terça-feira, 31 de agosto de 2010

Panda 3.0


Que as crianças passam por fases e mudanças do padrão de sono, todo mundo sabe, mas só quem vive isso tudo é que sofre.

E o meu sofrimento é o seguinte. Peraí, por partes, um filho por vez.

*****

A Manu já dorme na caminha há 3 meses e nós vivíamos comentando que ela era a menina mais fofa e comportada do mundo, pois nunca saia da cama. Às vezes, acordava e ficava lá quietinha brincando, curtindo uma preguicinha e, de tão preguiçosa, começava a nos chamar, mas não levantava. Um sossego.

Depois, começou a levantar à noite para fazer xixi. Que fofa! Que mocinha! Hora de tirar a fralda da noite, né?! Só resolvi esperar passar aquela onde doida de frio, caso ela faça xixi (e eu sei que vai fazer!), não fique com a roupa, lençol, colchão molhados no frio.

Agora, a onda é outra. (Ah! Um parênteses, claro: ela nunca foi de acordar cedo, jamais antes das 8 e meia, no mínimo.) Voltando à nova onda: levanta cedíssimo, antes das 7, algumas vezes e vai para a sala. Sozinha. Quietinha, feito um gatinho. Deita no sofá, pega uma mantinha e fica lá, curtindo sei lá o quê. Quando a empregada chega, pede o leite e para colocar um DVD. Isso tem acontecido de uns 10 dias pra cá e eu já fiquei triste, intrigada e preocupada.

Triste porque me dá peninha de nem perceber que ela levanta e quer ficar sozinha na sala. Porque não na minha cama?

Intrigada e preocupada pois tenho medo que algo perigoso aconteça e por notar tamanha mudança no padrão de sono dela.

E daí, a consequência é uma menininha extrema e aparentemente cansada, os olhinhos de jabuticaba mais fundos e uma irritação que não combina com ela. (Quem é mãe conhece o “estado” dos filhos quando dormem pouco, nada fácil ou legal de lidar.)

Por isso mesmo, me preocupo ainda mais, o que estaria causando essa mudança assim?

Já pensei na secura do ar (fato!) e até nos passarinhos.

Quem mora em São Paulo e tem o privilégio de ouvir o canto dos pássaros pela manhã pode até achar que isso é viver no paraíso. Eu, não. Me irrito horrores. Gente, são muitos. Muito alto e muito perto. Com o calor, eles ficam extremamente animados e “cantantes”.

Maridinho acha que ela pode estar descobrindo agora a liberdade e a independência que dormir numa cama pode lhe oferecer. E que levantar, ficar sozinha na sala deve dar aquele misto de aventura-pelo-medo-do-proibido que sempre é familiar em diferentes fases da vida.

*****

Eu, honestamente, não sei e não entendo nada.

*****

Hoje, começamos a ouvir barulho das portas abrindo pela casa. Levantei, fui até a cozinha, nada de Manu. Na sala, nada também, só a luz acesa. Pânico total. Quando volto para o meu quarto, para acordar o meu maridinho e chamar a Interpol, a SWAT, a Scotland Yard, Jack Bauer e o James Bond (o meu preferido de todos os tempos!), passo em frente ao quarto da Manu e ela está lá, dormindo, cobertinha.

Quando acordou (da segunda vez, no horário “normal”), pergunto o que aconteceu.

- Eu só fui na sala, acendi a luz, mas não tinha ninguém, mamãe. Daí, voltei para a minha caminha e dormi.

*****

Alguém entende? Freud explica?

*****

Já o Joaquim e o Pedro parecem estar naquela transição de não dormir mais à tarde. Ainda acho cedo, eles acabaram de completar 2 anos, por isso, mais um motivo para me preocupar e ficar rachando a cabeça tentando entender o que está errado.

Coloco a duplinha para dormir depois do almoço, antes de ir para a escola e, em poucos segundos, vejo uma balada acontecendo no quarto deles. Com direito à parede de escalada no berço. (Nunca viram? É a última tendência em Ibiza!).

Jogam tudo para fora, cantam diversas músicas, nessas horas, o repertório deles é mais abrangente que o do ITunes.

Vão para a escola, até meio exaustos, olhos fundos, peço para que tirem um cochilinho lá, mas, nada!!

Tenho buscado no fim da tarde 2 menininhos insones, irritadiços, chorosos, já com olheiras e que nem jantar querem.

*****

O meu padrão de sono também mudou, mas nem é necessário descrevê-lo. Ou vocês não sabem?

*****

E daí, são os passarinhos? O calor? A secura? Uma fase mesmo? Uma transição da idade?

Mas o destino é certo: uma família panda!! (E tem gente cara de pau dizendo que os pandas estão em extinção. Alô-ô, já passou pelos blogs das pobres mamãezinhas??).

Compartilhar

24 comentários:

Carol Garcia disse...

sou panda, das grandes, olheiras grandes.
assino em baixo.
dormir bem sempre foi o desejo aqui de casa, mas nada. filhote tem sono agitadíssimo, madruga e não quer nem saber de dormir a tarde, por mais que eu tente.
os terrores voltaram nestas emana. isaac grita, canta, se debate.
tô marcando homeopata hoje, voltamos a natação nesta semana.
vai que funciona.
camilitcha, não sei se é fase, praga, castigo divino, mas dizem que passa. tomara.
força aí!
bjocas desta mama sonolenta e pandolenta.
hahhahaha

Jen Hering disse...

amei! é isso ai mesmo!
e dormir faz bem tanto pra eles quanto pra nós...e sem a sonequinha da tarde não rola um dia legal.
bj meu e do dudu :*

Dione disse...

Camila, aqui em casa tá assim também. Nina acordando cada dia mais cedo. Ela ainda está no berço (estava esperando o calor chegar para fazer toda a mudança). Às vezes fica brincando sozinha, às vezes fica chamando pra sair de lá. Ainda bem que não desce sozinha!!
Eu acho que é uma mistura de calor, barulhos e ar seco. E que vai durar...
Mas acho que seu marido tem razão. Ela está explorando a liberdade!
Beijos!

Paloma Varón disse...

Ahahaha, mais uma panda se solidariza.
Não dá pra tentar trocar a soneca da tarde deles para a manhã?
Quem tem olheiras enraizadas toca a-aqui!
Beijos

Si disse...

familia panda (é o máximo).... é parece que eles estão cada vez mais independentes.... meu bb não tira o cochilinho da tarde desde os 2 anos.... e acorda SUPER cedo 6h..... As vezes me pergunto "cadê os bebezinhos de antigamente, que comia e dormia?".... eu não tive um desses, desde pequeno dorme pouquissimo e tornou nossa familia desde então, na familia panda rsrsrs.... só podemos concluir: a geração é outra msm...... bjsss

BRANDS USA disse...

Oi Camila,
Te entendo tanto!...
Aqui em casa as coisas tambem estao bem diferentes. Bel tem acordado super cedo. Ruim para mim e para ela.
Ela tá sofrendo muito com esse tempo seco. Esta com uma gripe que virou rinite e nao sara nunca! Esta a base de antialergico e descongestionante.
Tadinha.
Mas acho que temos que esperar e ver como vai ser daqui para frente, né?
Daqui uns 2 meses pretendo colocar a Bel para dormir na caminha que tem no quarto dela. Aí sim vamos ver o que vai acontecer...
beijos

Coisas que eu amo... disse...

Adoro seu blog!!! Só tenho uma menininha linda de 4 anos ainda, mas já é um bom motivo pra viver ocupada e intrigada com as mudanças de comportamento constantes. A Laura parou de dormir à tarde com 1 ano e meio e nunca, nunca mais mesmo, dormiu à tarde! Nem quando fazemos uma viagem de mais de 6 horas de estrada! E tem dias que é assim como a sua Manu, acorda super cedo, só que o diferencial é que tenho que acordar tbm, super animada e ir para as brincadeiras!!! É fase, é a secura do ar, é assim... e logo vc descobre alguma fase nova!
Beijinhos!

Fabi disse...

Oi Camila, como vai? Anda sumida do meu blog, hein. Não sei o que está acontecendo, mas todos os meus seguidores resolveram fazer um complô e me abandonar!!! :( Snif, snif, snif... Mas vai ter que passar por lá, obrigatoriamente, pois deixei um selinho lá pra vc, tá. Ah, e vê se não me abandona mais, hein.
Quanto ao seu post, bem, sei bem como é. O sono deles, o nosso... Minha pequena está com 6 anos. Ainda dorme toda a tarde. Chega da escola, almoça e tira um soninho. Agora bem menos do que antes. Está dormindo mais cedo a noite tb. Sempre foi de dormir bem tarde, mas acho que agora entende mais a importância de dormir bem e mais cedo. Com o tempo tudo vai entrando nos eixos: o sono, a rotina, o cansaço... Só é uma questão de tempo.
bj gde e apareça pelo blog mais vezes, tá. Bj da Fabi.

Mariana disse...

camila, aqui em casa agora é assim: gabi não quer mais dormir, nem de tarde nem de noite....só que ai é 10hs da manhã e ele ainda não acordou, abro janela, danço frevo e ele me olha vira de lado e continua dormindo....detalhe a escola é de manhã.....e de noite a mesma coisa, meia noite e ele a mil...socorro, espero que todas estas coisas sejam uma fase.....

Unknown disse...

hAHAHAH, Adorei esta de familia Panda!! Somos pandas assumidos lá em casa tambem, desde que os dentinhos do Be começaram a nascer que ninquem dorme mais naquela casa !!

Ah, sou sua seguidora :)

Uli disse...

Engraçado que já pensei em colocar o meu trio na caminha pq o Daniel andou tentando pular o berço, mas parei pra pensar nesta independência de poder levantar e sair do quarto e isso me deu um certo pânico. Mas a questão aí tvz seja um misto de tudo. Eles dormem sempre no mesmo horário? Aqui a Sara sempre dormiu menos q os irmãos. Eles vão pro berço as 20h e dormem na hora, mas a Sara acorda as 6h e fica dentro do cercadinho vendo desenho na sala sozinha e eu só fico ouvindo os risinhos, os beijos q ela joga, as musiquinhas q ela tenta cantar até as 8h, horário este que os meninos acordam, que eu levanto da cama e q minha empregada chega. Já as 11:30 após banho e almoço, eles dormem de novo. Ela acorda as 13h e eles eu acordo as 14:30 pq se eu deixar eles dormem mais. Mas sei q é preciso ter hora pra acordar senão atrapalha o sono da noite.
Bjs, Uli

Nine disse...

O padrão de sono dos filhotes vive mudando, né? A Ísis tb fica numas de acordar tarde e não dormir depois do almoço por alguns dias, ficando muito irritada, e em outros dias dorme até cansar a tarde, mas acorda super cedo! Não dá para entender mesmo! Eu tento relacionar a mudança de sono dela com algo que tenha contecido de diferente, mas tem vezes que ela muda e pronto! E eu e o maridão mudamos por consequência, né?

Beijos!

Ju do Pinguinho da Mamãe disse...

Oi, Camila...
Adorei a família Panda... Grande saca...
Acho que todas as mães soão pandas por natureza, mesmo...
A Fê, que antes dormia no mais tardar as 20h30 tem ido para o berço depois das 22h. Como eu acorda ela as 6h para ir trabalhar, imagina o mal humor!
Estas mudanças nos horário de sono deles, acabam com meu sono de beleza...kkkk
Bjs

Coisas de mãe disse...

Adoro posts bem humorados, de mães que conseguem ver humor (mesmo ironia) nas insonias e nas olheiras. Cheguei aqui pela Kah (tudo culpa dela rsrsrs)

beijos

PAti

http://coisasdemae.wordpress.com

Sarah disse...

Ser mãe é ganhar olhos de panda!!
Bento vive variando o padrão de sono também. Tem épocas que dorme direto das 20h às 6h, em outras acorda às 22h30, 23h e só se acalma perto da meia-noite... mas sempre foi madruguento - teve épocas de acordar às 5h e não ter jeito de voltar a dormir! Acho que é fase sim... Além disso, percebi que tem amanhecido mais cedo aqui em SP, o que pode estar despertando os pequenos também...
Só sei que falta de sono é mesmo duro de aguentar! Boa sorte pra vc... para nós!
bjos!

LUA disse...

ihhhh Camila!!!!Sou uma Panda desde que nasci!!!!rsrsrs
Depois que virei mãe...aff!!!Descobri que tudo pode piorar!!hauahuahauh
Acho que é fase dos pimpolhos...passa!!
bj bj bj


Só as mães são felizes!
http://www.coisa-de-mae.blogspot.com

Dani Balan disse...

Ó Cá, Nina tá na fase dos 2 anos. Não anda querendo dormir muito não...e eu tô aqui com a maior cara de panda too!
Gente, ajuda a gente!
Beijo!
Dani

Cris disse...

Ai, que confortante ler isso!

Aqui muda constantemente, e Lucas já fez/faz a mesma coisa que Manu. Vai para sala, sozinho. Acorda mega cedo...

E euzinha, panda, mal dormida, cansada, chorosa, hahaha... É fase!

Rosana trimãe disse...

Puts e eu achando que era a unica a madrugar.
Aqui é uma loucura, nunca dormem uma noite toda juntos e as vezes dão piti de madruga, já chegaram a ficar duas horas chorando ai ai tomara que seja fase....
tenho tri madrugadores.
Bjus

Gabi disse...

Carol teve essa fase de madrugar... mas como a gente sabe, tudo passa... Vai passar. Carol sempre foi uma mocinha, dormia sozinha no seu quarto, mas com 3 anos começou a "sonhar" mais. No início ia para sala e lá ficava, depois ficou por uns bons meses vindo para nossa cama. Depois, de volta ao sofá. E agora dorme um monte, dá uma fugidinha de vez em qdo para nossa cama. Mas é isso que deve estar acontecendo com a Manu! Deve estar sonhando! Conversa sobre os sonhos/pesadelos com ela!
Beijosss

Juliana disse...

Rsrsrs, ao lado da minha janela fica uma super árvore gigantesca onde moram zilhões de passarinhos, e eu que amo e respeito absurdamente já me peguei várias vezes me imaginando dando tiro de espingarda para espantar o passaredo que me acorda quase sempre quando raia o dia. Acho que estamos urbanas demais!

Mamma Mini disse...

Ai Cá que saco... conheço bem estas fases PANDA, afinal que mãe que não conhece né?
Olha o David tá na mesmíssima fase dos seus twins Quiquim e Pepe, ele chega da escola eu achando que a pessoa tá morta, dou banho, almoço e aí na hora de dormir, pergunta? dá revertério total, começa a quicar pela casa querendo brincar de TUDO o que ele conseguir, chega 2 da tarde ele tá morto mas luta contra o cansaço (pra que perder tempo de brincar dormindo explica? rs) e aí já viu, dorme muito tarde a tarde e a noite tá super acordado... um saco, acho que sempre que algo muda na rotina deles (ou na nossa) eles sentem no sono... Quanto a Manu, pode estar querendo chamar atenção pra alguma coisa, né? e aí a tensão fica no ar e se espalha para o sono da galera....rs mas com certeza vai passar... tenho uma amiga que dá chá de camomila pro filho, vc já tentou? ele tava dormindo muito mal, ela faz banho com imersão em camomila e dá suco com chá de camomila, leite com chá de camomila, tudo... ajudou... tenta! se cuida aí, se precisar de algo grita!
bjs

Maria Thereza Pinel disse...

Meu momento panda chegou, está sendo a primeira vez que tenho uma folguinha para visitar os blogs depois que a Lara nasceu...e ainda quero contar como foram os dias na maternidade.

Mas, enfim, acho que não deve ser nada de mais essa mudança da Manu e dos meninos. Da Manu, principalmente...ainda mais que você mesma já deus explicações para essas mudanças, a Manu, tem pouco tempo que foi para a caminha e os meninos pararam de dormir a tarde.

Daqui a pouco eles se habituam, e você também!
Beijo!

Kah disse...

Que perigo, hein? Complicado. Mas é fase e passa. Já já ela vai estar lutando para sair da cama aos 8h.

Acho que é consenso mundial: mãe dorme pouco e vira panda! Mas agora família panda é novidade. hahaha
Beijão! Noites de sono para vocês!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs