sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reunião de Professores


Manuzinha vem se queixando de um amiguinho da escola há algum tempo. Ele faz aquelas coisas terríveis, típicas das crianças de 3 anos: fica chamando a Manu de feia e diz que não vai mais ser amigo dela, sabe? Um pesadelo!

Entrei com aquela estratégia educativa, coisa de mãe que acredita nos próprios filhos como o futuro da nação e os educa pensando nisso.

Mas o politicamente correto, na maioria das vezes, é uma ladainha chata e pouco efetiva. Ela não se satisfez ouvindo de mim que é linda, que eu acho isso, o Papai, as avós, os avôs, os irmãos, o planeta todo. Não resolveu! Ou, dizer para o fulano que ela estava triste, pois gostava muito dele e queria ser amiguinha dele. Nada,
nadica de nada. As reclamações continuavam diariamente.

*****

Ontem de manhã, ela acordou já dando ordens em todo mundo:

- Senta na roda! Eu sou a professora, vocês são as crianças. Silêncio! Hora da história.

O Joaquim e o Pedro fizeram cara de recreio, mal sentaram, já levantaram e foram brincar. Eu fiquei lá, mas propus de mudar um pouco a brincadeira. Assim:

- Manu, hoje nós duas somos professoras e a gente vai brincar de “reunião de professores”.

Expliquei um pouquinho como funcionava uma reunião, ela se interessou e comecei a brincar.

- Professora Manu, eu estou com uma dificuldade! Tenho um aluno que chama os amigos de “feio e feia”, diz que não quer ser mais amigo deles... Você tem alguma sugestão?

Necessito de um parênteses. (A carinha dela, nessa hora, era de alegria pura! Jabuticabinhas brilhando mais do que nunca e um sorriso de quem diz: “Obrigada, Mamãe, por entrar no meu mundinho e falar a minha língua!”. Vejam só, isso é um exercício de fantasia infantil, esse é o canal mais utilizado pelas crianças, eles não são literais, são muito imaginativos e fantasiosos. Entrar nesse mundo e falar essa língua é fácil, nem precisa de visto, é só querer, ter disposição e voar! Meio Peter Pan, sabe?).

Então, a sugestão da Professora Manuela foi a seguinte:

- A gente pega ele e joga na frigideira com manteiga quente (!), depois põe ele no lixo (!!) e na privada suja, dá descarga e ele vai morar no esgoto com ratos e baratas (ui! Ui! Ui, Manu!!!).

*****

Não é que eu incentive esse tipo de comportamento, pelamordedeus, mas o efeito foi incrível!

Sabe quando a gente tá com raiva do chefe e imagina que ele foi atropelado, morreu e assumimos a presidência da empresa com o melhor salário do mundo?? A gente tem esses pensamentos, mas nem admitimos direito, dá uma vergonhinha pela maldade que somos capazes de gerar na própria cabeça. Aconteceu a mesma coisa com a Manu, numa brincadeira de imaginação e fantasia, assim, meio catártico e libertador.

*****

Psicologizei total, até sem querer. E o fato é que nem ouvi mais o nome do menino aqui em casa...

Compartilhar

38 comentários:

Unknown disse...

rsrsrsr! Muito bom!!!

Bjinhos,

Ivana

Anônimo disse...

hehhe!! Adorei! ótima a técnica adotada!

Bjs Rachel

Naiara Krauspenhar disse...

kkkkkkkkkkkk, chorei de rir agora!!!
a gente pensa e tem vergonha de falar né... mas criança fala e fala mesmooooo...
Manu é uma figura!!!
Obrigada pela visitinha
Naiara
http://littlelittlediva.blogspot.com/

Di disse...

Nossa, amei!!! Como queriaque meus pais tivessem feito isso comigo...Muito bom Ca, fiquei dando pulinhos pela simplicidadeque é lidarcom uma criança.parabens!

Carol Garcia disse...

adorei a tática.
super inteligente, criativa e de resultado.

coisa bacana.

até já estou imaginando o belo do risoto que não faria com todas as pessoas que tenho vontade de fritar na manteiga.

ai, manuzinha, me enches de idéias....

ótimo final de semana

Si disse...

parabens por conseguir estabelecer um canal de comunicação com a Manue... e desse jeito ajuda-la a superar esse momento angustiante!!!! bjsss

maria rita disse...

aiaiai
primeiro, o coração da avó ficou destroçado. como pode - alias, como OUSA alguem - alguem - ANYONE - achar que a Manu é feia????
depois o coração se abriu em petalas de flores ao ouvir a sua estratégia. belissima. coisa que só fadas-madrinhas-mães fazem.
depois, por ultimo, lembrei do brutamontes da Novo Horizonte que batia na Gi. minha tática foi um tanto quando diferente (hehe...) mas igulamente eficaz. beijo, Cacau!

Mariana disse...

adorei, vou ate tentar implementar,visto que temos problemas parecidos....beijos, mariana

Milenα disse...

aushauhsauhsauhsuahsuahsuahsuahsuahsuh ... Ri demais com essa ;D Menininha esperta ; tava com a resposta na ponta da língua! Laurinha também é assim ; alias ; sempre foi . hahahaha

Mais isso de amiguinhos chamando de feio ; sempre acontece né! E Manu é a coisinha mais LINDA *---*

Beeijos

Paloma Varón disse...

Camila, adorei sua técnica e a resposta da Manu. A Ciça também fala estas coisas: de jogar no fogão, jogar no lixo, eu achava violento demais, mas depois fui entendendo. E agora, quando ela diz que o lobo mau entrou em casa, sou eu que digo que vou jogálo no fogão ou no lixo e ela adora, se sente protegida e amparada (na linguagem dela)!
Beijos

Regina disse...

mamãe psicóloga tem dessas, né?
ótimo final de semana !
beijos

LUA disse...

Camila quando eu crescer quero ter toda essa pscologia que vai alem dos estudos, esse que eu chamaria até de sexto sentido materno...meu Deus!!!De onde vc tira isso?!Imagino a carinha da Manu!!!rsrsrs Que coisa maravilhosa...


bj bj bj

Só as mães são felizes!
http://www.coisa-de-mae.blogspot.com

Coisas que eu amo... disse...

Demais, Camila!!! Chorei de rir com a sugestão da Manu! hahaha... e é isso mesmo, né? Parece que quando estamos com raiva de alguém e pensamos mal, mesmo que no fundo dê vergonha, nos sentimos melhor, como num desabafo! E não tinha pensado por esse lado, sabe? Minha filha sempre fala umas coisas assim e eu fico tão brava com ela, acho que foi ficar mais relax pra ver se ela desencana, né?
Beijinhos e bom fim de semana!!!

Fabiana disse...

Meu marido sempre diz que criança é cruel. Mas acho que falta nele, a sensibilidade para entender a linguagem deles!
O desabafo da Manu foi demais!
Eu vou guardar esta sua técnica na cachola pra
daqui uns 2 ou 3 anos, se for necessário!
Bjocas

Grace disse...

ahahahahahahhahaa
Eu AMO a Manu!!
ótima essa da frigideira, privada suja, tudo, tudo!!!
Pergunta se tem lugar pro Gato nessa historinha dela!!
Um beijão, queridas

Anne disse...

Manu e meninos têm sorte de ter uma mãe sabida no assunto! Que abordagem incrível, e que delícia a reação dela! Super saudável!!
Eu já cansei de ver pais que estimulam seus filhos a revidarem as animosidades. É claro que dá vontade de esgoelar um fulaninho que fale mal de nossos filhos, assim como Manu quer jogá-lo ás baratas.
Mas o negócio mesmo é ficar só na imaginação, na catarse e na vida real, manter a classe, a cidadania, a polidez. Como fazem você e a filhota. Que bacana!
E se não resolver, ensina para ela logo a técnica do blasé (que ela vai utilizar pelo resto da vida): meninos só chateiam as meninas porque sabem que estão ganhando atenção. Se ela ignorar ele pára, e quem sabe até começa a agradá-la!
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Beta, a mãe disse...

Uau e não é que funciona? Vou guardar essa idéia pra quando for a hora da Bia. Beijos

Ana Elisa disse...

Essa Manu é muuuuuito esperta!Ameiiiiii!

Patricia Tulmann disse...

Adorei Cá! Mesmo sabendo que isso acontece com frequencia entre as crianças, deve dar um aperto no coração de mãe... Mas vc como sempre tirou de letra!

Kah disse...

Adorei a dica indireta!
Quando for minha vez -que eu sei que chegará- já terei um rumo para seguir.
beijão!

Dany disse...

Avisa a Manu que a tia Dany aqui tb tem maior vontade de jogar umas pessoas na frigideira com manteiga quente, depois por no lixo e na privada suja, dá descarga e mandar essa gente morar no esgoto com ratos e baratas. Humpf.

Natalia disse...

Adorei! Se você psicologizou, foi das melhores, porque num basta saber a teoria, não... Manu e nós agradecemos!

Marina disse...

Hahaha... amei a estratégia dela. Essa semana fiquei com vontade de fazer exatamente o mesmo com uma série de pessoas. Frigideira, lixo, privada (tudo muito sujo, é claro), esgoto e ratos é uma ótima combinação. =)

A Menor Casa da Rua disse...

Olá estamos com uma promoção muito legal no nosso blog, de uma passada lá para saber mais.

amenorcasadarua.blogspot.com

Flávia Souza disse...

Nossa, adorei isso!

Nem sei se me apresentei, né? Mas estou aqui a cada nova postagem sua. Estou apaixonada pelo seu blog e tiradas da Manú, ela é demais!

Bjs,
da sua seguidora,
Flávia
http://baudetesourosbyflavia.blogspot.com/

Jemima Pompeu disse...

Camila, não tenho tido muito tempo ultimamente, mas sempre espio seu blog nos finais de semana. O seu trio me surpreende a cada dia...Amei a foto deles que está acima "as razões da sua vida".
Bjão neles da tia Jê.

Ju do Pinguinho da Mamãe disse...

Cá...
Foi uma saída de mestre!
Parabéns.
Vou tentar exercitar mais esta linguagem aqui em casa.
Bjs
Ju

Deborah Brito disse...

Nossa, que figura.
Mas ela retratou exatamente o que tava sentindo, de fato muito chateada e vendo que as coisinhas não se solucionava.
Mas que foi engraçado foi, hahahaha


Beijooooos

Ana Carolina disse...

Oi Camila,

primeira mente parabéns pelo blog estou acompanhando sempre e estou começando um blog e gostaria de trocar muitas idéias! Quando tiver um tempinho passa lá! www.quasemaepai.blogspot.com

BJS

Jussara disse...

Oi, Camila,
Primeira vez que comento, mas leio seu blog desde quase o início. Tinham poucos posts e quase nada de comentários, e nunca mais parei de ler.
Não sabia que as crianças faziam esse tipo de fantasia. Foi bom pq tirou esse peso da Manu. QUe alívio deve ter sido pra ela.
Bom, mas comentei mais pra dizer que eu não abandono seu blog nos fins de semana, estou sempre por aqui; se as estatísticas caem não é por minha culpa, rs.
Bjs.

Anônimo disse...

Adorei ;)

Mami e Mimos disse...

Oi Camila,
Que inspiradora seu depoimento...adorei!!!
Bjs

Gabriela
http://www.mamiemimos.blogspot.com/

Nine disse...

Que linda a foto os 3 pimpolhos! Ainda não tinha visto seus filhotes!

Boa técnica essa de brincar e exorcizar o coleguinha chatão, em? Sempre tem um desses por ai, não tem jeito!

E ela foi culinarística até para liquidar com o menino, em? Fritou na manteiga...rsrsrs Beijos!

RENATA RZ disse...

kkkkkkkkkkkkkkk

que barato!!

e que boa idéia ein? Soprada pelos anjos...

beijinhos green

Dione disse...

Adorei!!! Anotado!
Beijos e boa semana!

Sarah disse...

Hahahahaha!! Muito bom Manu! Adorei a técnica Camila, só psicólogas mesmo para terem ideias tão bacanas e conseguirem entrar no mundinho infantil!!
bjos!

Juliana disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeeei. Criança é tudo de bom.

Thaís Rosa disse...

que ótimo esse post. muito inspirador!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs