quinta-feira, 2 de junho de 2011

A temida programação da televisão

Não me perguntem como, mas a Manuela descobriu que existe vida além da Discovery Kids e da gaveta de DVDs.

Sempre fui mais favorável aos filminhos mesmo, bem mais do que à DK e eles aceitam bem. Aliás, até preferem escolher e assistir milhares e milhares de vezes algum dos DVDs do que simplesmente ficar diante da programação (chatinha) da Discovery Kids. Ponto para a Mamãe aqui!

Mas como ter crianças em casa é acompanhar a vida através das mudanças e descobertas deles, pronto, mais uma: o Cartoon Network, o temido.

Do pouco que eu já vi, são muitos desenhos de luta, acho que para as crianças maiores mesmo. Tem o desenho da Turma da Mônica que eu até acho bonitinho e OK de assistir, mas não conheço muito mais do que isso.

Só que agora, é só ligar a TV e a Manu já fala:

- Põe no Cartoon!

Hoje de manhã, tava passando a Turma da Mônica. Depois, à noitinha, era o Ben 10, outro temido, mas eles piraram e eu deixei que assistissem. Em seguida, anunciaram o Chaves. Gente, CHA-VES. Não, não posso com isso e fui logo mudando para o fofo Discovery Kids.

Nessa hora, começou a cena: Manuela chorava rios de lágrimas, pois queria de qualquer jeito assistir Chaves e eu me recusei, bati o pé tanto quanto ela e disse que não, não e ponto final.

Cena seguinte:

Manuela:

- Eu quero Chaves! Eu queeeeeeeeeeeeeero Chaves! Eu quero Chaaaaaaaaaaves!

Joaquim, o apaziguador:

- Manu, não chora, a "CHAVE" é só do carro do Papai...

(Depois de tanta fofura e de gargalhadas escondidas no lavabo, me deu até vontade de liberar a porcaria do Chaves...)

Compartilhar

27 comentários:

Carol Garcia disse...

HAHAHAHAH...
esse é o fofo mais fofo, não????

nem me fale de cartoon, isaac nem sabe que existe.

bjocas

Dione disse...

Camila, aqui nem DK. Tem propaganda demais, compre, compre, compre. Nina assiste aos DVDs, cultura, futura e tv escola. O que tem nos canais infantis que ela curte a gente baixa na net e assim vou levando, até a escola conrromper, kkkkkkkkkk
Joaquim é sempre um fofo!
Beijos!

Luciana - Descobertas disse...

Camila,


Eu cresci, como talvez, a maioria dos brasileiros,(pq se vc for no interior do Brasil, qq casinha por mais simples que seja tem uma parabólica) assistindo TV. Muito mesmo, pq meus pais não tinham a orientação que hoje nós temos e não se preocupavam com isso. Xuxa, Chaves, novelas, etc.

Por causa disso,(eu acho) tenho certa preguiça de ler e de me concentrar em textos longos, me esforço para mudar isso, mas confesso, gosto de TV quando não, de internet.

Com o Pedro, diante de tantas informações e pela minha experiência resolvi fazer diferente. Direcionar as atividades, incluindo a maneira de usar a TV. A princípio não queria deixar nada, nem comprei DVD´S no início, só deixava o DK enquanto eu tomava café e pronto, mas devido a necessidade as vezes de precisar fazer algo, ele ganhou o primeiro DVD como lembrancinha de niver com DOKI e Galinha Pintadinha e aí foi. Ele começou a gostar do BACKYARDIGANS. Mas eu monitoro e existe um tempo deno máximo 1h e todos sabem disso.

Hoje, tirando os programas de adulto e violentos e as propagandas, que não deixo de jeito nenhum e com meu monitoramente, discordo do radicalismo quanto ao acesso a determinados canais e programas. (Concordo que o Cartoon é para os bens crescidinhos!)

Mas temos que temos pensar bem sobre essas proibições que atiçam muito mais a curiosidade e considerando que hoje eles têm acesso a internet e podem ver vídeos e considerando que os coleguinhas também chegam comentand disso ou daquilo e nosso filho não sabe de nada e provavelmente pode se sentir mal por está "por fora" do personagem mais legal do momento. É que vejo com moderação esses tipos de proibições e críticas aos programas. Não se vc fez, pq não tem dizendo no post, mas se não deixar assistir tem explicar o motivo né!

Querendo ou não, assistir TV ainda faz parte da nossa cultura de forma muito forte.

tem um post super interessante sobre isso vou deixar aqui:

http://www.tatianabachur.com.br/?p=1375

Para outras mães lerem.

Abraços

http://pedrodelu.blogspot.com

luparra disse...

Bom dia!

Eu cresci assistindo o CHAVES, me traz ótimas recordações e eu sempre achei que é melhor assistir a "inocência" da turma do Chaves do que desenhos violentos.
Acho que conforme a criança vai crescendo, é legal acrescentar programas mais educativos, culturais e que estimulam o raciocínio, e tal ... Mas para crianças de 2 anos, não vejo problemas nesse tipo de programação.
Bjosssss

Celi disse...

Muito bom o que Joaquim falou... rs rs rs
É preciso mesmo ficarmos de olho nesses programas. Chaves? rs Ainda passa isso?!
Beijos

Renata disse...

Hahahhaha Que amor esse pitoco!
Lá em casa é só DK mesmo, com 1 ano e 4 meses eles nem são tão ligados em tv. Sempre que tento passar para o Cartoon, tem algum tipo de violencia, então, prefiro manter o DK. Mas é sempre pouco tempo mesmo. O que faço e eles adoram, é contar as historinhas dos livrinhos que temos para eles. Claro que não conto a historinha exatamente como está no livro, porque dai, perdem o interesse (talvez por serem ainda pequenos para prestarem atenção), mas eles adoram que eu vá mostrando as figuras e contando a história do meu jeitinho... E volta e meia eles vem com algum livrinho para que eu conte a historinha.
Quanto ao chaves, é meio bobo, mas acho que não prejudica não, eles ainda não assistiram, mas se acontecer, não vou "podar" desse jeito. Quanto às novelas eu não assisto mais,... nem dá tempo e não acho apropriado para a idade deles.
Mas é isso, cada mãe faz o que acha ser melhor para seus pequeno! Bjos!!!

Renata disse...

Mas vc está preocupada com o que? Nem era a chave do seu carro, era do papai!!! rsrsrsrs!
Demais, Ca! E nossa, eu nem sabia que ainda passava Chaves.
Aqui só DVD por enquanto. Discovery muito raramente quando eu sei que está na hora do Sid, que o André ama!
beijoca

Priscilla Perlatti disse...

Pois é, aqui tb. Stella acha que DK é só para "criancinhas" e viciou no Disney XD. Acho bom dar uma variada, mas não tão radical assim...
Bj
Pri

Maura Fischer disse...

hehehhe! Que graça!
Camila, quero te avisar que linkei um post teu lá no meu blog hj. Aquele a respeito dos comentários anônimos. espero que não se importe.
Um abç,
Maura

Naiara Krauspenhar disse...

kkkkkkkkkkkk
Chaves ninguém merece... rs

Nem sabia que passava ainda, e na sky?
Achei que passesse só no sbt... rs

Aqui também transitamos entre DK, Diney Junior, Tv Cultura, Rá-tim-bum e Dvds...

Mas GG anda se interessando tão pouco por tv ultimamente que estou amando... rs

Mas, sei que não vai durar muito :(

Joaquim é fofura master!!!!!!!

BJos

Dani Maciel disse...

Ai Camila, o Chaves é tão inocente! coitado...
A Mõnica é uma malvada endiabrada!
O Pica Pau um maldito!!!
Eles crescem e vão descobrindo, não tem jeito...
Tdo tem que ter seu limite, mas lembra tudo que é proibido tem um gosto melhor...

Sorte, ah só pra deixar vc na paz a qui em casa o Enzo tá saindo do cartoon e já tá querendo ver nick! olha que legal...

bj

Dê Freitas disse...

akakakaka...muito bom Cá! Esse Joaquim é um fofo...daqui a pouco ele assumira as pérolas, assim como a Manu, rs.

bjs,

Eliana disse...

hahahahaha
pronto, resolveu o conflito!!!!

eu estou do seu lado, nada de cartoon!! firme aí amiga!
bjo

Juliana Ramos disse...

Às vezes acho que podia ter voltado atrás, mas sou tão turrona que não volto... Bobeira!

E eu ADOOOOOORO Chaves!!!
Tu tá parecendo a minha mãe que não deixava eu e a minha irmã assistirmos...rsrsrsrs

Bjo

Chris Ferreira disse...

Oi camila,
Chaves é demais mesmo.
Aqui eu não proibo mas tento evitar certos canais e programas. Aì eu desvio a atenção para outra atividade. Chamo para brincar, para desenhar, etc... Acontece que tem dias que estamos cansadas, né? E a TV ajuda. Sei como é difícil, as vezes, resistir as gracinhas e se manter firme no nosso propósito.
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com

Nine disse...

O que seria da nossa vida sem os irmãos, né verdade?

Guria, eu nunca tive muito saco para o Chaves, mas não acho de todo ruim.

Agora o cartoon tem realmente um desenhos que deveriam ser vetados para menores. Dia desses passei o canal e até me assustei com um desenho de luta.

Eu tenho saudades dos smurfs!!!!

Beijos,
Nine

Bianca disse...

Camila, eu tb odeio o Chaves, odeio, acho muito mal feito, um horror! Mas vc sabe que outro dia dei uma olhada no DESENHO do Chaves, e olha, te falo que é "menos pior" que o filme (aquele da nossa época). O meu não assiste pq não gosta mas tb não vejo muito problema, não.
O meu já é maior e assiste CN e Disney XD, de fato ele vê bem pouco pq prefere brincar então eu sinceramente não me preocupo.
E quanto ao Ben 10 não se preocupe, é muito fantasioso... O meu na idade dos seus já tinha até fantasia, rs! Eles sabem separar direitinho o que é real do que é fantasia!
beijo

Unknown disse...

Eu adoro o Chaves, eu não vejo maldade nos episodios, meus filhos tb assistim DK, Cartoon não gosto muito, mas as vezes deixo assitir, agora o Chaves eu assito com eles na boa.

O que é chato na DK é que é tudo muito igual, acho que eles ficam meio entediados.

. disse...

Boa tarde Camila.
Faz um tempinho que venho te seguindo más hoje estou comentando pela primeira vez, adoro muito o blog e a maneira como você relata seus post.
Estou a pouco tempo nesse mundo da blogosfera mais de todos que já passei o seu é um dos melhores.

Seus 3 filhos são muito fofos, pará bens pela familia linda que tem que Deus abençoei muito vcs.

Em relação ao post em si, sabe que eu nunca gostei de muitos desenhos quando criança só sabia assistir bananas de pijamas rs...

Todavia detestei o "Chaves".

Tenho uma bebêzinha de 8 meses por enquanto só DK e os Dvds mesmo.
Más acho que vou ser bem chatinha em relação a Tv gostaria que ela só assistisse cultura na tv aberta já que quase nada lá presta mais enfim vamos ver como vai ser na pratica por que na teoria é sempre mais fácil ;D

Bjão!

Fabi disse...

Cartoon é o terror!
Mas libera a porcaria do Chaves. A gente cresceu vendo essa porcaria mesmo... Não faz tão mal assim, hahahah...

Beijos,
Fabi

Mariana disse...

Camila,
Eu entendo seu receio!
Mas olha só, vou te dar um exemplo: eu cresci assistindo TV Cultura. Adorava Castelo Ra Tim Bum, Glub Glub, Contos de Fada etc. Mas e tb curtia Xuxa, Carrossel, O Fantástico Mundo de Bobby... e principalmente, CHAVES. Eu simplesmente adorava Chaves. Não perdia nenhum dia! :-)

E nem por isso eu sou burra não. Apesar do Chaves, eu sempre tive muito incentivo em casa. Meu pai sentava comigo todas as noites para ler alguma histórinha, eu fui alfabetizada pelo meu pai, aos 4 anos, lendo gibi da Turma da Mônica. Hoje, se me deixarem, leio até lista telefônica! E também acho que sei escrever bem.
Enfim, se os pais marcarem presença na vida das crianças e estimularem, um pouquinho de Chaves e Xuxa não vão desvirtuar ninguém :-)

Unknown disse...

Eu já até penso quando chegar essa fase dos meninos.. ate hj assistem so a galinha pintadinha.. quero colocar a SKY, so pra evitar de vê-los assistindo esses desenhos proibido pra bebes..

Beijos

Kah disse...

Quico, Quico, há, há, há! hauahuah

Mas que foi fofo, foi fofo!

Esses dias estava filosofando, e cheguei a conclusão do porque as crianças fazem pirraça: se elas fossem fofas-fofas o tempo todo, íamos ceder a t-o-d-o-s os caprichos.
Beijão

Fabi Alvim disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa foi ótima!!!
Menina, o temido lá em casa é o Nick... só beijinhos e tiradas pra lá e pra cá... depois dessa descoberta passei a AMAR Discovery Kids... afffffe!
bjs

Fabiana
http://2-ao-quadrado.blogspot.com

Fernanda disse...

Eu me esforcei o quanto pude para selecionar os desenhos do meu filho mais velho. Até que inevitavelmente ele descobriu, como a Manu. Mas parece incrível que eles escolhem de gostar justamente os desenhos dos quais estavamos mantendo-os longe! No caso do Miguel é o Pica-Pau e Tom e Jerry. Desisti de proibir, mas o limite é de 1 vez por semana, e olha lá!


Bj
Fernanda
mybabiesrock.blogspot.com

Viviane Pereira disse...

E aqui que o Italo ainda tem o apoio do pai para assistir o Chaves?? Dá 8 da noite e a TV é deles!

O Italo está viciado em Bob Esponja, é o desenho que ele mais gosta. E assiste tb Pokemon no TV Kids da Rede TV. Eu desencanei em proibir desenhos de luta, porque chega uma hora que fica difícil, ele está com 7 anos e nunca aconteceu nenhum problema relacionado a isso (ele não tentou dar golpes de animes nos amiguinhos da escola rsrs) Acho engraçado que de vez em quando vou no quarto e ele está assistindo Backyardigans (que eu adoro!) e quando eu olho pra ele, ele fala envergonhado: não está passando nada melhor na TV. Acha que é desenho de bebê. Pense!

Unknown disse...

Ah Camila!!!
Libera o Chaves! hahahah
Vou te confessar que sou megablaster chata com essa coisa de liberar para assistir tv, ora, ele só tem 1 ano.

Então pela manhã enquanto come a fruta, eu ligo a tv, e eu assisto Chaves até hj... são mais de 20 anos assistindo hehehheheeheh e ele fica lá todo feliz, depois ele vê mais um outro desenho no DK e depois só brincando no quarto.

vai, diz que sim não seja mal siiiiiiiim???

hahaha, brincadeiras a parte.

bjsss

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs