terça-feira, 16 de março de 2010

Alergias

Quem me conhece, já sabe que eu sou bem tranquila com a criação das crianças, sem grandes preocupações e tal. Acho que, na maioria das vezes, sou capaz de usar o bom senso e seguir as recomendações médicas.
Mas, quando as crianças são bebês e começam a se alimentar de outros alimentos além do leite, todo o cuidado é pouco! A gente tem que introduzir os alimentos variados devagarinho, ir observando reações, do tipo alergia, paladar, enfim...
Nunca tive grandes surpresas, as crianças são boas de garfo e, muitas vezes, contrariei as recomendações médicas, pelo fato deles terem adorado uma fruta ou outra e, daí, eu dava a fruta inteira, ao invés de dar 2 ou 3 colheradinhas...
Bom, isso tudo até um certo dia.
Os meninos começaram a comer as papinhas de legumes e era uma festa no supermercado! Batata, batata doce, cenoura, mandioquinha, cará, inhame, cada dia um sabor novo. Então, começaram os caldos: carne, frango, peixe e fígado.
Eu, ao contrário da maioria das pessoas, AMO fígado e, quando cheguei nessa fase, adorei! Adoro o cheiro do fígado, o gosto, tudo, tudo! E comia bastante na companhia da Manu, agora teria mais 2 companhias...
Bom, lá veio da cozinha a papinha de fígado super cheirosa. Joaquim experimentou, gostou e só faltou fazer "Hummmmm", mas ainda era muito pequeno para isso, essa gracinha viria algum tempo depois e, conhecendo o mocinho, frequentemente.
Pedro experimentou e, em questão de segundos, seu rosto estava todo inchado, tão, mas tão inchado que era quase impossível enxergar seus olhinhos!!! Corri para o telefone, o pediatra me atendeu no primeiro toque (ai, que sorte!) e me disse calmamente:
- Em 30 anos de experiência, nunca vi alergia a fígado, mas é uma alergia. Nunca mais ofereça fígado a ele.
Enquanto isso, a minha faxineira (!!!) do auge da sua experiência, correu na cozinha, encheu uma mamadeira de leite frio e deu pra ele.
- Leite gelado "corta" alergia.
E não é que "cortou"?
Atualmente, se o vizinho resolve fazer uns bifinhos de fígado, eu fecho as janelas!!!

Compartilhar

1 comentários:

Unknown disse...

Eu daqui umas semanas introduzirei alimentos para meu filho. Ele tem 5 meses e mama que é uma beleza! Boa dica sobre a observação se alguma possível reação surgir, bjs

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs