Manuela nunca falou um “R” sequer. O irmão é o “Pedo” e a princesa é a “Cindeiela”. Em alguns casos, omite o “R” e, em outros, substitui.
Já me descabelei, conversei na escola, com fonos, com terapeuta, especialistas mil e me disseram que até os 4 anos isso era esperado. Etão, me acalmei, me conformei e resolvi esperar. Ela fez 4 anos e nada dos “R´s” aparecerem. Cada criancinha menor, de 2 anos até, que aparecia exibindo os seus “R´s” corretamente me apunhalava no coração (ó, drama!). Qual é o problema da minha filha? Qual é o meu problema? Onde foi que eu errei?
Semana passada, a TV tava ligada, passando sei-lá-o-quê e o meu maridinho perguntou:
- Manu, o que é isso que tá passando?
A gênia da fala respondeu:
- PiRatas do CaRibe.
Assim, gente, com todos os devidos “R´s”! A emoção foi tanta! Afinal, esperei mais de 4 anos para ouvir os “R´s” saindo direitinho da boca da minha filha, aquela que não usa fralda, não toma mamadeira, não chupa chupeta, não dorme em berço, não precisa de ajuda para comer, mas que não falaVA os “R´s”. Rá! Agora ela fala! E só para confirmar, o Joaquim apareceu com umas picadas, a Manu olhou e se achou conclusiva na observação:
- PaRece catapoRa...
Não, não era catapora, mas os “R´s” estavam lá, devidamente pronunciados.
Pois bem, mas nem tudo sem flores. Como eu disse, ela passou mais de 4 anos da sua vidinha sem falar essa letrinha, aprendeu e gostou. O que acontece? Agora, troca tudo, põe “R” onde não deve, tem trocado os “L´s” pelos “R´s”. Ela tem um bebê de brinquedo que é a paixão da vida dela, a famosa Alice. Daí, no meio da brincadeira, ela me fala:
- Mamãe, cuida da ARice, eRa tá com fome!
Aquela princesa do começo do post virou CindeReRa, o suco preferido é de RaRanja, o suco detestado é de Rimão e o “M” é primeira Retra do nome da ManueRa.
Sacaram o drama?
Tweet Compartilhar
12 comentários:
É assim mesmo, cuidado com o que deseja, rsrsrs.
hahahahahaha!!!!!
filhos... nunca nos deixam pensar na morte da bezerra, não????
bjo
Oi Camila, qdo era pequena eu trocava o F pelo V e vice-versa. Minha mãe me levou no fono, era um homem, até hoje me lembro do nome dele, era Hélio. Ele me fazia ficar repetindo um monte de vezes algumas palavras, e eu tinha um caderninho que eu ficava escrevendo as palavras e tinha uns carimbinhos com os desenhos dessas palavras. Passou, mas não sei se o fono ajudou alguma coisa ou foi o tempo mesmo. bjoss.
http://amaequeeuseiser.blogspot.com/
E não se assuste se ela começar a falar pranta, craro, brusa... depois vai voltando aos poucos. Deve ter uma explicação fonoaudiologística para isso, provavelmente.
Beijos
Rsrsrs... fica tranquila que essas trocas na idade dela são normais, ela ainda está adquirindo consciência fonológica e isso leva tempo. E o tempo varia de criança para criança. Agora se perdurarem até depois dos 7/8 anos aí deve-se procurar fono... antes disso é só ir repetindo o que ela disse de forma correta, que aos poucos ela vai entendendo. Tipo Cinderera, vc falar " Ah, a Cinderela, filha? ". E vai seguindo de boa. Beijos mil
rsrrsrsrs...essas crianças, sempre nos surpreendem!!Pra quê falar tudo certo se é muito mais legal trocar algumas sílabas??
www.devaneioslunares.blogspot.com
rsrsrsr... olha, eu tinha uma questão com os Rs também... Não falava os TRs e os DRs, acho.. Trator era Crator, Sandra era Sangra, rsrsrs... até os seis anos. Passou como mágica. Falo perfeitamente, viu? rsr Um abraço!
kkkkk...
Reverteu o problema? Solucionou? ou criou um novo?
Tudo passa... isso não vai ser diferente!
Como sempre me falam: é uma fase.
Dá um Beijo enorme na ManueRa pra mim!
Bruna
www.maetamofose.com
Camila.. desculpe, mas eu ri no final.. Sabe aquela.. cuidado com o que deseja???
Veio em dobro!!!
Acho q todo mundo já disse. deve ser fase.. a novidade.. ou alguma coisa do tipo... essas crianças são umas figurinhas...
Bjnhos em vcs!
Hahahaha
Bicicreta, brusa, prantinha...
Isso em linguística se chama hipercorreção. Logo logo Manu irá perceber em que palavras ela deve colocar o "R" que antes ela não colocava. Fique tranquila, isso passa rápido. Porque aí na sua casa ninguém fala brusa, bicicreta ou prantinha. Né?
Beijo!
Oi Camila!!! Que fofa sua moça!!! Bom, eu que tenho anooos de prática com fono (e o meu tb mamou no peito, não pegou chupeta, etc e tal, tb queria saber aonde eu errei) mas eu acho que a fono te indicaria só para fazer ela repetir o certo, vc fala, ela repete e já já ela vai estar zerada, pode confiar!
beijos
Carol não falava o R, com 4 anos levei na fono. Em 4 sessões foi resolvido. Ela amou, até hj inventa que tem que voltar na fono.
Beijos
Gabi
Postar um comentário