terça-feira, 5 de outubro de 2010
A Festa da Democracia
Eu não consegui votar nas últimas eleições. Tinha 2 menininhos coliquentos com apenas 2 meses que provavelmente não me deixaram nem tirar o pijama naquele domingo.
A confusão, o sono, o cansaço e os hormônios eram tanto que também nem me lembro quais eram os candidatos ou o cargo em questão.
Esse ano foi diferente, quer dizer, mais ou menos. Votei. Tudo direitinho, mas o processo em si foi tumultuado.
Primeiro, foi a vez do maridinho votar. Uma chuvinha fina e falta de vagas nos obrigaram a ficar no carro esperando.
Enquanto isso (meia horinha básica) a conversa era mais ou menos assim:
- Onde o Papai foi?
E eu, só para provocar, respondi:
- Na festa da democracia!
Eles não gostaram da resposta, não entenderam, ainda mais porque o pai havia ido sozinho à festa. Judiação! Então, resolvi explicar melhor:
- O Papai foi votar.
E eles:
- O que é votar?
Respondi que na votação a gente apertava um monte de botõezinhos para escolher os “chefes do Brasil”. (Expliquei bem?? A resposta para essa pergunta, quando vinda de uma criança, é tão difícil...). Falando em chefe do Brasil, os meninos já saíram gritando: “O Kaká! O Kaká!”. Voltei à explicação de que a tal da festa da democracia era diferente da festa da Copa do Mundo.
Mas, enfim, comecei a falar dos candidatos, dizendo quem é lindo ou feio, bonzinho ou malvado, quem come gente e prende criancinha. Nada didático ou politicamente correto, eu sei, mas dá para explicar a diferença entre o candidato de direita, o de esquerda e o de cima do muro parra crianças nessa idade?? Mais complicado ainda...
Eu sei que eles conversaram, perguntaram e entenderam tanto e tão bem que resolveram que mandariam um “bolo de brigadeiro e morangos” para o candidato “lindo e bonzinho” e um “bolo de pum bem fedido” (em blog de mãe a gente pode falar de pum à vontade, lembram?) para a candidata “feia, malvada, que come gente e prende criancinha”. (Não citei nomes, ok?!).
E, na minha participação da festa (balada sem fila na porta, ótimo!), levei o Pepê para apertar os botõezinhos comigo. Cola em mãos, fui direcionando os dedinhos dele, que ficou feliz da vida por apertar o botão verde tantas vezes.
*****
Quem disse que precisa ter 16 anos para votar??
Tweet Compartilhar
28 comentários:
Que fofos!! Tb levei as minhas duas pra votar cada hora uma apertava o botão verde, quase deu briga..srsrs!!
Que bonitinhos! O meu ainda é bem pequeno... foi com a vó só pra furar fila (hi hi hi). E eu com minha minibarriga fiquei na fila esperando minha vez (não consigo furar! Acho desrepeitoso, qdo se consegue esperar um pouquinho).
Bjks
Milene, a Diiirce
Hahaha... que FOFOS. Adorei o Kaká! Kaká!
(avisa para eles que eu sou fofa e boazinha, não como gente e nem prendo criancinhas, quem sabe eu também ganho um bolo de brigadeiro com morangos!)
Que fofos *-*
Ai, ai, Camila, que fofos mesmo! Muito bom o texto!
Por aqui a gente explicou que os candidatos eram o zé careca e a bruxa... e acho que eles também entenderam.
Bjs,
chris e mosqueteiros
kkkk, é comigo foi igual levei o principe e apertava os numeros e quando terminava pedia pra ele apertar o verde e la ia ele apertando sem parar hehehehehe .
boa semana
bjus
que fofura!!!!
meuldels!!! me imagino explicanod a "farra da democracia" pro isaac.
acho que seria menos delicada com os termos...kkkk
bjocas
Confesso que levei a minha para furar fila tb, já que ela não entende ainda, hehe. Putz, se a candidata que come criancinha ganhar eles vão morrer de medo da presidente da república, hehehe.
kkkkkkkkkk
Adorei o kaká!!!!
Dificil tarefa explicar uma coisa dessas a uma criança...
Bjokas
Naiara
Tem sorteio lá no blog
http://littlelittlediva.blogspot.com/
Tem certas coisas que são complicadas demais para explicar para crianças tão pequenas, né?
Mas pelo menos você se fez entender, e isso é o que conta! hahahahahha
Beijão!
Dificil mesmo explicar estas coisas para as crianças. Também tentei (talvez não tão didática quanto você). :o)
O difícil mesmo foi explicar a sujeirada que ficou no chão - assunto mais questionado pela minha pequena. Até escrevi um post sobre isso no meu blog recém-nascido. Se puder dá um pulinho lá.
Bjs...
Pri Colnaghi
http://doidaeamae.blogspot.com
Que gracinha, Cá..
Tb levei a Fê para votar comigo...
Ela adorou e a mamãe mais ainda, passei na frete na fila, pois na minha sessão votam todos os Josés e Jõaos da vida...kkkk
Bjs
Ju
A Marta merece mesmo o bolo que eles vão mandar... opa citei nomes... que gafe... desculpe.
Na verdade ela merece um bolo mais elaborado, porque os gases se espalham muito rápido e a lembrança ruim vai ser apagada da memória dela tão rápido quanto foram apagadas as merd.. (pum pode, esta outra palavra pode também?) que ela fez, da memória da população que a elegeu.
Ahh esqueci da outra candidata. Mas esta, por pior que pareça, ainda não mostrou a que veio.
Olá, Camila!
Me chamo Natalia e faço parte da equipe de divulgação online do filme Eu e Meu Guarda Chuva.
Curti o conteúdo do seu blog e gostaria de conversar com você sobre divulgação online do filme.
Se estiver interessada, por favor, entre em contato comigo pelo email oficial.euemeuguardachuva@gmail.com
Beijos,
Natalia
Camila, as suas explicações são o máximo.
Imagino o desespero que é ter que responder uma porção de coisas para pessoas tão titicas e com tanta curiosidade!
Que bom seria se todas as Manus, Pedrinhos, e Joaquins da vida mantivessem essa curiosidade e "vontade" de apertar o botazinho verde!
Beijos
Oi Camila! Que fofos! Assim como a Milene tb levei o meu só para furar a fila... hahahah... mentira, nem tinha fila. Levei mesmo para exibir como beu filho é lindo... hahahaha...
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com
Que legal!!! Aqui não tive a mesma sorte, os fiscais não deixaram nem sequer meu filho chegar perto da Urna Eletrônica! Ele foi todo contente, e ...NADA! :/
Adoro o Blog! Acompanho sempre!
Tambem postei sobre o Dia da DEMOcracia, com direito a comentário do meu filhote. De uma lida!
Beijos
Cá Adoooooooooooooooooooooooooooooro, olha sua explicação foi perfeita e amei o bolo de pum bem fedido, claaaaaaaaaaaaro que a gente pode falar de pum, cocô e todas as escatologias a vontade, somos mães, e de menino e vc de 2 meninos ou seja, aval 3x !!!!!!!! Aqui os planos eram de levar o mini pra votar, mas eis que chovia torrencialmente, tive que passar na casa da minha vóvs pra pegar um guarda chuva (agora ando com capa de chuva pra ele no carro!) e quando chegou lá e viu minha little sister quis ficar pra brincar, e eu fui votar alone, marido foi votar mas tava com a mão machucada não conseguia levar o menino e eu tinha que guardar a pseudo vaga na rua com o menelau comendo macarrão e tomando ceuveja praticamente em cima do capô do meu carro... deu pra ver a beleza que foi? rs rs beijossssssss!
Quando fui votar vi uma mãe sendo amparada pelo marido com um bebezinho no colo com cara de acabei de sair da maternidade, isso que é vontade de votar. rsrrs Mas com 2 é bem diferente! rsrs
Ana Carolina
www.quasemaepai.blogspot.com
Camila, se eles fossem responsaveis pela vitoria esmagadora do ditocujo, faria muito mais sentido terem elegido um palhaço. :P
Na proxima vou ter que explicar pra Rebeca... Como sera que vou me sair?
bjs!
hahahahha, adorei! A Nina também votou, duas vezes, e ainda falou: Na televisao do pai nao apareceu esse!
que secreto que nada, hein!
Hahahha, adorei a história! Este ano a Luana não votou comigo, disse que já está 'de saco cheio', hehehe. Isso pq ela ainda nem tem 16 anos! Quanto ao filme, dá para ver sem ler o livro, mas o livro tem umas tiradas, umas observações sobre a vida que vale à pena ser lido. Adorei sua visitinha!!! Beijos
Adorei a visitinha e o comentario no blog **lisongeada**.
ja fucei aqui no teu umas vezes e confesso: Teus filhos merecem muitos abracos, beijos, agarramento total!! Sao uma graca!!!
Quero grao-de-bico no mesmo estilo! ;-)
Beijos!
Luciana
http://graozinhodebico.blogspot.com/
Adorei o post!
E o bolo de pum bem fedido então... hahaha, posso mandar um daqui tb?
Essas crianças são muito espertas mesmo!!!
Beijocas
Ju
Eu ADORAVA apertar os botõezinhos para os meus pais, porém agora a responsabilidade é outra não é mesmo? Tenho que escolher os númerozinhos além de apertá-los.
Adorei a explicação politicamente incorreta, porém é assim mesmo né, melhor que não se iludam com os chefes do país! =P
Beijo!
Hehehe adorei! Claro que criança pode votar! Palhaço não pode ser eleito?
Mas foram tantos palhaços... bem, deixa pra lá!
Que bom que a bruxa malvada pelo menos ficou em banho maria!
Bjks
hahahhahhahahha!!!
Essa Camila me diverte muito! A-DO-REI!!! Agora tu tirou um peso da minha consciência no que diz respeito a explicações politicamente incorretas!
E parece que a bruxa malvada que come gente infelizmente vai ser a chefe! Affffff!!! Como explicar isso pras crianças?
Beijão?
Postar um comentário