quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Novo programa: ir dormir na casa do amiguinho!

Os meus três filhos têm a enorme experiência de dormir fora de casa desde os 6 meses de idade! Uau! Quanta independência e autonomia! É claro, contanto que não saiam do perímetro de segurança da casa de uma avó e da outra.

Algum tempo atrás, a Manu começou com uma conversa de ir dormir na casa dos amigos, fazer festa do pijama e tal. Ahãm, ignorei, não dei a menor bola mesmo.

Até que recebo a ligação da mãe de um AMIGUINHO da Manu. Amigo querido, fofo, dos primeiros que ela conheceu quando entrou na escola antes dos 2 anos, praticamente nosso vizinho, ele vem aqui em casa, a Manu vai na casa dele, nos encontramos na pracinha, na padaria e ele também vai para a mesma escola da Manu no ano que vem. Ou seja, excelente companhia e da maior confiança possível.

O que eu não esperava era o conteúdo da ligação: um convite para a Manu ir dormir na casa dele! Assim, sem preparo ou aviso prévio! Detalhe: o convite era para aquele mesmíssimo dia! Menos preparo ainda. Respirei fundo, não tive tempo de pensar em nada. Raciocinar? Menos ainda! Mas, achei que uma hora aquilo ia acontecer e não sei se a gente deve se preparar muito para esse momento. Sabe aquele casal que fica meses ou anos pensando se deve ou não ter um filho? E de tanto pensar acaba adiando um monte a decisão? Então, me vi exatamente nessa situação, com uma dose de drama a mais.

Fui buscar as crianças na escola e antes mesmo de encontrá-los pedi uma consultoria à professora, que me disse que esse programa de ir dormir na casa dos amiguinhos já faz parte do repertório dessa faixa etária (ó, céus, cadê a minha nenezinha?). Mas, é claro, eu deveria conversar com ela e me certificar se gostaria mesmo de ir dormir na casa do amigo, se demonstraria segurança e tranqüilidade para me abandonar assim por uma noite (drama! Drama!).

O que não me surpreendeu nada foi a reação da mocinha: chegou em casa, voou para o banho, que não durou nem 2 minutos de tanta ansiedade e fez a própria mochila de abandono dos pais e irmãos por uma longa noite.

Ela foi, gente, feliz da vida, brincou, jantou, dormiu e nem quis me dar “boa noite” pelo telefone.

Nós, os pais abandonados, sobrevivemos, apesar da longa e insone noite.

Resgatei a minha filhinha no dia seguinte de manhã, uma menina feliz e aparentemente, aos meus olhos, até mais amadurecida.

Eles crescem, né?! E o colinho da mãe deixa de ser a coisa mais importante do mundo, é isso mesmo?

Mas o que mais chocou a mim, ao maridinho e a toda a nossa família nada moderna foi essa estréia de dormir fora ter acontecido justamente na casa de um AMIGO. Honestamente? Difícil acompanhar a modernidade e o crescimento dos filhos!



Compartilhar

19 comentários:

Carol Garcia disse...

fato.
tudo fato.
do começo ao fim do post.
e como é que a gente acostuma com essa independência e vida social???
outro dia uma mãe veio ver se isaac e o filho dela poderiam se encontrar para brincar.
ótemo!
mas até hoje sempre teve um imprevisto que cancelou a farra.
aí me pergunto: sou eu que saboto o crescimento?
kkkkk
freud, explique-nos.

bjocas

Anne disse...

nossaaa... é um passeio e tanto!
mas acho que é mesmo mais tenso para a mãe do que para a criança, né?
bjos!!!

Re disse...

Que maximo..eu amo esses saltos de independencia dos filhos, por menores que sejam, nao deixam de ser grandes passo e acho que quando o filho se sente pronto, preparado, seguro, animado e tal, temos mais eh nos animar tb. Bjs

Futura mãmã disse...

rs e dificil velos crescendo e voando por ai mesmo que seja ja ali ao lado nao e mesmo...
Mas isso lhes faz bem tambem...crescem, amadurecem e veem o lado da vida...rs

Beijoo

Chris Ferreira disse...

Oi Camila,
é assim mesmo. Um independência que para nós mães parece precoce e uma vidinha social muito instensa. Bem que a minha dizia que no tempodelas as coisas eram diferentes. E agora eu repito (em pensamento) a tal frase que eu odiava ouvir.
Aqui as minhas filhas sempre gostaram de convidar os amigos para dormirem lá em casa. E quando começou era um por semana. E sabe que também teve um amigO dormindo lá em casa?
é, eles crencem e a gente continua babona, né?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Juliana Cidade disse...

Oi, Camila.
A gente escuta tanta história horrível de coisas ruins que acontecem com as crianças quando estão longe dos pais, não é? Eu não deixaria meu filho dormir fora assim não, a maior parte dos abusos acontece com alguém de confiança dos pais. Tenho medo.
Mas claro, se essa família é da sua absoluta confiança e ela ficou bem, que bom!!!
Bjs,
Ju.

mamesi disse...

demais!

Priscila Blazko disse...

Nossa, muito legal mesmo. Meus filhos também dormem nos avós desde bebês, mas em casa de amiguinho eu nunca deixei... por falta de confiança e capacidade minha em deixar. Aqui em casa tem uma regra que eles já sabem bem: podem brincar na casa do amigo, mas dormir é cada um na sua. Vamos ver até quando consigo bancar isso...
Beijo!

Renata Senlle disse...

Ador, adoro, adoro a vida contemporânea! E adoro mais ainda a simplicidade com que as crianças lidam com essas situações!
A gente tem que aprender com eles a facilitar e quebrar tabus!
bj
Rê Senlle
http;//umavidamaisordinaria.blogspot.com

Unknown disse...

ao Camila, eu acho que morreria com um pedido desses e ficaria louca sem saber o que fazer. Pra piorar a situação, os três aqui NUNCA dormiram na casa dos avós (O_o). Faltou oportunidade, sei lá, ou talvez seja eu mesmo que, inconscientemente, fecho o cerco (rá!).

Mas acho fantástico toda essa independência e autonomia, só não é legal saber que os nossos filhos estão crescendo e que o colo vai ficando cada vez mais vazio,kkkkkkk!

bjos solidários!

Ariane disse...

Ai ai, ja fiquei imaginando o meu aqui pedindo pra dormir fora... acho q terei tempo pra me preparar (será?).

Ta tudo acontecendo rápido demais, ou sou eu q estou parando?? rsrs

beijo

Anônimo disse...

Oi,
estou fazendo o primeiro sorteio do meu blog!
Passa lá e da uma espiadinha
www.sublimeamordemae.blogspot.com

Bianca disse...

Oi Camila! Eu tb achei bárbaro o convite do amigo, a mãe do amigo, vc e a sua filhota. Parabéns por deixar, pq não é fácil, né?
O meu VIAJOU com a escola ontem, 3 dias alone!!! Fiz um post sobre isso tb! Confesso que estou com um pouco de saudade, mas adorando o silêncio da casa!
beijos

Meg disse...

Camila, nem me fale... a primeira festa SEM PAIS da minha filha, pra mim, já foi uma baita emoção...agora, será q virão as dormidinhas fora? Haja coração, porque realmente a forma q nossos pequenos lidam com isto dão UM BANHO na gente... bjocas Meg Lima

A Dona do LAr disse...

Eu sou louca o quê???
Eu não vejo a hora do Felipe fazer o mesmo que a Manu, acho que é porque eu sempre tive experiências tão legais com isso quando criança e ando tendo tanta dificuldade para encontrar amiguinhos para brincar com ele lá em casa. Mesmo eu chamando toda a responsabilidade pra mim, as mães nunca deixam, acho que ficam inseguras não sei. Confesso que eu ia ficar um pouco também, mas as crianças precisam crescer não é mesmo.
Topa fazer um excursão com a criançada lá pra casa??? Eu adoro a casa cheia...rsrsrs
bjosss

Roberta Lippi disse...

Ca, sabe que a Luísa ainda não se desprendeu? Ela ainda quer sempre ter alguém da confiança dela por perto, seja eu ou no mínimo a babá. Mas essa hora vai chegar também.
Beijos

Maria Heloisa disse...

meu blog foi excluido 4 vezes eu ja tinha aviso você sendo que o link que lhe enviei não está mais ativo o link oficial é http://anjodmv.blogspot.com/ me descupe qualquer coisa e espero que possa volta a curti o meu cantinho e as novidades do meu anjinho beijos

Roberta "Mimi" disse...

Camila,
cheguei a me emocionar com: "E o colinho da mãe deixa de ser a coisa mais importante do mundo, é isso mesmo?"
Nem consigo imaginar esse dia chegando. rsrsrs
Beijo e boa semana,
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Liliane Arend disse...

pois é ... eles crescem ... antes de sair de férias a mãe de um amiguinho do JP perguntou se ele poderia dormir na casa deles. "Por sorte" estávamos de viagem marcada para o Brasil para o dia seguinte e ficaria muito corrido, detalhe - o amiguinho é chinês ... Para a situação não ficar mto chata fizemos um play date de despedida na minha casa, mas não sei se quando voltarmos conseguirei recusar novamente.
bjos
Li
londrescomfilhos.blogspot.com

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs