terça-feira, 11 de outubro de 2011

Desfraldando e aprendendo

Comemoramos hoje duas semanas desde o início do desfralde. Duas semanas de muito desgaste e exaustão, mas de muitas conquistas também, não posso negar ou deixar de fazer festa (“Viva!! Parabéns! Vamos dar tchau para o cocô: tchaaaaaau”!).

Tenho a sensação de ter feito o desfralde da Manu em um tempo bem longe e quase jurássico, de tanto que eu aprendi.

Aliás, me falaram muito que o exemplo da Manu, mais velha, desfraldada, cheia de independência e autonomia no banheiro seria um super incentivo ao Joaquim e ao Pedro. Honestamente e a curto prazo, não sei. Eles querem fazer tudo sozinhos, tirar a calça, a cueca, sentar, fazer e limpar os sólidos e líquidos por conta própria e o resultado é muita zona, caca e caos!

A verdade é que desfraldar gêmeos é bem fácil. Difícil mesmo é não “refraldá-los”. Portanto, minha gente, vitória por aqui.

A tal da técnica do “adesivo como recompensa” (um adesivo a cada xixi/cocô no devido lugar) foi bastante usada, mas não sei se recomendo. O fato é que os meninos aprenderam a “parcelar” em inúmeras prestações o xixi para que ganhassem o maior número de adesivos possível. Aprenderam isso antes mesmo do total controle dessas nojentas funções fisiológicas. Boba sou eu, podem concluir.

Hoje entendo que dignidade mesmo é pegar uma cueca da estampa mais fofa do mundo, porém detonada de cocô e jogá-la diretamente no lixo. Eu e ela nunca mais seríamos as mesmas após uma boa e longa esfregação no tanque. Tenho praticado o desapego com mais freqüência.

Nenhuma mãe/pai/avó/babá e etc negaria o tempo necessário ao “desfraldento” na privada quando avisada da vontade de fazer xixi/cocô. Porém, atenção, é como a história dos adesivos. Um certo tempo extra no trono é uma boa estratégia para adiar o banho, a hora de comer, de dormir e até de arrumar os brinquedos. Boba sou eu mesmo.

Enfim, desfraldar meninos é uma eterna emoção, é como voltar a ter um recém-nascido em casa. Apesar de fazerem quase todos os xixis na privada, eles são “espirrantes” e “pingantes”, sem a menor direção. Ainda não revivi o momento do xixi na cara e nem pretendo revivê-lo. Que assim seja.



Compartilhar

8 comentários:

Carol Garcia disse...

kkkk....
cada fase uma fase, não?
e logo eles aprendem o ponto fraco e o exploram ao extremo.
parcelar xixi pra ganhar mais adesivo e ficar mais tempo no banheiro pra evitar algo que não gostem é o ápice da malandragenzinha fofa....
aqui continuo na luta com o cocô.

bjocas

Coisas de mãe disse...

Que espertinhos eles, parcelando o xixi! Fiquei impressionada!

Que bom que está dando certo! PaRabens!

Quando este momentos terminam percebemos que eles estão tão grandinhos ne?

beijos

Pati

Marcia Pergameni disse...

Ai Camila fico pensando no Antonio.... Já comprei até o alvo no xixi pra estimular. Vou deixar guardadinho pra ele usar na época certa, mas já da medo. Com a Cecília foi rapido e facil. Poucos xixis na cama. sorte ai!

Renata Senlle disse...

kkkkk!! vou curtir cada fraldinha do meu pequeno de oito meses até chegar essa derradeira fase!
Tenho concordado com quem diz que bebês deveriam vir com o botão auto-clean! rsrsrs
Sucesso no desfralde!
bj
Rê Senlle
http://umavidamaisordinaria.blogspot.com

Carol Hinrichsen disse...

Acabei de desfraldar os meus gemeos... Confesso que se nao fosse a escola teria desistido... Os meus se copiavam no erro...e nunca no acerto... Se um fez na roupa o outro fazia 5 min depois, o mais impressionante é que se eles conseguiam errar de proposito é porque já sabiam controlar...enfim...agora já estão completamente desfraldados e vazamentos sao raros...mas me vejo correndo pelo shopping, praca, de dentro de loja cada vez que escuto: xixi... bjs e boa sorte!!

Priscilla Perlatti disse...

Sensacional essa história de parcelar o xixi para aumentar o numero de adesivos! Como são espertos!
Aqui eu fazia assim: o tamanhp do adesivo era proporcional à importância do "depósito" no vaso. Aquele xixi com duas gotas ganhava um adesivo minúsculo. Já aviso: funcionou apenas por 1 semana, depois perdeu o encanto da novidade. Haja criatividade, mas vocês estão de parabéns!
Beijos

Renata disse...

Adorei!

Roberta "Mimi" disse...

Hehehehe Ótimo! Seu post tem humor e realidade!
Beijo,
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs