terça-feira, 10 de agosto de 2010

Enxoval


Já me sugeriram 2 posts aqui, um sobre rotina dos “quase” trigêmeos e outro sobre enxoval. Também quero falar sobre a festa das crianças e, pensando nesses 3 assuntos, acabei me inspirando para o enxoval. (Conforme eu for me inspirando e achando tempo, vou escrever sobre tudinho, ok?)

Fazer enxoval de filho, especialmente do primeiro, é uma arte! E requer um certo “conhecimento técnico”, coisa que eu, na primeira gravidez, não tinha. Daí, você ouve um mooonte de sugestões das mais variadas pessoas, pega milhaaaaares de listas de enxovais, entra em mil quinhentas e quarenta e duas lojas de bebês e, pronto! Fica perdidinha. Não sabe mais o que é útil, fútil, o que usa mais, o que não dura nada, qual tamanho comprar... Ainda tem o quarto, os enjôos, a escolha da maternidade, os enjôos, o enfeite da porta da maternidade, os enjôos, a mala da maternidade, os enjôos, a sua roupa que não te serve mais, os enjôos, acessórios do tipo chupeta, mamadeira, banheirinha, babá eletrônica e muitos, muitos enjôos.
Acabei de ter flashbacks e de me sentir ex-tre-ma-men-te enjoada, mas calma! Vamos por partes. Quero contar um pouco de como foi comigo e o que eu aprendi.

Aceitar sugestões é sempre legal, porém a “moda para bebês” mudou muito desde os tempos das nossas avós, tanto na questão “fashion” propriamente, quanto nos quesitos praticidade e modernidade. Portanto, é provável que a sua avó não saiba colocar certinho uma fralda descartável (lembra que ela se matava para lavar, passar e dobrar as de pano?), mas pode ser que saiba fazer lindas mantinhas de tricô. Abuse dela!!! Mantinhas de tricô lindas e fofas, que carregam não apenas o carinho da vovozinha que a confeccionou, são raras e caras no mercado. Os tecidos hoje em dia são todos sintéticos, quentinhos e antialérgicos, eu sei, mas não há nada que se compare à mantinha da vovó.

A avó do meu marido, por exemplo, quis dar dessas para as crianças e foi em uma loja tradicional de enxoval. A informação recebida foi de que as senhorinhas que faziam tricô já haviam falecido, dá para acreditar?

Voltando às sugestões. Acho que é importante você saber bem quem é que está te dando os tais conselhos. É uma pessoa que foi mãe recentemente? Ótimo! Ela tem o gosto parecido com o seu? Melhor ainda! E o bolso, também? Ma-ra-vi-lha! Pode carregar esse tesouro junto e se jogar nas compras.

Os meus filhos ganharam muitas, muitas coisas, mas a maioria eram roupinhas mais arrumadinhas, não para uso diário. Ganham roupas assim até hoje e eu não reclamo nem um pouco, adoro. É uma delícia a gente arrumar e exibir o filho recém-nascido em roupinhas lindasmaravilhosas, mas não é nada prático ou barato.

Todo mundo sabe que roupa de criança custa caro. Nada de mito. Custa muito caro e dura pouco, não só em questão de tamanho, mas de quantas vezes ela é usada, afinal, você não leva a sua filha recém-nascida em festas com vestidos e macacõezinhos cheios de babados e frufrus todos os dias. Portanto, cuidado antes de estourar o orçamento com essas coisas. Melhor pensar antes e avaliar a real necessidade.

Daí, inevitavelmente, entramos na questão dos conjuntinhos de maternidade. Tem um mais lindo e mais caro do que o outro, mas eu super concordo que os nossos bebês não devem receber visitas na maternidade de moleton! Mas você não precisa ter 8 conjuntos, como algumas maternidades podem pedir, ou seja, mais do que 2 por dia, só para “garantir”. A Manu teve um enxoval de princesa, uma mala de maternidade que certamente pagaria excesso de bagagem em qualquer companhia aérea e me fez o favor de nascer com icterícia, passando TODOS os dias na maternidade no banho de luz de fralda. Paguei excesso à toa.

Então, você chega em casa e a brincadeira começa. Mamadas e trocas sem fim, muita roupa suja o dia inteiro, para não entrar em detalhes da “sujeira”. Nessa hora, deve entrar a praticidade. Roupinhas de malha e de algodão, muitos bodies e macacões, sempre com botõezinhos de pressão, facilita e agiliza que é uma beleza, fora que não fica “esgarçando” a roupa de tanto abrir e fechar os botões.

Agora, vou defender um ponto aqui. Na segunda gravidez, dos meninos, fugi de camisetas, malhas e casaquinhos. Essas peças são lindas, tem uma mais bonitinha e engraçadinha do que a outra, mas quando se trata de um bebê pequeno, camiseta sobe e deixa a barriga de fora, casaquinho e malha também, fora que você tem que ficar puxando e arrumando o tempo todo. Os bodies e os macacões podem ser encontrados em tantos modelos e tecidos, mais quentinhos ou fresquinhos, com estampas fofas, mais arrumadinhos, para todas as ocasiões. Mas isso é uma questão prática que eu resolvi adotar, sem precisar perder o charme.

Da segunda vez também evitei gastar dinheiro com sapatinhos, ganhei vários, mas não gastei, não. Gente, é uma besteira, por mais fofos que eles possam ser... Ficar espremendo o pezinho molinho do filho num sapato fofo chega a ser uma sacanagem, tenho pena! O bebê só vive deitado no berço, no carrinho, nos colos todos, precisa realmente? Eu sei que é duro resistir e eu descobri uma solução legal. Existem milhares de meias fofas, para as meninas então... com estampas que imitam sapatos, sapatinhas, dá para se esbaldar nisso, comprar uma de cada modelo, economizar horrores, não espremer o pé do filho e, ainda assim, deixá-lo sempre bonitinho.

Vale a pena investir em babadores. Assim, você preserva a roupa de baixo, sabe?? É bem mais fácil trocar e lavar 18 babadores por dia, do que 18 roupinhas babadinhas e azedinhas. As lojas também não têm economizado na fofura para os modelos de babadores.

O post já ficou enorme e eu fico aqui me lembrando de tantas outras coisas, posso até dividir o assunto em vários posts. Vou deixar a questão dos “acessórios” para o próximo.

Mas, só para não esquecer, eu tinha falado em roupinhas de malha e de algodão, né?! Mas, vejam bem, essas roupas vão ser lavadas muitas e muitas vezes. Aqui a economia pode sair caro. Você pode encontrar um conjuntinho de body e calça com um preço in-crí-vel, mas vai lá ver que incrível que ele ficou depois da primeira lavada. Melhor investir na qualidade do tecido!

Compartilhar

9 comentários:

Beta, a mãe disse...

Concordo em número, gênero e grau. No primeiro a gente viaja mesmo, não sabe o que usar, como usar e talz, ganhei duas malas cheias de vestidinhos, frufrus e que talz do cunhado que tava delirando com a primeira menina na família em 40 anos, mas não usei nada, primeiro porque é como você disse sobre praticidade e segundo porque bebezinho sente mais frio e aquele ano o verão foi ameno e nada dela usar aquelas fofurices, passei pra frente sem uso. Concordo nas meinhas que ~sao linda ainda mais pra meninas, a Bia usa até hoje e tem até mais meias fofas que sapatos. SOu do time da praticidade e fico feliz de ver meus filhos confortáveis que arrumados, ver ela correndo pra lá e se pendurando pra cá de calça ou short é muito bom, saias e vestidos só na casa da avó ou uma festinha que seja. Qualidade é o que há. inclusive eu super recomendo as malhas da Malwee que com a Bia duraram 2 invernos (os tamanhos são bons e a malha aguenta a lavagem semanal). Um beijo

graziela disse...

ei, Camila, aqui é a Graziela amiga da Helena. concordo super com vc! só queria esclarecer que as fraldas de pano não são o bicho de 7 cabeças que se imagina. eu uso bastante (não exclusivamente, mas bastante, pelo menos durante o dia) no Ulisses e adoro. são econômicas & ecológicas e há também modelos mais modernos e fofíssimos. isso de ficar fervendo e passando também é um mito (bom, eu não faço essas coisas e minha amada pediatra aprova). enfim, dá uma olhadinha: http://www.fraldabonita.com.br/
beijinhos e parabéns pelo blog e pela prole!

Mariana - viciados em colo disse...

Perfeito: concordo em gênero, número e grau! Principalmente em relação aos bodies e às meias... Achei meinhas lindas para meninos (poucos opções em relação as das meninas, mas tudo bem!) que imitam tênis, até cadarço aplicados têm, aderi total: os sapatos e sandálias estão sem uso na gaveta!
Abraços!

Di disse...

Kkkk nossa, tive sorte de 2 amigas e 2 sobrinhas terem tido filho pouco mais de 1 ano antes que eu, e minha prima ter uma menina 8 meses mais velha que a Rebeca. Gastei praticamente zero de enxoval pois herdamos tudo da prima, tive otimas dicas de todos os lados, e pude investir em bons moveis para o quarto. E, o problema agora tem sido incomum pra idade da Rebeca: perde roupas facil demais pelo tamanho, aos 10 meses. Então apesar dela so querer saber de andar por ai, ja que engatinhar e para os fracos, não tive coragem de comprar os sapatinhos. Vamos felizes nas meias.

Carol Garcia disse...

Concordo com tudo!
Isaac só foi usar sapatinho depois dos 6 meses. eu odeio pés apertados e morria de dó!
sou colecionadora de meias e passei isso pro filhote..kkk
Também ganho muuuita roupinha arrumadinha (principalmente conjuntos com calça e bermuda jeans) e acabo não usando nada. tem coisa mais desconfortável que jeans pra uma criança?
apóio super os bodies e roupas confortáveis de malha, ainda mais se forem ecológicas.
bjocas

Sarah disse...

Concordo Camila! Na primeira gravidez a gente fica perdida, não sabe o que realmente vamos usar.
Também concordo que os bodies são bem mais úteis que as camisetas, por cobrirem a barriguinha. Sinto falta de bodies maiores para menino - só tem para bebês pequenos ou para meninas! Nesse frio seria uma ótima ter mais opções pra esquentar meu filhote...
E os sapatinhos... verdade absoluta! Tenho vários sem uso que vou repassando... Meias são tudo!!
Aguardo o post sobre a rotina com os 3!
um beijo!

Dani Maciel disse...

Camila, concordo com tudo, e uma coisa que sempre faço é aproveitar esta epoca, que muitas lojas estão em liquidação e comprar mesmo que grande, logico que sempre pensando na proxima estação, mas esta dica serve pra mamães que não se preocupam se aquela roupinha é desta coleção ou não, algumas marcas de qualidade tem descontos de 40 a 70%!
E pra quem mora em São Paulo, exitem algumas lojas de fabrica que tem preços OTIMOS, vale muito a pena!E roupinhas das que estamos falando confortáveis, duráveis e lindas!(pra quem tiver bebe pequeno ou até 3 anos conheço 2 lojas incríveis, se quiserem é só perguntar)isto não é uma propaganda, é só dividir, pq não ganho nada com isto.

Bj

Dani

Anônimo disse...

Mamãe por favor me ajude, quero saber se os pijamas do link que vou enviar são 100% algodão(coton),meus filhotinhos ganharam uns pijamas da Carter's que nao tinham nada de 100% algodao e sim o tecido era sintetico,horrivel.
Entao me disseram que uns 100% algodao macio.Voce pode analisar pra mim a qualidade,uma vez que li que você já comprou da Gap.

http://www.gap.com/browse/product.do?cid=59595&vid=1&pid=764383

Ficarei eternamente grata por sua ajuda :)
Muito obrigada!

Stephanita- stephanita@gmail.com

Juuhh disse...

poxa..na hora q li dos sapatinhos...pensei "acabou a graça do meu presente" kkkkkkkkkkkkk
comprei um pro filho de uma amiga ontem hasihaisa
mas foi bom ler...
vou atras de um body ou um babador...
mais util...presente nunca eh demais se tratando desses, eh vdd..
adoro dar presentes e tenho q me seguraR! hahaha
Mas q fiquei com pena fiquei...mas ele é mto fofooo...vou me confortar nas palavras do meu marido qd li pra ele e depois de ele rir e zuar com a minha cara haiushausuiasa diz: "eh mais uma lembrança na realidade.." rsss
mas foi otimo ler isso!!!
ja sei pra proxima e ja sei qd vier os meus ahsuhaisa
ate..adoooooooooroooo meias tb!!
inclusive, qd comprei o sapato trouxe uma meinha pra usar junto rss
e tinha visto ate um conjuntinho de tres meias estampadas, coisas mais gostosaaasss
acho q vou voltar na loja kkkk
mas ele eh mto pititinho meu Deus....lindinhooo
mas brigada pela dica hehehe
vo parar de falar ;X
kkkk
beijinhooo

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs