dia seguinte?

E, por último, a constatação que eu considero mais importante: os acessos diminuem absurdamente nos finais de semana (esse do Dia dos Namorados então...). Boa notícia!!! Isso deve significar que, quem trabalha no computador e dá umas escapadinhas para atualizar a leitura dos blogs, está descansando desse vício aos sábados e domingos, fazendo programas em família e curtindo os filhotes.

Não são boas notícias?

E, se eu estiver certa, penso que os meus 2 semestres ( na verdade 3, bombei um) de estatística na Faculdade de Psicologia serviram para ler e interpretar dados de uns grafiquinhos e tabelinhas.

A minha professora de Estatística II ficaria orgulhosa de mim, já o de Estatística I mor-re-ria de arrependimento pela DP. Azar o dele, foi demitido mesmo!

Compartilhar

11 comentários:

Nine disse...

Oi Camila! Legal esses programas que deixam a gente saber mais sobre quem nos visita, né?

E as suas observações são iguais as minhas! E eu sou tipo padrão! Acesso o blog nos intervalos do meu trabalho e final de semana passo longe dele e do computador! A diferença é que acesso mais pela manhã, porque a tarde meu trabalho fica mais corrido!

Beijos!
Nine
www.minhapequenaisis.blogspot.com

Fernanda Oening disse...

Camila, como seu blog está na minha lista do meu blog, sempre que tem atualização eu olho. Normalmente pela manhã, mas quanto estou mais tranquila, leio os posts antigos... me divirto muito com suas histórias. Vc escreve muito bem! bjs

Grazi, mãe do Principe disse...

pode crer, esses são os horarios e suas estatiticas estão certas .
bom vou tentar achar essa ferramenta pq adorei .
bjus

Mamma Mini disse...

Bom menina, eu peguei DP de estatística na faculdade de moda e recuperação de matemática todos os anos, desde que eu me lembro por gente, ou seja, analisar planílhas e números não é meu forte, eu recebo também o sietemetter mas acabo me atendo apenas no número de visitors e páginas....hahahahaha, mas como trabalho no computer, entre uma coisa e outra vou entrando nos blogs amigos e comentando, ás vezes volto depois pra comentar, ou ainda visito novos blogs, faço pesquisas na internet, respondo emails e assim vai, também sou total internet, email e blog addicted!!! um beijo, eeeeeeeeeeeeee o café vai sairrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

Cris :-) disse...

Sou tão viciada quanto tu....rs...
Só me falta o Blackbary.

Bjs

Priscila disse...

bem eu sempre venho aqui! Quando dá né!! bjks

Monica disse...

Gostei da sua estatistica!
Tb - quase - fiquei de dp de estatistica na faculdade, era uma tristeza! eu simplesmente não entendia aquilo!!
E tb fiz Psico na PUC, que ano vc se formou?
Sabe que acabei aprendendo e usando bte?!
Abraços.

Mi Satake disse...

Eu acho seus posts divertidíssimos, um mix de tudo o que nos tornamos depois da maternidade, né?
Qdo vem segundo e terceiro filhos e por aí afora...a casa vira um circo rs

Parabéns, eu amo o mamãe ta ocupada

Flavia disse...

Eu de novo, é que me identifiquei super com teu texto.
Tambem adoro ver essa coisa toda de estatisticas e tals...
Eu uso o contador de visitas www.statcounter.com é super completo e tem uma ferramenta que eu adoro e me divirto sempre que é o Keyword Analysis que te conta como as pessoas chegaram até o blog em sites de buscas como o google. (diversão garantida).
Beijos

ps.: Devo sair que te leio de madrugada.. mas não se preocupe que meu filhote dorme bem obrigada. É porque estou do outro lado do hemisferio. tá? bjs

Juuhh disse...

kkkkkkkk foi demitido...e pelo visto eh pra ficar feliz!!! ahsiuahsiuahsiua
essa parte de saber qto tempo fico conectada no blog eh preocupante...hahaha deves ter visto entao qto tempo eu levei lendo todo o dia, basicamente o dia todo (qd dava) ate chegar ao começo dele rsss nao tenho filhos...isso
contribui um pouco no sobrar tempo hehe
neste exato momento...quero dormir pois trabalho amanha mas to sem sono..vim ver seu blog e perdi mtas atualizações!! meu Deus! hihihi
vou por em dia! ;)
boa semana!
beijinho

Mãe da Carolina disse...

Humm... Será então que minha xará descobriu meu mais recente vício?? rs Estou me preparando para engravidar em breve e como sonho com gêmeos ( 2 casos na família!! Vivaaaa!! rs) seu blog chamou muito minha atenção e não consigo parar de ler!! Seus filhos são fofíssimos!! Gamei! Parabéns por eles e pelo blog!! Kisses!! Ah, depois dou notícias... rs

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs