quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O famoso desfralde...

Exatamente há um ano, eu enfrentava o desfraldamento da Manu. Ela tinha 2 anos e meio, dava sinais claros de que estava prontinha, avisava que tinha feito xixi ou cocô na fralda e sentava na privada para fazer xixi, quando oferecíamos.

Aproveitamos as férias de verão na fazenda para tirar a fralda de vez. (Bem mais fácil lá, não há carpetes, ela vivia de maiozinho, caso estivesse “apertada”, poderia fazer na graminha ou no chuveirão da piscina, uma beleza!)

Foram 10 dias de um verdadeiro inferno!

Ju-ro! In-fer-no! Dez dias!

Daí, ela virou a chavinha e, pronto! Sucesso!

A fralda da noite foi facinho, facinho. Tive medo de tirar e acontecer algum acidente, mas com o tempo, a fralda passou a amanhecer sequinha, ela chegou a acordar de madrugada para levantar e fazer xixi, tentou fazer isso sozinha algumas vezes e, juro, de novo, nunca troquei lençol molhado de xixi à noite, ou forrei colchão com protetor plástico, nada disso, super tranqüilo.

*****

Um ano depois, consideramos chegada a vez do Joaquim e do Pedro e queríamos aproveitar novamente as férias de verão na fazenda.

Eu andei reclamando Twitter afora, mas, sabe, 140 caracteres são muito pouco para contar a experiência falha , desastrosa, cansativa e “maumorenta” de desfraldar 2 menininhos gêmeos.

Fim da introdução, post justificado.

*****

Ok, tiramos as fraldas, colocamos liiiindas cuecas do Toy Story nos meninos, falamos 54748490965 vezes como o Buzz, o Woody, o Rex, o Slink e os ETs ficariam extremamente chateados se recebessem uma cachoeirinha quente e amarela neles.

Oferecemos 746748569605 para que fizessem xixi, meninos têm aquela facilidade (?) de botar o pipi pra fora e molhar a plantinha (olha que legal, meninos!).

O resultado? Foram 48475849658069 cuecas, 3746735847594895 bermudas e shorts molhados em apenas uma manhã. Nenhum xixi na privada ou na plantinha. A graça era tirar toda a roupa e ficar de perna aberta na grama dizendo que ia fazer xixi. E fizeram? Não. Nenhum. Só no Buzz, no Woody e em todos os brinquedos preferidos do Andy. (Só de lembrar já fico nervosa e mal-humorada...).

Pois bem, insisti por 2 manhãs, reclamei, reclamei e reclamei e desisti. Assim mesmo, fail total.

As minhas considerações são as seguintes: os meninos têm 2 anos e 4 meses, 2 meses a menos do que a Manu na época em que tirou a fralda. Considero que esses 2 meses fazem muita diferença na questão da maturidade para o desfraldamento (por favor, concordem comigo aqui!!) e também acredito que os meninos amadurecem mais tarde, acho os dois bem mais “bebezões” do que a Manu com a mesma idade (ou não, dizem que mãe é um bicho esquecido, por maior vontade que tenha de registrar tudo – eu tenho um blog dos meus filhos! – sempre acaba esquecendo...).

Eles até falam que fizeram cocô ou xixi e pedem para que sejam trocados, porém têm pânico da privada, não sentam em hipótese alguma. Comprei o redutor do McQueen, aquele carro vermelho fofo e querido, que ajuda qualquer um dos dois a comer quiabo e chicória.

Pergunta se alguém quis sentar no McQueen e tentar fazer um xixizinho? Não. Nada. Nenhum.

Passei a achar que a história de ficarem “peladões” e de perna aberta na grama, girando sem parar não significava maturidade para desfraldar e, sim pura farra! (Perceberam como estou ainda mais mal-humorada?).

Isso sem contar toooooda a discussão de bastidores entre maridinho e eu. Ele dizia que eu realmente não me lembrava como era, que deveria insistir mais alguns dias (10? Mil?) e ter paciência. Fora o fato de menino fazer xixi de pé ou sentado...

E aí? Como é? Senta ou fica de pé?

Maridinho acha que devem ficar de pé e eu que devem sentar, pois não têm altura para fazer xixi de pé e, portanto, devem começar o processo todo sentadinhos (evita respingos também, não é?!).

*****

E, no fim, eu só via dois bebezões brincando de ficar pelados na grama... O pior: fico achando que serão desfraldados no famoso intercâmbio dos 16 anos...

Mas, como parte de mim é brasileira, não desisto de uma vez e por inteiro, cheguei em São Paulo e resolvi comprar um penico (ai, como eu sou contra! Ai, como eu acho anti-higiêncio! Ai, como eu acho que só acrescenta uma outra etapa, porque eles, mais cedo ou no intercâmbio, vão ter que matar o monstro que mora na privada e sentar na bendita!!!).

Vejam bem, não é um penico. Ele é de ouro e vale um milhão de dólares: contém um assento redutor, vira banquinho, toca música e tem uma gravador para a mãe deixar uma mensagem do tipo “viva! Parabéns! Você fez xixi no peninquinho!”. Na minha época, penico não passava de um tupperware gigante e colorido, mas resolvi investir a poupança do intercâmbio nesse aparato moderno.

Pergunta: “ e aí? Deu certo? Eles gostaram? Sentaram? Sucesso?”.

Sentaram, acharam graça, não vejo a hora de botar a mensagem para tocar, mas nada. Nem um pinguinho de xixi.

*****

Me ajuda? Me abraça?

Compartilhar

47 comentários:

Carol Garcia disse...

me abraça tambééééééémmmmmm...
o desfralde aqui tem sido um pesadelo.
ai como tem sido.
jesus! que fase!
filhote aqui não está nem um pouco a fins de colaborar e agora acha graça fazer xixi no pé da mãe.
ô tristeza.
dizem que menino demora mais.
apelei pra pediatra semana passada e ela falou que com 2 anos e 4 Isaac ainda está dentro do normal, que há crianças que demoram mais, que se apegam mais a fase baby e tals.
e eu insisto.
Em meses de tentativas já fizemos DUAS pausas, a escolinha ajuda, atrapalha, ajuda.
tentei a privada, mas o negócio é o troninho com música e etecéteras.
depois de meses tenho computados 1 milhão e meio de cuecas e tênis e shorts molhados e 1 - UM mesmo - xixizinho no troninho. Que foi recompensado com um livro onde a cria vai ganhar adesivos.
parece que ele gostou e já aceita sentar no trono sem a cara emburrada.
fica a dica, camilitcha.
comprei adesivos do toy story, carros e personagens queridos. cada xixi no lugar certo vai ser presenteado com um adesivo no livro.
até então foi um bom investimento.
força aí e boa sorte.
ah! e não tenha medo das pausas, ok?
bjo bjo bjo bjo

Sara Lima Saraceno disse...

kkkkk!! Ôooo Camila, nem parece que vc já passou pelo processo...rsrsrs!!! Bom, sobre o assunto, eu penso que a gente deve fazer com o que o processo de retirada das fraldas seja traquilo e natural. Aqui em casa, eu apresentei o peniquinho para Lara com 1 ano e 6 meses... sabe qdo ela foi usar?? Com quase 2 anos (fora um xixizinho ou cocozinho acidental)... enquanto isso, era cadeira, penico de boneca, etc! Na verdade, eu só tirei a fralda dela depois dos 2 anos, com ajuda da escola, e foi assim como a Manu... nem uma calcinha ou short sujo!! E detalhe, também investi em um super peniquinho musical, mas que ela usa mais como banco, pois gosta mesmo de usar o vaso (com adaptador ou sem!). Mass, cada criança é uma criança, né?? Boa sorte na sua empreitada!!
Sara
http://vivendoavidacomoelaeh.blogspot.com/

Amanda Lima disse...

Por experiências familiares, os meninos são sempre mais imaturos que as meninas. Desfraldei a gabi com dois anos e um mês e foi como com a Manu, raros acidentes e cama smepre sequinha..]
Acho melhor dar mais um tempo aos gêmeos, até por que com dois é mais dificil né?
Beijos

Lia disse...

Camila, eu ainda não cheguei a essa fase do desfralde. Mas acho que como tudo na vida do bebê - desmamar, aprender a dormir sozinho, aprender a comer sozinho -, tem que seguir o ritmo deles. Veja como as coisas variam: alguns bebês engatinham com 6 meses; outros, com 11. Da mesma forma imagino que nem todos os bebês estejam prontos pra desfraldarem na mesma época. assim como você sentiu o momento da Manu, com certeza vai sentir o momento deles (que pelo visto não é mesmo por agora). Beijos!
P.S.: Cara, se menino tem que aprender a mijar em pé ou sentado..? Faço a menor ideia.

Anne disse...

hahahaha...
vai ficar tuuuudo bemmmmm...
não tenho ne-nhu-ma experiência com desfralde, só posso torcer!
e rir um pouquinho da sua mazela, vá!
bjo boa sorte!!!!

Anônimo disse...

Bate aqui companheira o/\o
Somos duas!
Tô passando por tudo isso, tudinho mesmo, com o meu filho, que vai fazer 2 anos daqui 2 meses.
Meu 1º filho foi tão fácil! ELe aprendeu rapidinho, e com 1 ano e meio não usava mais fralda, e nunca aconteceu acidente nenhum!
E agora com o segundo, pra compensar, tô sofrendo exatamente o que você descreveu nesse post! Várias tentativas e nenhum pinguinho de xixi no penico ou no vaso. E hoje ganhei, pela 1º vez, um cocô no chão!
Vamos ver no que vai dar! Bjooo!

Unknown disse...

Oi Camila...
Olha que engraçado, estava conversando isso com a cordenadora da escolinha da Flavia ainda ontem(minha filha vai completar 2 aninhos)Ela disse que os meninos , em geral,amadurecem mais tarde em tudooooo,
na fala, caminhar, e principalmente no desfralde...
Portanto não se preocupe...segundo ela...demora mais mesmo comparado as meninas!!
Beijos Sussan

Rô_england disse...

Sorry! mas estou aqui literalmente rindo de você, nessa fase que vamos combinar é o uóóó.. esquecendo claro que tenho dois boysinhos também com a mesma carinha e que daqui exatos 6 meses também irão passar por esse mesmo processo !! aiiiiiii... O lado bom, é que aprendo um pouquinho c vc antes de chegat minha vez.
Com a Julia confesso que foi tranquilo, mas os meninos são mesmo mais imaturos e sendo em dose dupla o trabalho será dobrado também, mas receba meu forte abraço e lembre de uma frase que minha avó sempre dizia " calma, no final dá tudo certo, se ainda não deu é porque não chegou o final !!

Dione disse...

Camila, o desfralde completo da Nina durou 6 meses. 6 longos meses. Quando alguém me falava que desfraldou em 1 semana ou menos eu tinha vontade de sentar e chorar. Não sei se ela não estava madura, pq tinha semanas de sucesso e quando achava que tinha ido tudo desandava. Limpei muito xixi e cocô da roupa, do chão. Algumas vezes ela mesmo limpava,kkkk. Mas o que eu percebi desde o começo é que ela aceitava na boa, não era assustador nem nada. Ela só não "prestava muita atenção". Minha dica é: faça quando você estiver pronta.

Recursos, Estratégias e Experimentos Didáticos 2021 disse...

Sinta-se abraçada!
Meu filho tem 1 ano e 4 meses, e avisa que fez cocô desde 1 ano e pouquinho. Esses dias ele começou a fazer xixi no banho. Ah e ontem ele fez xixi no vaso, mas foi do lado de fora. Não sei quando irei tirar fralda.
Na escola eles começam a tirar a fralda quando a mãe solicita. Estou em dúvida ainda. Mas pela sua experiência, sei que ainda está longe.
E meninos são mais imaturos! Be cool!
Muitos abraços e beijos!
Ana Carolina
@anacarolinaqui

Micheli Ribas disse...

Ai, Camila. Desfralde não é uma coisa simples mesmo. Aqui foi uma semana inteira de xixis no chão. Na terceira semana a coisa engrenou bem. Porém, com a viagem de férias no meio do caminho, parece que ela deu uma recaídazinha. Xixis que não escapavam mais, escapavam vez ou outra. E o número dois ainda sai mais fora que no vaso. Aff!
Só com muita paciência e amor mesmo. Escrevi alguns posts sobre o assunto nos primeiros dias. No começo parece que nunca vai dar certo, mas depois eles começam a entender. Faz parte do processo.
Um beijo e boa sorte!

Mamma Mini disse...

Cá, primeiro ommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, calma calma calma! Dizem que as meninas amadurecem antes. E sobre em pé ou sentado? EM PÉ É CLAROOOOOOOOOOO ELES SÃO MENINOS! rs rs rs, ás vezes quando vai fazer cocô sentadinho escapa um xixi, mas se for só fazer xixi é em pé simmmmmmmmmm! aliás pra eles esta é a grande graça do xixi. Vamos lá, craque que estou, comecei o desfralde do David com 1 ano e 10 meses, no niver de 2 anos estava cem por cento desfraldado. Tivemos um mega perrengue com o cocô porque ele teve vermes e a gente não sabia, mas eu também me rendi ao penico maravilhoso de 1 milhão de dólares (ledo erro) que aliás ele ama até hoje e estamos justamente na fase de que ele não vive em casa sem o penico dele, não quer o assento do Macqueen nem ferrando, aqui em casa a vida dele é o penico. Então nào se renda ao penico, porque é mais uma coisa para vc tirar depois! Sobre o xixi, o esquema com meninos é assim: de 15 em 15 minutos vc leva eles para fazer xixi. Como? vc levanta ele no seu colo de maneira que fique na altura do vaso e segura pra ele fazer xixi. Funciona muito. Depois que eles estiverem mais escolados, vc coloca o banquinho por perto ou eles dã uma levantadinha nos pés para alcançar. Não tem jeito, no começo vc tem que levar sem perguntar se eles querem. Vai virando automático. E quando estiverem em lugares inusitados oferece sempre, vamos fazer xixi no pneu velho, na plantinha, no buraco, e assim vai, com menino tem esta facilidade, tira o documento pra fora e pronto. Acidentes no começo acontecem mesmo, os de cocô são mais trágicos, mas o xixi vai rápido, lembre o que te disse, leve de 15 em 15 minutos ou 10 em 10 no começo, eles não vão pedir mesmo, até que isso vire um habito na vida deles. Boa sorte, sei que vc vai se sair bem e eles são super espertos! beijos!

Coisas de mãe disse...

ABRAÇO COLETIVO!!!

TAmbem não tenho formulas, tambem me desespero, tambem sofro!


hahahaha


E no meio me dievirto, fazer o que! Vou ter que fazer um post sobre isto, passei por situações BI-ZAR-RAS nestas ultimas semanas por causa DESTE MALDITO DESFRALDE!!

beijo

Pati

Naiara Krauspenhar disse...

Well, vejamos.
Eu tive uma tentativa frustrada de desfralde com a GG.
E mesmo todo mundo me falando para não retroceder, eu retrocedi.
Coloquei novamente as fraldas e esperei.
Até que um belo dia achei que ela estava mais preparada e comprei um troninho. Não desses multifunções, um bem simplesinho mesmo, de 30 reais.
E pra meu espanto, em 15 dias ela já não fazia mais nada na fralda. Tivemos dois acidentes durante o dia. Mas porque não deu pra chegar a tempo... rs
E o desfralde noturno foi em seguida, mais ou menos 1 mes depois. Também tivemos dois acidentes, mas nada traumatico.
Quanto ao troninho, eu não vejo essa dificuldade de passar para o vaso. Eu tenho o redutor de assento e GG usa tranquilamente o vaso também. Quando eu estou junto coloco no vaso, quando ela vai sozinha usa o troninho.
Sei que todo mundo fala que uma vez que começou o desfralde não se deve voltar atrás, mas eu discordo. Acho que se você sentir que ainda não é hora, não é legal forçar. Cada criança tem seu ritmo. É diferente para cada um.
Agora a questão do sentado ou de pé, sei tanto quanto você, ou seja... nada. rs
BJos

Juliana Ramos disse...

Ai, é tão difícil, esses meninos!!!

Tenho meninos e menina, e com certeza as menina são INFINITAMENTE mais fáceis de desfraldar que os meninos(e olha que eu surtei e tirei a fralda da Lia com 1 e meio)

Acho que vc tem que esquecer o caso da Manu e começar do zero. Primeiro pq eles são meninos, e segundo pq são 2... Duplamente mais difícil, mas... Pode ter seu lado bom...
Perder o medo da privada acompanhado deve ser melhor do que sozinho.

Então, os pontos negativos podem virar positivos depois...

Também fiz o metodo dos adesivos da Carol, mas para fralda noturna. Funciona!

O lance dos 2 anos e meio, eu já li. E prstando bem atenção, é mesmo o tempo que eles demoram para ficarem craques... Dos 2 aos 2 e meio (A insistencia funcionou, não... eles amadurecem)

E para terminar: XIXI DE PÉ, please!!! Fala pro maridão fazer na frente deles, várias vezes!!!

Bjinhos e ABRAÇOS


Good Luck!!!

Juliana Cidade disse...

Oi, Camila.
Dizem que conselho, se fosse bom, a gente vendia, né? Mas, com toda a sinceridade, se eu fosse você esquecia esse negócio de desfralde por enquanto.
Quando chega a hora de desfraldar, a criança dá sinais. Pelo que você contou, acho que eles não estão prontos e não tem problema nenhum, cada criança tem seu tempo. Na verdade, acho 2 anos e 4 meses muito cedo...
Mais alguns meses usando fralda não vai fazer mal a ninguém.
Bjs e boa sorte!
Juliana.

Flavia Bernardo disse...

Ai, que dificil.
Nao passei por isso ainda, pois Arthur tem apenas 1 ano e 6 meses mas tenho mto medo de como sera essa fase.

E tb tenho a duvida cruel: ensinar meninos a fazer xixi m pé ou sentado? Ai que dificil....hahahahah

Vou linkar seu blog no meu, ok? Adoro!

bjao
Flavia

Renata disse...

Ca, posso te abraçar, mas não posso te ajudar!!
Vai até meu blog ler o post de hoje...só rindo mesmo...rsrsrsr!
beijos

Juliana Contezini disse...

Os comentários estão bons quanto o post.
Para não ser repetitiva, só vou te contar que o penico (um de plástico, simples, sem nada)lá em casa, virou brinquedo...inclusive está na sala, junto com toda a parafernália.
Ou seja, creio eu que ainda não está na hora...e dá-lhe fralda$$$$$$$$$....

Dani disse...

Camila, ainda estou longe desta fase (minha bebezica vai fazer seis meses essa semana), então o que posso fazer é te dar um abraço em apertado. Serve?
Beijos!

Mary disse...

Camila, acho que os meninos amadurecem mais tarde mesmo...
Eles vão ter o tempo deles e vão dar os sinais, como a Manu deu!
Não esquente a cabeça com isso não... vc passou tantos meses trocando fraldinhas, que só mais um pouquinho Não vai fazer tanta diferença assim... E eles vão desfraldar no tempo deles, na maturidade deles, no momento em que eles acharem que estão prontos. :-)

Juh disse...

Meu Deus q situação neh!
não sinto saudade dessa fase que fiquei qse louca! hahaha
Não sou mamisss mas fui professora de berçário e os gêmeos que eram da minha turminha, dois meninos, fofissimos, lindissiomos q morro de saudade!!! me deram maior trabalhão!!
ja passei por isso no desfralde e realmente não é nada fácil. foi um sufoco! um sufoco! hahaha
me perguntava tb do em pé ou sentado rss
mas tinha q ser sentado neh..eles nao alcançavam.
intercalava entre vaso e pinico.
eles amavam ficar sentadinho, quer ver conversando um com o outro coisa mais fofa!
e qd faziam algo, nem q fosse um pinguinho, um era obrigado a chamar o outro pra mostrar e morrerem de felicidade! "óh manooo, manoooo"
mas nao era sempre tão lindo assim, qd eu via ele ja tava pegando o pinico e jogando tudo dentro do vaso. (até parece q caia tudo no vaso, mas esse é um detalhe q lhe poupo de saber haha)
na sala eu sempre de 2 em 2 minutos dizia: fuano quer fazer xixi? beltrano quer fazer coco? eles diziam falando e com a cabeça "não", mas dava 5 minutos eles vinham: "zu..xixi..zu..xixi.."
claro q ja tinham feito neh! hahaha
então, voltava pra casa varias coequinhas e bermudinhas sujinhas..aff
o melhor?? é que a mae dizia pra mim que em casa dava tudo direitinho e ali nao. "frustração" total. mas..
e qd eles vinham "zu, xixi" e nao era nada hehe
mas era mto engraçado!
fases e fases, historias e historias..
*-*

pS.: fui deixar recadinho no twitter e claro q nao coube, dai vim aqui hahahaha
@JuuDory

Re disse...

Eu concordo que cada criança tem seu tempo, independente de ser menino ou menina, cd uma se desenvolve da sua maneira e, se nao rolou agora, relaxa..de mais esses 2 meses e tenta de novo. Tenho uma amiga que fazia uma brincadeira bem legal com o filho dela, ela comprou uma cartela de adesivinho do carros, dai, cada vez que o filho dela fazia xixi na privada, ele podia colar um adesivinho na tampa da privada..o muleque pirou..td bem que a privada dela ficou parecendo um carnaval, mas resolveu. Bjs

Grazi, mãe do Principe disse...

me abraça tambem , to no mesmo drama a 2 meses socorro, se encontrar a formula me avisa ta .
bjus

Paloma Varón disse...

Abraço, ô. se abraço! É difícil mesmo, amiga. Mesmo que sejam poucos dias, é um inferno, eu também senti isso. Acho (achismo mesmo) que meninos devem aprender sentados e que penico pode ser útil, sim, por causa da altura. E considero melhor esperar o tempo deles, porque adiantar o processo só torna o desfralde mais longo e mais infernal. Ninguém merece!
Beijos

Angélica disse...

Camila,
Tenho lido seus post's a algum tempo mas ainda não tinha comentado (acho). Tenho um menino de 4 anos e vou te falar que a questão do desfralde é difícil meeeesmo.
Iniciamos o desfralde quando ele tinha 2 anos e 3 meses. Tristeza e Irritação total !!! Mas insisti e arrastamos o processo por mais de 6 meses!!! Daí começou a funcionar melhor, mas ainda sim com riscos de chuvas e trovoadas! Lembro que no aniversário de 3 anos, coloquei a fralda nele só pra não correr risco de ter um vazamento na festa (que com muita gente, brinquedos e amigos ele poderia esquecer de pedir), mas Graças a Deus quando ele quis fazer xixi correu pro banheiro e jogou a fralda no lixo, kkkk. Detalhe: eu coloco ele pra fazer xixi sentado em casa, porque o vaso é "alto" para ele, mas na escolinha sei que ele faz de pé.
Mas agora a vergonha total: ainda coloco fralda nele pra dormir ... Sei que já devia ter tirado, tenho incentivado bastante, faço festa quando a fralda acorda seca, mas geralmente são no máximo três noites seguidas de fralda seca, pra começar a "chuva" de novo. Sorte e paciência pra todas nós.
P.S.: Te acho uma heroína com três crianças com idades tão próximas ... É preciso muita raça, kkkk.
Beijos

Sarah disse...

Epa, esse assunto me interessa muito! Tô estudando sobre o desfralde, Bento começa a dar os primeiros sinais, mas não tirei nada ainda. Já falo levemente sobre isso com ele, sem pressão, ele se interessa por ver o que fazemos no banheiro (adora ver o pai fazendo xixi), e sempre que faz cocô o convido para ir comigo dar tchau pro bendito, jogando na privada, dando tchau, fazendo o ritual todo.
Duas coisas me chamaram atenção no seu post, e vc está certa nas duas: sim, meninas desfraldam primeiro e com mais facilidade. E sim, é mais fácil para os meninos aprenderem a fazer xixi sentado primeiro, depois em pé, pois primeiro devem aprender onde fazer (penico ou redutor, no banheiro, e não mais na fralda) para depois aprender a variação em pé. Tem dicas muito bacanas aqui: http://brasil.babycenter.com/toddler/tirar-fralda/meninos/
Vou continuar acompanhando a saga e ler as dicas das meninas nos outros comentários!
bjocas e boa sorte!

Priscilla Perlatti disse...

[abraço]
Camila, fiquei só pensando: dois. Ao mesmo tempo. Dois. Uau.
Você tem todo o direito de ficar mal humorada!
Como comentei na Lilata, sou mãe de duas e passei por desfraldes completamente distintos (como já contei no blog). Não tem regra, não tem certo ou errado. Importante é respeitar a personalidade e o tempo das crianças e se nada der certo, fica o intercâmbio como deadline! rs

Sorte pra vc!

Liliane Arend disse...

Querida vamos nos abraçar! Em um dos comentários aqui o desfralde durou 6 meses ????? MEDOOOO ... comecei o desfralde do JP (ele está com 2a7m) no mˆ´s passado, ele até fazia no peniquinho, mas de uma hora pra outra resolveu empacar ... como já estou com 10 fios de cabelo branco, liguei para o pediatra dele no Brasil que me tranquilizou e disse pra eu dar mais um tempinho pra ele, que apesar de dizer que fez xixi e cocô anda mto preguiçoso ... bem aqui é inverno ! Só vou me preocupar com isso agora em julho, quando ele terá 3 anos, enquanto isso: se ele me fala sobre cocô ou xixi antes de fazer oferço o penico, se quiser fazer lá blz se não ok também .... será que estou incentivando a 'classe masculina' no seu amadurecimento tardio ?! ai ai

Bianca disse...

Desculpe, mas MDTR - Morrendo de Tanto Rir.....

02 meses fazem diferença, sim! Meninos amadurecem mais tarde que as meninas sim.... E vai chegar o momento deles.....

Com meu entenado foi assim... Alguns acidentes aconteceram, mas, hoje, ele não usa mais nada....

A Ju eu acho que a creche, quando chegar a época vai fazer isso - geralmente, creche faz.... Então, eu nem pensei nisso ainda (até porque a Ju só tem 09 meses....).

Agora, um abraço e um beijo....

Fica calma.

Vai chegar o momento.

Lisiê Piccolotto Aguiar disse...

olá..

aqui foi ao contrário,minha filha mais velha,só deixou de usar fraldas com 3 anos !sofremos uma cobrança danada de todos os lados...
já minha filha de 2 anso e 4 meses está desfraldada,e foi bemmmmmm mais fácil do que eu imagina... tirou e pronto ! cada filho uma história diferente.mas força ai,pq com 2 ao mesmo tempo deve ser mais complicado ainda.

Blog da Pandinha disse...

Ca, estávamos no play...oito criancas, duas no desfralde. As mães sofrendo. Minha filha tirou fralda do dia e da noite em um único dia. Me filho levou seis meses para nao afogar mais os brnquedos do Andy e hj, aos cinco anos, ainda usa fralda a noite. As pediatras disseram q ate seis anos, pra menino, é normal a fralda noturna. Entao querida, nao se cobre, vai chegar o momentinho deles...boa sorte. Beijos

Tathyana disse...

Oi Cá, Alice desfraldou-se super cedo, com 1 ano e 9 meses. Fico só pensando qundo chegar a vez do Rafa. Cada um tem um ritmo próprio, se vc percebeu que não deu certo agora, recue e espere mais um pouco. O corpo dá os primeiros sinais de que está pronto. Nada de ansiedade e cobranças. E meninos devem aprender a fazer o xixi em pé, assim como o pai faz. bjssssssssssss

Anônimo disse...

Forca, Ca! nao desista! Lembre-se que cada um tem seu tempo. E vai ser assim, qdo vc menos esperar... Um dia vc vai chegar la e o penico vai ta cheiooooo ...
beijos e boa sorte....sinta-se abracada!
MI

CCX disse...

Menina, tô na mesma. Comecei o desfralde na boa em novembro, com a ajuda da escolinha, devagarinho mas indo. Em janeiro ela simplesmente resolveu ODIAR o banheiro, o troninho e só fazer xixi/cocô no chão. Resultado: desisti. Voltou para as fraldas. Não sei o que faço...

Ah, todo mundo que me fala como o desfralde do seu filhinho foi fácil e lindo eu quero matar, esganar, torturar bem devagarinho.

Tathy disse...

Oi Camila!!Já li vários assuntos sobre desfralde e alguns especialistas afirmam que o desfralde em meninos pode demorar mais pra acontecer do que em meninas!!E sim dois meses fazem muitaaaa diferença na vida de uma criança(*biologicamente falando) então tenha calma que vcs vão conseguir!!!
Por falar nisso tb postei algo sobre o assunto lá no blog.
Abraços.

Anônimo disse...

Penso aqui em como vai ser quanto chegar minha vez... Bia tem 1 ano e 4 meses, mas como o irmãozinho vai chegar quando ela tiver perto de 2 anos, não estou nem pensando em começar o desfralde agora. Mas olha, como li num livro uma vez, "seus filhos não vão entrar na faculdade usando fraldas", rs.
Eu usei fralda à noite por muito tempo (até uns 5 anos, nem sei) e isso não trouxe consequências. A aflição é só da mãe, mesmo ;-)
Bjs!

Anônimo disse...

Oooooh, Camila! Fica assim, não... logo mais eles descobrem a festa na "privada animada" e aprendem a fazer xixi nela. O negócio, eu, como psicopedagoga (e não como mãe, tá?), é não dar bronca ou ficar chateada qdo o xixi for p cuequinha. O melhor é encorajar a tentar mais uma vez, e dizer que na próxima eles vão conseguir fazer na privada, ou na graminha...
Com toda certeza a maturidade cognitiva dos meninos TENDE a ser posterior a das meninas. Enfim, vai tentando uma vez na semana e vai vendo o progresso deles. Mais dia, menos dia, eles vão aprender.
Jokas da Diiirce

Aline, mãe da "Malia" disse...

Amiga, tô no terceiro penico que compro: esse agora é da tartaruga e acho q piorei tudo, pq a minha Maria Rita não acha certo de jeito nenhum fazer xixi na "tauga, não!" Já até imrimi um post do Blog "Tagarelices de uma mãe...", mas nada ainda deu certo... Será que eu tento seu penico de ouro ou dou mais um tempinho pra ela? Ai, meu Deus, ser mãe é isso!!!

chris disse...

Camila, ótimos post e comentários! Também estou passando por isso.

Como você, também planejei o desfralde para as férias de verão na fazenda, mas como caiu aquela chuvarada e lá não tem secadora, desisti. Imagina a quantidade de roupa suja!

O problema é que quando voltamos bateu uma baita preguiça e estou só enrolando. Ai meu Deus! Essa é mesmo uma fase assustadora!

Mas tudo vai dar certo! Só precisamos ter calma não é mesmo?

Beijinhossss pra vc e seus tesouros!

chris e mosqueteiros

http://tresmosqueteiros.worpress.com

Fabrica dos princípes e princesa! disse...

Camila abraçar eu tbm posso, mas ajudar... tbm precisoooo! Meu principe de 2 anos e 4 meses não quer sair das fraldas, eu tiro e ele pede pra que a coloque, a vontade de usa-la parece que aumentou muito mais depois q a irmãzinha nasceu, meu problema tem sido grande ainda pq ele tem uma baita alergia a fraldas, só pode com pampers e com esse calor que tem feito nem a pampers tem resolvido, ele está cheio de bolinhas, tem hrs q ele coça que até sangue sai, mas se o deixo sem ele chora ou segura o xixi e não faz nem na cueca!!!To descabelando, mas ta dificilllll!!!Se conseguir alguma tecnica que funcione me dê um help!

Beijinhos e boa sorte

Thaís Rosa disse...

Camila!
seu post foi o primeiro de vários que li nos últimos dias sobre desfralde (a maioria de meninos!). Ia comentar aqui, não consegui (última semana de férias do filhote...), depois quase comentei na Lilata, tb não rolou, mas as idéias ficaram matutando e me animei a relembrar a experiência do desfralde do caio lá no blog... quem sabe ajude um pouco vocês...
beijocas e um ABRAÇÃO!!!
hehehe

Marcia Taborda disse...

Camila,
O desfralde é um problema mesmo e varia muito de criança para criança. Agora a sua ideia de falar que "o Buzz, o Woody, o Rex, o Slink e os ETs ficariam extremamente chateados se recebessem uma cachoeirinha quente e amarela neles" é sensacional, pena que não colou...

Linkamos esse post na Escola Virtual para Pais, ok?

bjks,
Marcia

Marla Gass disse...

Ai, Camila, ok, eles são meninos, demora mais. Mas e a minha que é menina?! E tem 2 anos e 2 meses e é um avisão de esperta?!
Guria, não guento mais. Também queria aprovietar o verão pra isso, mas tá dificil. Ela simplesmente não se liga que está com vontade de fazer xixi e faz em qualquer lugar!
O legal é q cocô ela já entende. Duas vezes ela disse pra mim que queria fazer xixi, arrancou a fralda, correu pro banheiro e fez cocô (com direito a muita festa e até um bombom como prêmio! - esperando críticas em 3, 2, 1...).
Já tô meio sem saber o que fazer, porque minhas férias terminam nesta semana e NADA da moça querer se livrar da fralda.
Ai, vou escrever sobre isso pra ver o que as outras mães me dizem.
Boa sorte, culega! Pra nós duas! o/\o
Bj

Unknown disse...

Oi Camila, já tem mais de 2 meses do seu post, espero que não esteja mais precisando de abraço.
Adoraria saber se vc teve sucesso com os gemeos.
Tenho um menino de 2 anos e 3 meses. Tirei a fralda há uns 5 meses. Cocô sucesso total, mas xixi é um perrengue. Não adianta perguntar se quer fazer, pois a resposta é sempre não. Para levar pra fazer xixi tem que distrair, contar história, cada hora numa privada diferente. Não pede de jeito nenhum. Mas segura mais de uma hora, as vezes 2.
Ah! E eu coloco ele de pé, apoiado na borda da privada. Algumas vezes deu certo dele subir no meu pé, pra ficar na altura certa.
Mas uma coisa é certa: Assistir desenho sentado no sofá é pedir pra ter que sair limpando o sofá que já está imprestável.
Saber que menino é mais devagar é um consolo.

carmen disse...

Meu post é para a ana maura. Seu filho é normal, coitado. Deixa ele ter vontade de fazer xixi. Ninguém faz xixi de hora em hora, é bom eles segurarem para no caso de uma viagem um dia. Quando tira a fralda eles seguram mais tempo para urinar, minha filha já ficou até umas três horas sem fazer xixi e olha que ela bebe muita água viu? Relaxa e deixa o rapaz pedir p fazer xixi. Fiz o desfralde da minha de dia com 1 ano e 8 meses e da noite que pensei que fosse ser muito difícil com 1 ano e 10 meses. Beijinhos e boa sorte!

carmen disse...

Meu post é para a ana maura. Seu filho é normal, coitado. Deixa ele ter vontade de fazer xixi. Ninguém faz xixi de hora em hora, é bom eles segurarem para no caso de uma viagem um dia. Quando tira a fralda eles seguram mais tempo para urinar, minha filha já ficou até umas três horas sem fazer xixi e olha que ela bebe muita água viu? Relaxa e deixa o rapaz pedir p fazer xixi. Fiz o desfralde da minha de dia com 1 ano e 8 meses e da noite que pensei que fosse ser muito difícil com 1 ano e 10 meses. Beijinhos e boa sorte!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs