quarta-feira, 6 de abril de 2011

CONVIDADA ESPECIAL

Hoje tenho uma surpresa como convidada especial para o blog: a Marta Haddad!

Ela é Odontopediatra, cuida de crianças há 25 anos, especialista no assunto pela USP de Bauru, assinou a coluna de Odontopediatria da Crescer OnLine durante 4 anos e é gente como a gente: mãe da Marcela, de 12 anos e blogueira!

Combinamos da Marta mandar o post e responder às dúvidas e perguntas das leitoras do Mamãe Tá Ocupada!!! através dos comentários. Como ela é uma fofa e querida, também disponibilizou o próprio email (marta.haddad@hotmail.com) e o endereço do consultório em São Paulo(Rua Jesuino Arruda, 676/ conj 113, telefone: 3707-4777, Itaim Bibi).

Reparem, gente: além de excelente profissional, ela escreve que é uma maravilha... Portanto, aproveitem muito!


"Os dentes do meu filho começaram a nascer, e agora?

De repente, naquela gengiva rosada e risonha do seu filho, começa a apontar um pontinho branco, nada de pânico! O bebê começa a ficar irritado e leva tudo o que encontra à boca, os dentinhos estão nascendo!

Se você for pesquisar na internet ou mesmo em livros, haverá sempre uma tabela que pode, em vez de ajudar, alarmar mais ainda quem tem filhos com dentinhos “preguiçosos”. Essas tabelas são apenas estimativas aproximadas, e não regras. O desenvolvimento de cada criança depende da genética, alimentação, hábitos, história clínica. São tantos fatores que não existe idade certa nem para início nem fim da fase de troca de dentição. Por isso, não fique impressionada se metade dos bebês do playground sorrirem cheio de dentes e o seu estiver ainda “banguelíssimo”. Não tenha pressa, tudo vem a seu tempo.


Para alguns bebês, a chegada dos dentes é extremamente tranquila. Quando você se dá conta já estão lá como mágica, de uma hora para a outra. Para outros, coitadinhos, é um desconforto sem limites, com direito a lágrimas, noites maldormidas, coceira insuportável, gengiva mais espessa, bem vermelha e muita baba. Isso tudo é resultado da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as membranas. A mãe adepta da homeopatia pode fazer uso da “Chamomilla” ou “Calcarea carbonica”, dependendo da recomendação do médico. A mãe que segue métodos mais convencionais deve oferecer ao bebê algo duro para massagear as gengivas, como mordedores à base de gel, que podem ser mantidos em geladeira e usados no momento em que o incômodo começar. O frio provoca uma sensação anestésica local, aliviando a dor. Nos casos em que a irritação da gengiva dificulta a alimentação do bebê, um anestésico tópico pode ser utilizado na gengiva inflamada, mas só com autorização prévia do seu pediatra, nada de dizer que leu aqui no blog, certo?

Importante é ficar calma, para que você possa estar preparada para enfrentar esse momento com seu bebê da melhor maneira possível.

Boa sorte!"


Compartilhar

19 comentários:

Nathália Leite disse...

Ahh.. que bom! Adorei!
Minha pequena esta justamente nessa fase, tadinha!! Deu até febre! as depois que os dentinhos romperam a febre foi embora!!

OTIMA DICA! Adorei a parceira! Parabéns

Bjks

Gabi disse...

ADOREI!
Aqui a dupla com 1ano e 1mês continua com 2 dentinhos apenas!!!! Mas já foi assim com a Carol, então tudo certo... Mas será que tenho que levá-las na odontopediatra??????
Beijos!
Gabi

Karin :: Mamãe e Cia disse...

Super Chiqueee!!!

Adorei, obrigada por compartilhar conosco... achei demais!

beijos

Karin - @karinpetermann
www.mamaeecia.com.br

Bianca disse...

Muito legal o post!!! Minha primeira filha, a Carol, só colocou o primeiro dente com 11 meses, já o João colocou logo 2 dentes de uma vez com 5 meses e agora, aos 9 meses, já está colocando mais 3 dentes, ou seja, cada um é um mesmo!!! Parabéns!

Felicidade disse...

Adoreii o post, realmente deve ser bem chatinho ver nossos bebes sofrendo por causa do dentinho.. temos que ter paciencia..
Flor\inha eu estou fazendo um chá de carinho no meu blog..
se puder da uma lidinha la e se puder ajudar deixa um coment..
beijinhoos

Unknown disse...

Camila que bom! Mais um espaço pra trocarmos experiências sobre o assunto "boquinhas" ! ;) Sophia assim como eu só começou com os dentinhos depois de um ano de idade! Todos falam que é ótimo isso! Dentes fortes hão de vir! Bjos Bruna www.maetamorfose.com

Michele Schefel disse...

O eduardo esta com 1 ano e quase dois meses, e nada, nadinha de dentes... de resto ele é super avançado, anda, fala coordenação motora melhor que muita criança maior..mas os dentes me preocupam, pois como ela falou todos os amiguinhos tem, menos ele... que nada, quem sabe este mes eles aparecam quem sabe só daqui alguns meses!!

Beta, a mãe disse...

Olha que bom, uma odonto recomendada e pertinho de casa, vou ligar lá. Sobre os dentes nem me incomodo, sei que vêem na época certa. Tanto a Bia como o Leo não sofreram nada. Beijos

Naiara Krauspenhar disse...

Aqui foi razoalvemente tranquila a chegada dos dentes...
E atrasadinha também.
Cada criança tem um tempo né?
Adorei a convidada!
BJoooooo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gabi, é importante levar o bebê o quanto antes ao odontopediatra! Além de examinar a boquinha dele, vc receberá orientações sobre alimentação, higiene e hábitos (chupeta, mamadeira e afins). A prevenção e os cuidados desde bebê, podem evitar muitos problemas futuros e garantir que seu ele cresça bem saudável!
beijos

Renata Resnitzky disse...

Adorei esse post, pois tenho trauma de dentista e com isso quero fazer a coisa certa com meus filhotes, só que eles não me DEIXAM escovar como eu deveria!!!!
Morro de medo de cárie!!

Martha, quanto tempo é preciso escoar para garantir que os dentinhos fiquem limpos? As minhas meninas de 2,5anos não aguentam mais que 30s com a escova na boca.

Help! Obrigada
Re

Irma Pasiani - E agora? O bebê chegou! disse...

Mamãe ocupada!
Adorei a forma delicada e ao mesmo objetiva que trata sobre os assuntos que envolvem os nossos pequenos.
Também sou uma mamãe ocupada da Júlia (1 ano e 4 meses) e criei um blog quando ela ainda estava na barriga.
Gostaria de ter muito mais tempo para escrever no blog, mas estou reunindo as idéias e colocando em prática, dia a dia.
Que bom encontrar pessoas como você na net para trocar um pouquinho de experiência!!!!
Bjkas em vc e nos seus pequenos lindos que de deixam apaixonadamente ocupada todos os dias

Unknown disse...

Infelizmente até o surgimento do primeiro dentinho do Gui, ele sofreu muito. Quando ele finalmente nasceu, sofreu mais... e hj com 11 meses, o 4º nasceu e ele teve febrão, não quis mamar no peito, e muito menos comer comidinha. Resultado: filho enjoadinho coitado e mamãe com tetas empedradas!!!

Será que será assim com todos?!!

Adorei a convidada!!

Unknown disse...

Agradeço todo carinho, vocês são mães muito doces!!!! Saibam que podem contar comigo pra esclarecer dúvidas sempre!
um beijo enorme!

Anne disse...

puxa!
contei que aqui foram 4 de uma vez só? não foi tranquilo não... hahaha
bjo adorei!

Michele disse...

Sabe que minha bebê tá babando demais, mas acho um pouco cedo pra pensar em dentinhos! De qualquer forma, já uso a Chamomilla pras cólicas e tenho um mordedor com gel em mãos! Ótimas dicas, adorei!

Um beijo!

Liten disse...

Ola adoreio post! Realmente surgem muitas dúvidas com os primeiros dentinhos!

Adorei também a iniciativa das duas! Obrigada!!

beijos!

Talitah

Unknown disse...

Não existe um tempo certo pra escovar os dentes do seu filho. A melhor posição é com a criança deitada, assim você pode ver até os dentinhos do fundo na parte de cima, coisa impossível, se a ela estiver de pé! Tem que escovar os dentes na parte de cima, sobre os dentes e na parte de trás, tudo meio rápido, mas não pode pular nenhum! Se o bebê chorar, melhor ainda, assim você pode ver melhor todos os dentes! Não se sinta a pior "tirana" da face da terra, um dia ele te agradecerá por não ter cáries! beijossssssssss

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs