quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Uma grande decepção

Então, eu estou muito brava. Brava mesmo, uma onça! Descobri, completamente sem querer e por acaso, uma pessoa que copiou a descrição do meu perfil e “adotou” como dela.

Ipsis litteris.

Já faz alguns dias e tenho pensado desde que descobri. Todo mundo sabe o risco que corre por estar na internet, por ter um blog e tal. Plágio acontece direto, tem gente que rouba post, fotos, escuto esse tipo de história direto, mas plagiar o perfil???

A pessoa não sabe se descrever? Não sabe dizer quem é? Gente, desculpa, eu sou eu, sou única, como cada um de vocês e não adianta tentar copiar, porque nunca ninguém, por mais que tente, vai conseguir ser igual ao outro. E tenho gêmeos idênticos que só reforçam essa realidade...

Eu não quero botar o dedo na cara de ninguém, não, nem fazer algum tipo de denúncia, a consciência e o problema é da “pessoa plagiadora”, aliás, acho que ela nem é leitora assídua deste blog, faz mais o tipo que vai dando CTRL-C e CTRL-V por aí, faz um patchwork bem mal feito e nem sabe de onde vieram tantos retalhos.

O que tenho notado através da leitura e de acompanhar tantos blogs de mães é que as pessoas se ajudam, trocam figurinhas e dicas o tempo todo e isso é muito rico. A gente acaba criando uma rede de “mães amigas virtuais” que se ajudam, queremos saber dos filhos, se estão bem, se desfraldaram, se melhoraram da virose, não há recriminação ou retaliação quando nos rendemos àquelas ações facilmente condenáveis mundo afora, afinal uma mãe entende a (culpa?) da outra e tudo bem. Eu mesma tenho moderação de comentários e tive que excluir apenas um e não tinha nada de tão grave, era só engraçadinho e anônimo.

Portanto, eu me sentia relativamente segura e protegida mantendo o meu querido blog.

Tenham a certeza de que uso os meus próprios filtros, escuto quem me diz que eu não deveria contar isso ou aquilo, pois trata-se de exposição extra e tal. Achar que se conhece alguém desde sempre simplesmente pela leitura de um blog é uma ilusão, pessoal. Com relação a mim, certamente. O que eu mostro aqui é uma parte de mim, o lado da maternidade quase que exclusivamente. Claro que podemos encontrar inúmeras afinidades com algumas pessoas e passarmos a ser amigas, o que é o máximo e apoio super. Ainda assim, eu me sentia tranqüila cercada por tantas mães fofas e queridas.

A “ética blogueira” implícita não exclui uma mãe inspirar a outra, tanto no sentido de fazer algo com o filho que deu certo, quanto a motivação para algum post.

Se eu contar que comer mamão à noite ajudou o meu filho a dormir 12 horas seguidas e alguém quiser tentar, tenho certeza de que o esperado da educação é mandar um comentariozinho fofo agradecendo pela dica. E isso acontece muito, ainda bem!

Outra coisa é alguém escrever um post enooorme sobre algum assunto importante e relacionado à maternidade. Vem outra pessoa, se empolga e escreve também, mas linkando e citando o post inicial e inspirador. Muito educado e correto. Também acontece bastante, novamente, ainda bem!

Mas daí, me vem a “pessoa plagiadora” e copia o meu perfil. NÃO ME CONFORMO! E, uma coisa que ninguém sabia ao meu respeito, é que dificilmente me decepciono com alguém, mas quando acontece, raramente consigo me “des-decepcionar”.

É isso.

Compartilhar

45 comentários:

Carol Garcia disse...

Puts grila, Camilitcha...
coisa chata.
vivo pensanso nessa possibilidades da internet. nessas coisas sem graça, como o plágio descarado.
dá medo até de usarem o blog pro lado errado, do mau.
sou solidária a sua decepção.
bjo bjo

Viajando com Pimpolhos disse...

Pois é amiga, eu também tenho andado super decepcionada com algumas coisas que tenho visto. Que eu saiba, ainda não peguei plagio do nosso blog, mas tenho visto coisas escabrosas por aí e fico sempre bastante chocada (pior, até de gente querida e conhecida...!)
Eu acho que essas coisas aos poucos não se sustentam, vão por agua abaixo...e penso que sutilmente ou abertamente, temos que denunciar!
Bjs e courage! Denuncia a fofa!

Priscila disse...

É triste mesmo!! Vc tem toda razão!

Unknown disse...

Poxa cAMILINHA, TENTA NÃO FICAR ASSIM! EU DIGO TENTA PQ SEI QUE NÃO É FACIL A GENRE SE REVOLTA NÉ!SABE PQ? EU MESMA QUANDO COMEÇEI COM ESSE NEGÓCIO DE BLOG COPIEI UM LINK DE UMA BRINCADEIRA ONDE SE DESCOBRIA PELO SIGNO COMO É O NOSSO RELACIONAMENTO COM OS FILHOS, E AGORA LENDO O SEU POST VI QUE DEVERIA TER FALADO ONDE ACHEI A TAL... NA VERDADE AGORA NEM LEMBRO RSRS
MAS DAI A COPIAR COM TODAS AS LETRAS NÃO FOI LEGAL MESMO.EU QUANDO COMEÇEI TBM ACHAVA QUE NA INTERNET SÓ CONHECERIA PESSOAS BACANÉRRIMAS QUE ME ENTENDERIAM NÃO IMPORTAVA AS CIRCUNSTANCIAS, MAS COMO VC FOI APENAS COM 1. E ME ENGANEI, MAS AI A GENTE VAI APRENDENDO A MODERAR E REFLETIR QUE NEM TODO MUNDO É EDUCADO.
BJS E ADORO VC COM TODAS AS SUAS PARTICULARIDADES RSRS

Coisas que eu amo... disse...

Puxa, que chato, Camila! Bom, eu sou uma pessoa meio sem criatividade, mas nunca precisei de plagiar um perfil para falar sobre mim... prefiro falar bobeiras e talvez postar alguma coisa meio sem graça ou mesmo não postar! Do que plagiar alguém! E quando pego imagens ou vejo um post bacana e quero falar sobre o mesmo assunto, cito o link de onde veio minha inspiração!
Agora, plagiar perfil? Ai ai, essa é demais!
Mas quando entramos para o mundo virtual sabemos que tudo pode acontecer relacionado a isso... e é por isso mesmo que temos que tomar cuidado com o que vamos postar, né? Sabe que postei uma foto da minha filha e fiquei super encucada se isso podia ser errado? Morro de medo de expor minha filha assim no blog, então, achei melhor nem postar mais fotos dela. Triste, pois o que eu mais amo fotografar é ela! rs. Aliás, o que vc acha sobre esse assunto? Pois reparei que vc tbm quase não posta fotos dos seus 3 filhotes lindos e fofos!
Ah, adorei o post sobre o Circo politicamente correto... é triste saber que nossos filhos não vão se encantar como a gente se encantava com os circos antigamente. E claro, isso, devido aos maus tratos aos animais! Mas será que nem no Beto Carrero existem mais apresentações com animais??? Chato é que teremos que nos deslocar para o sul pra ver um circo de verdade! Talvez seja por isso mesmo que os circos estejam tão em baixa... quase ninguém acha graça, nem mesmo as crianças! E sua filha dizer que Ballet é só para meninas?! Uma dica, aproveita que vc mora em São Paulo e leve-a a apresentações de dança e musicais infantis, talvez ela mude essa opinião politicamente correta...
Mais uma vez quero dizer que AMO seu blog!!!
Beijinhos e boa quarta-feira!

Dani Balan disse...

Chato! Muito! Eu ficaria p da vida também, Cá. Tem toda razão em ficar indignada assim. Outro dia vi uma blogueira citar uma história de outra como se fosse dela. Não pensei duas vezes, fui lá e disse: nossa...isso aconteceu com vc também? Porque com a "fulana" aconteceu...igualzinho...
Eta povo cara de pau!
Bj!
Dani
(Cá, a situação anda tão vergonhosa que vc nem imagina. Vi, dia desses, uma petição idêntica a minha em um processo que eu nunca tinha participado, mas que era parecido com o meu. Até as vírgulas estavam no mesmo lugar. Um horror, amiga!)
(Ah...me ensina a descobrir que tem alguém plagiando o meu blog?)

Dione disse...

Copiar perfil é coisa de louco mesmo. Aí me pergunto se essa pessoa existe de verdade. Pq copiar post, ainda que patético, dá até para entender. A pessoa achou tão legal que queria ter escrito e vai lá e copia (horrível, concordo). É no mínimo mediocre, não se acha capaz de escrever uma coisa legal.
Agora perfil? Ops, não gosta de quem é?
Mas amiga, não fica decepcionada não. Fica escolada, pq vc vai ver muito disso.
Beijos!

Anne disse...

Nossa... que chato. Não sei nem o que falar, porque também vivo em crises com a questão da exposição do blog e por outro lado não gostaria de parar de escrever, trocar, aprender e interagir com outras mães. É mesmo um risco que corremos, com a certeza de que estamos registrando uma pequena parte do que somos mesmo. Estou também compartilhando da sua decepção, sou parte do movimento "naõ copie, inspire-se e transforme"...
E se te serve de alento, seu blog me inspirou em vários momentos e adoro suas dicas.. afinal 3! uau!
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Dê Freitas disse...

Oi Camila, tudo bem?

Acabo de conhecer o seu blog, por um twitter. Que absurdo essa história, né? Como a pessoa quer manter um blog se não consegue ao menos se descrever? Bom, espero que a pessoa se toque e retire esse plágio o quanto antes.

Adoro os relacionamentos que o blog me trouxe. É exatamente isso que você relatou. Mas sabe uma coisa que me preocupa? É colocar fotos da minha filha. Sempre coloquei sem o menor problema, mas recentemente, naquela ferramenta de estatística, vi uns links meio suspeitos. Fiquei super preocupada e estou seriamente pensando em restringir o acesso do blog. Vamos ver.

Mas enfim, deixa eu me apresentar. Sou a Dê Freitas e criei um blog quando descobri que estava grávida. Minha filha também se chama Manuela e tem 7 meses. Depois, quando você tiver um tempinho, passe por lá, ok?

Bjs,

Sarah disse...

Apoiadíssimo Camila. Nunca vivenciei plágio diretamente, mas já pensei em tirar várias fotos que posto, estou com medo de onde vão parar... É um risco mesmo. Agora, copiar na caruda é demais. Ainda mais o perfil, fala sério!!

Paloma Varón disse...

Que chato isso!
E adorei a descrição que vc deu sobre o que é ter um blog. Ele é apenas uma parte de nós, a parte da maternidade e mais: a parte que a gente escolhe mostrar. Inútil achar que nos conhecem vendo só esta parte, embora ela dê boas pistas.
Beijos

Cris disse...

Cada uma que aparece!!
Eu tenho quase 3 anos de blog e já passei por uma história que me desmotivou mto a seguir com o blog. Mas como faço um diarinho deles, pra eles mesmos, no futuro, sempre acho que compensa mais.

Enfim!!

Beijoo

Mamma Mini disse...

Solidária na alegria e na tristeza amiga, e adepta do movimento contra o plágio das "copientas" blogueiras... coisa feia, muito feia... é amiga, esse negócio de blog acontece cada coisa, não copiaram a logomarca da minha cunha e ela teve que mudar até o nome da marca dela de novo? bizarro, agora, vamoc começar o movimento de proteção? e como vc descobriu essa bafa aí? se estão me copiando eu nem sei...rs
que horror...raiva totalmente permitida!bjs

Ana Carolina disse...

Copiar um perfil é dar atestado de que não tem personalidade nenhuma!

Ana Carolina
www.quasemaepai.blogspot.com

Ju do Pinguinho da Mamãe disse...

Camila...
Mas que coisa...
Não dá para acreditar??
O Perfil????
POrque? e para que????
Que coisa chata.
Eu sou nova de blog, mas adoro e viciei nisto, mas a internet tem destas, né...
Como vc procuro ser super cuidadosa, não pelas mães e pessoas queridíssimas que me visitam, mas pq sempre pode ser um desocupado e mal intensionado por ai...
Infelizmente uma atividade (escrever e compartilhar experiencias no blog) tão gostosa e saudavel tb tem um lado ruim... a exposição.
Bjs
Ju

Juliana Ramos disse...

Infelizmente estamos sujeitas a isso!
Desistir, não. Mas tentar se filtrar é com certeza um caminho.
Às vezes me empolgo e passo do limite do necessário da informação para contar uma história, tenho medo, preciso tomar mais cuidado.
Mas plagiar perfil...essa é ruim demais, COITADA da pessoa sem personalidade...
Você precisa nos dizer quem foi para podermos denunciar!!!
Di-vul-ga, di-vul-ga, di-vul-ga...
Bjinhos

Juliana Contezini disse...

Tem que denunciar !!!!
Bjo,

Chris Ferreira disse...

Oi Camila,
é revoltante mesmo. Acho que devemos dar pouca importância a essas pessoas que plagiam informações, que deixam comentários maldosos, etc...
As coisas boas que colhemos com os blogs amigos devem ser mais relevantes dos que essas decepções.
Quem precisa copiar um perfil? É de dar pena.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Marina disse...

Não é só chato e estúpido, como é CRIME. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Priscila disse...

Eu sou da turma da Juliana Ramos: di-vul-ga! Di-vul-ga!
Realmente inacreditável uma coisa dessa. O blog, para mim, faz justamente parte de um processo de auto-conhecimento, aquele exercício de se expor para se conhecer melhor... (revelar-se aos outros faz revelar-me a mim mesma...).
Qual o ganho que essa pessoa tem em copiar os outros? E o perfil ainda? Pela-mor-de-d-us!
Abraço. E força!
Priscila.

Joci disse...

Que chato isso!
Sabe que últimamente ando com medo pelas fotos da Elena que tem muitas no blog... movida por esse medo pedi ao marido instalar e ensinar a usar um programa para por marca d'água nas fotos...espero já ser suficiente!
tem muitas pessoas sem noção por aí não é?!
Agora copiar perfil... por favor né!!! não consegue nem se auto-descrever!?

ai ai ai

beijos

Anônimo disse...

Camila, nunca tinha pensado por esse lado, mas concordo contigo. Confesso que visito seu blog diariamente e dou boas gargalhadas com ele, mas daí copiar o perfil...é ultrapassar todos os limites. Bjs e continue com essa alegria contagiante!

Camila disse...

Cara Xará, faço minhas as suas palavras. E estou "de cara" com esta pessoa plagiadora! Com certeza é alguém que não tem coração, sem sentimentos, que precisa usar das palavras alheias para tentar se aparecer!

Tenho medo que um dia aconteça comigo também, mas se acontecer, o que fazer? Estamos todos vulneráveis à isso! Então, cabeça erguida e toca o barco!

Adoro o teu blog e já me sinto "cumadre"!

Beijinhos e beijinhos,
Camila.
http://maededuplaprimeiraviagem.blogspot.com

Regina disse...

Que absurdo!!!!
Será que a pessoa já viu o seu post? O que será que tá pensando? Ou será que nem pensa!!!
beijos

Anônimo disse...

Oi Camila,

Fala sério cara... copiar perfil, qual será a próxima?? Mandar fazer uma máscara com a cara do copiado. haehaheahe
Seu blog é otimo sempre leio, e sabe que, quem copia perfil não deve ter muito para falar. Relaxa.

Bjkas
Helena

Renata disse...

Caraca, que absurdo.
Fico bem p. da vida com essas coisas, que falta de personalidade! Afe...
beijo

Raquel disse...

Credo, que coisa chata...
Eu também ficaria brava no seu lugar.
Eu preciso descobrir as formas de "proteger" meu blog. Ainda não tive tempo.
bjão

Tathy disse...

Nossa passei aqui pra conhecer o seu blog e to chocada!!!Sei dos riscos de ser um site como um blog mais a gente sempre acha que esse tipo de coisa não vai acontecer com a gente!

Abraços.
www.tatianastefani.blogspot.com

Nutrição & Cia disse...

Que coisa Camila, eu já ouvi falar e ver mesmo gente sem imaginação copiando post de outras blogueiras sem avisar que pegou tal foto, em fim. Mas copiar o perfil, TÔ CHOCADA!
Que falta de personalidade misturada com preguiça de desenvolver seus próprios relatos.
Tem gente que acho que não sabe nem escrever o nome e quer ser blogueira. Filha menos heim!
Pra essa ai que te plagiou!
Também ia ficar P. da vida.
Bjs

Vivi Angelo disse...

Camila
Infelizmente estamos sujeitos a isso nessa "terra de ninguém" chamada internet.
Falta de criatividade?Pra mim isso tem outro nome: falta de personalidade.
Criatividade é dom, nasce-se com ela e você certamente é abençoada por isso,a tem e de sobra!
Amo passar por aqui!
Abraços

L'effet Petit disse...

É lasca, é um dos males da internet né, tudo fica mais vulnerável à cópia, e quem é original é quem paga o pato :(

Beijoss
Gabi
estilinhoinfantil.blogspot.com

Adriana Alencar disse...

Isso é inacreditável! Tem coisas que não dá para entender na net, o porquê dessa procura insana por popularidade no twitter e outras redes, a invenção de uma pessoa que não se é na realidade, a futilidade... Mas copiar um perfil? Ou essa pessoa é muito preguiçosa, até para se descrever, e preferiu control+C, ou tem um parafuso a menos. Já ouvimos falar muito em obcecados por artistas famosos, mas é a primeira vez que ouço falar em algo semelhante com um blog.
Em tempo, achei muito legal a sua descrição da rede de mães pela net: o obljetivo é esse mesmo, trocar idéias e se ajudar!
Bj
Adri

Mariana - viciados em colo disse...

Vixe, disso eu nunca vi nem imaginei ver... Estou chocada! Que coisa feia!

Tenho pensado muito sobre isso da exposição, outro dia até voltei em uns posts para apagar umas coisas que achei que não seria legal deixar para a "eternidade" registradas.

Beijoca

Bazar de Menino disse...

Querida, independente do plágio, que por si só já tiraria qualquer uma do séééério, adorei teu blog Vi na lista de uma de minhas queridas amigas (estilinhoinfantil) e já me encarregarei de acompanhá-la. Um beijão e não se des-decepcione, apenas continue a ser VOCÊ!!

Dani disse...

Eu já acho o fim a cópia de posts... agora, O PERFIL é lamentável, para dizer o mínimo.
Me solidarizo totalmente com você, é para ficar com raiva mesmo!

Uli disse...

Aff...mas tem de tudo mesmo nessa net. Já teve uma doida que copiou o meu perfil no orkut(mas mudou a foto pq ela deve ter me achado feia, rsrs) e ainda cipiou as fotos dos meus trigêmeos que na época eram liberadas e montou como se fossem filhos dela, pode???? Loucadepedra! Graças a deus ela sumiu e acabou com o orkut...espero.

Paulo Lima disse...

Camila, solidarizo com você! Minha esposa, a Ingrid (www.desconstruindoamae.blogspot.com) me mostrou o caso. Um absurdo! Não consigo entender o que leva uma pessoa a fazer isso. Mas importante é denunciar! Um abraço, Paulo - www.incubandoideias.blogspot.com

Unknown disse...

Camila, que chato!! Já vi plágio de post inteirinho, mas de perfil nunca!!
Não foque triste e não desista da gente...rsrsrs...

Passa no meu blog que tem sorteio de uma Bebechila!! Quem sabe vc ganha e fica mais feliz??

Beijocas

Ana Cristina
eucomosquatro.blogspot.com

Coisas de mãe disse...

Que chato. Acho que mercem uma blogagem coletiva mesmo! Que gente que não tem amis o que fazer!

A gente quase não tem tempo pra escrever, dai vem alguem e "te copia" inteira!?!

umpf!


beijo


Pati

Micheli Ribas disse...

Que absurdo! Só consigo pensar que uma pessoa que copia até mesmo um perfil para colocar em seu blog só tem é más intenções ao criá-lo, provavelmente até uma falsa identidade para outros fins.
Revolte-se, sim, e denuncie, porque isso é crime - e vai-se saber quais outros a pessoa não comete por aí, não é mesmo?
Beijos.

Claudia Leonardi disse...

Oi Camila
Te acompanho ha tempos, embora nao comente...
Muito, muito chato isso tudo.
Segunda estaremos todas juntas contra este desrespeito.
Seu blog é muito legal!
Grande beijo e um otimo final de semana

http://blogdaclauo.blogspot.com/

Lua Ugalde disse...

Nossa que horror!o que passa pela cabeça de uma pessoa que plagia o perfil da outra? é desejar muito não ser quem é...
Isso deixa qualquer pessoa chateada, mas ainda bem que é algo mínimo em comparação as coisas boas que blog nos proporciona!
To seguindo vc agora..
Bjos

Déia. disse...

Oi querida, sou nova pro aqui. Vim do blog Descostruindo a mãe quando li o post dela falando de vc e do plagio que fazem do meu blog. Que absurdo isso!! Fiquei passada! Como pode? por isso que tem tanta gente deixando seus blogs e idéias fechados para visitantes.
Conte comigo que segunda estarei aqui pra dar apoio.
bjks

Paty disse...

Querida, infelizmente esta cheio. Uma amiga tricoteira viu sua peca (ou seja a foto DELA) em outro blog, como sendo da outra pessoa, com receita e tal. Qual o proposito? nao sei... bjs

Eliane disse...

Puxa, Camila, eu estava viajando e não sabia deste ocorrido... que chato...
bjs bjs
www.vinhosviagenseumavidaemcomum.blogspot.com

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs