quarta-feira, 20 de julho de 2011

A CASA SUSTENTÁVEL



Fui convidada para conhecer a “Casa Sustentável”, instalada no Shopping Eldorado, aqui em São Paulo. Quer dizer, fui não, fomos: as crianças e eu. Como o Pedro ficou doente, um febrão daqueles, acabou ficando em casa. O Joaquim estava bom, mas quis fazer companhia para o irmão. Portanto, foi um programa delicioso de meninas, Manuzinha e eu.

A Casa Sustentável faz parte da Virada Sustentável que aconteceu no Parque do Ibirapuera, também em São Paulo, no início desse mês. Ela mostra as mudanças no estilo de vida da família brasileira e conta com atividades interativas para as crianças. O espaço mede cerca de 100 metros quadrados, é ambientado de acordo com os estilos de vida da família brasileira entre as décadas de 50 e 90, contrapondo os estilos de vida de cada época aos da atual por meio da reprodução de ambientes residenciais típicos.

São seis ambientes. Em cada um deles são abordados diferentes aspectos:

- Sala: consumo de energia em eletro-eletrônicos, relações familiares;
- Quarto: moda, consumo, vestuário, brinquedos;
- Cozinha: alimentação, reaproveitamento de alimentos e reciclagem;
- Banheiro: uso racional da água e solidariedade;
- Quintal: relação entre o homem e a natureza, reciclagem;
- Rua: convivência no espaço público.


O objetivo durante uma visita à Casa Sustentável é mostrar às pessoas as mudanças ocorridas nos hábitos das famílias ao longo dos anos, mas também de gerar reflexões, iniciativas, soluções acerca do consumo consciente e dicas pa
ra se levar uma vida mais saudável e equilibrada.

(Manuela lavando as mãozinhas e evitando o desperdício!)

De maneira geral, achei o projeto e a visita muito, muito interessantes, bem explicadinho pela monitora que nos recebeu, didático e, o mais importante para que se possa falar de sustentabilidade com crianças: lúdico.

Sim, pois em todos os cômodos da casa há uma série de dicas espalhadas sobre consumo consciente e sustentabilidade, é bastante interativo, desperta o interesse e a curiosidade tanto dos adultos como das crianças. A gente fica querendo ver tudo, mexer em tudo, descobrir o que há por trás de cada porta, abrir as gavetas da cozinha, fuçar em todos os cantinhos do banheiro, ou seja, queremos descobrir tudo! E, para cada descoberta, há informações e dicas! A minha parte preferida da casa foi, sem dúvida, a cozinha. Manu e eu nos esbaldamos! Ela estava brincando de casinha em uma casa gigante e eu também! Tem até um livro de receitas sustentáveis super legal, que ensina a aproveitar a casca do abacaxi para fazer suco, a casca da laranja para fazer geléia e por aí vai, dicas boas e deliciosas!

Na saída da casa, há um atelier de sucata para as crianças, em que elas podem confeccionar praticamente o que quiserem. Ontem fizeram e pintaram flores lindas de garrafas PET (a da Manu já está decorando o quartinho dela, uma graça!). E as crianças também foram presenteadas com um livro muito útil e bacana que contém sugestões do que fazer com sucatas, desde fantoches até cavalinho de pau.

Enfim, adorei o programa e agradeço muito o convite. Para quem se interessou, vale a pena a visita.

A casa está aberta para visitação de pessoas de todas as idades. Crianças de 4 a 12 anos e seus pais vão aproveitar e aprender bastante.

A Casa Sustentável fica no Shopping Eldorado, em São Paulo, no piso 1, na Praça de Eventos, de 15 a 31 de julho de 2011 (Twitter: @shopeldorado ).



Compartilhar

6 comentários:

Carol Garcia disse...

ótimo!
eles tem que aprender desde cedo, e de maneira que seja agradável.

bjocas

Celi disse...

Que bacana Camila! Pena que estou tão longe...rs
Um projeto planejado para possibilitar grandes reflexões. E o melhor de tudo, de forma interativa para abordar também algumas questões com as crianças. Maravilha!
Beijos

Priscilla Perlatti disse...

Que legal essa iniciativa do Eldorado! Tudo lúdico mas prestando um serviço bem bacana!
Vou lá com as meninas!
Beijo
Pri

Claudia Leonardi disse...

Oi Camila
Que legal.
Vamos la conferir tbe.
Querida, feliz dia dos amigos!!
Grande beijo

http://blogdaclauo.blogspot.com/

Liliane Ferrari disse...

amei a visita e hj minha filha não fala noutra coisa!!!!! foi mto legal te conhecer pessoalmente tbem. :)
é uma boa opção mesmo pra ir nas férias com os filhos, programinha gostoso!!

Liliane Ferrari disse...

adorei o passeio! foi bem bacana te conhecer pessoalmente tbem lá no shopping! ;)
a casa é realmente mto fofinha, cheia de detalhes, se eu fosse pequena ia querer ficar la brincando o dia todo! apaixonante pras crianças!!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs