segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma família olímpica

O que antes era um princípio, virou um verdadeiro esculacho, ou uma cuspidona para cima, como costumamos nos referir àqueles assuntos “nunca vou fazer isso quando eu for mãe!”.

Eu tentei me manter firme no propósito “cada um na sua cama” e não praticar o “modo cama compartilhada”. Inclusive, o “modo sono ao extremo” me dá forças além da racionalidade pura e simples dos meus princípios relacionados à maternidade. Me lembro vagamente de ter negado a minha cama em duas madrugadas, uma vez para a Manu e a outra, para o Joaquim. Falei firme: “você não vai dormir na minha cama, cada um na sua”. Virei as costas, sai do quarto e voltei para o sono dos justos, assim como eles. Viram? É assim que se lida com manha de criança que insiste em ir para a cama dos pais.

Agora, podem dar risada da minha cara. Há três fenômenos rondando a minha casa à noite, são eles: “medo do escuro”, “febre” e “pesadelo”. As cuspidas aconteciam por volta das 3 da manhã, cada fenômeno se manifestando em uma noite específica, um revezamento lindo de se ver, parecia até combinado entre eles. Uma noite eu acolhia o medo do escuro, na outra a febre e, na seguinte, o pesadelo.

Parece até fácil quando rola um revezamento quase olímpico, mas a equipe desandou, perdeu o ouro. Agora a febre se manifesta junto com o medo do escuro, que coincide com o pesadelo e o único traço olímpico que se vê por aqui é o meu, cumprindo as metas, etapas e saltando obstáculos da maratona que se impôs para mim.

Então, penso em duas alternativas opostas: reler pela enésima vez o “Nana, Nenê” ou investir em uma cama modelo familiar, 5x5, para ser exata e continuar cuspindo para cima todas as noites. Afinal, a maternidade está mais para cuspidas do que para regras e treinamentos para bebês e crianças. É isso mesmo?

*****

A semana está começando e junto com ela um tema novo no Mamatraca. Coisa básica, que toda mãe ama falar: gravidez! A gente vai mamatracar ao esgotamento, vocês não podem perder, tá muito bom!



Compartilhar

8 comentários:

Celi disse...

É isso mesmo Camila. Mil adaptações e sem regras. O que é bom para uma família, pode não funcionar para a outra.
Espero que passe essa fase de pesadelos, medos e febre. Um beijo e viva a cama compartilhada rs Pelo menos nessas horas!

Carol Garcia disse...

é isso.
total verdade.
mas sabe, camilitcha, que falando por mim tenho me saído um ser humano bem objetivo e persistente.
são raros os momentos de cama compartilhada lá em casa.
isaac já sabe bem que, mesmo lendo as historias na minha cama, vai ra dele assim que o tempo acabar ou o sono chegar.
essa madrugada mesmo foi pedir água ao pai (é, agora ele anda no escuro pro lado que bem entender)e assim que terminou de beber já ficou esperto e foi pra cama dele sem reclamar.
e sabe que esse ser "general carrasco" que horas habita me mim tem ajudado.
tiramos o tetê da madrugada e a mamadeira de forma rápida e indolor.
tudo resolvido.
pena que o general tem medo de fralda suja e não atua na questão do desfralde.
kkk
bjocas

Renata Marques disse...

Poderia criar o quarto do tatame, já que falava de olimpíadas, aí todos poderiam dormir juntos.

Bianca disse...

Camila, acho bonitinho você contar as situações - mesmo as que não rolaram exatamente como o previsto, morro de rir!
Sabe o que eu acho? Que é fase e que já já vcs voltam a programação normal... Eu tenho uma amiga com 3 que fez um acordo, tipo, a cada 6a. feira dorme um...Agora, com 3 realmente ou é revezamento ou cama king extra size, néam?
beijo e boa semana

Ronize Aline disse...

É verdade. Vivemos nos cuspindo o tempo inteiro. Sobre a cama compartilhada, sou da mesma opinião que você: cada um na sua. Até hoje tem sido assim com o Nicholas. Já passei pela fase da febre (quando, exausta de ficar no quarto dele, tentei euzinha trazê-lo pra nossa cama e ele não conseguiu dormir). Mas ainda não tivemos as fases do medo do escuro e do pesadelo. Vamos ver o que acontecerá então... Beijocas
Ronize Aline
odonodalua.ronizealine.eti.br

Muito Criança disse...

Cá como vc faz quando os tres pimpolhos têm esses três episódios. Affffff
Aqui em casa quando MC tem dessas, é simples, ela deita na cama e marido sai pro sofa, já virou rotina.....
Ela anda dormindo bastante no quarto, mas se vai pra nossa cama, papai sai fora.....
bjs

Ísis Rocha disse...

Regra? Oi? hahaha

É isso sim, Cá! A gente até tenta, mas cada um sabe do seu sono mortal, cansaço extremo e/ou paciência no limite, né?

Que atire a primeira pedra (ou dê sua cusparada) quem segue à risca o "Manual da mãe que faz tudo o que se deve fazer" - escrito por quem, mesmo? ;)

Bjss

Marina disse...

Camila, cerca de 2 semanas atrás escrevi no facebook "Ser mãe é cuspir pra cima" justamente por causa do tema "cama compartilhada".
Meu nome é Marina, tenho 28 anos e estou livre da cama compartilhada a duas noites. Uma noite de cada vez tem sido meu lema! rs

Tá difícil, mas vou conseguir!

Beijos

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs