quarta-feira, 15 de junho de 2011

A nova lenda urbana

Sabe aquela tradição famosa do “nhoque da sorte”? De que a gente deve comer um prato de nhoque todos os dias 29 (é isso mesmo?) de cada mês, colocar um dinheirinho debaixo do prato, guardá-lo e gastar o dinheiro no próximo dia 29 a fim de dar um passo rumo à fortuna pessoal? Então, não praticamos. Aqui em casa, comemos nhoque todas as sextas feiras, sem dinheiro debaixo do prato mesmo. Acho que esse dinheirinho é só uma forma de aliviar a culpa por ingerir um pratão delicioso de carboidrato. Como uma mãe de três já carrega culpa aos montes, no, thanks. Comemos nhoque todas as sextas e felizes da vida. O nhoque é divino, feito em casa, massa e molho caseiros, um espetáculo!

Na última sexta, não foi diferente. Criancinhas se deliciaram, eles costumam dizer que o nhoque é a “massinha que pode comer”, chega até a ser lúdico! Além do prato principal, tinha uma manga docinha, docinha, que fez as vezes de sobremesa.
As minhas avós e, provavelmente, as avós de gerações anteriores costumavam dizer que comer manga à noite faz mal. Se misturada com leite, então, uma verdadeira bomba para o estômago! Mas, elas estavam erradas. Continuem lendo e entenderão.

Criancinhas jantaram às 19h, brincaram um pouquinho, escovaram os dentes, ouviram historinha e foram dormir, sem tomar leite.

Daí, lá pelas 21h, foi a minha vez e do maridinho de jantar. Um pratinho de nhoque para cada um , demos o “play” no episódio final de uma série deliciosa, 3 garfadinhas e 2 minutos de DVD depois, ouvimos pela babá eletrônica um choro alto seguido do seguinte aviso: “eu vomiteeeeeeeeiiiiiiiii!”.

Não, não era apenas vômito, era algo em quantidade suficiente para lavar o berço do menino Joaquim.

Maridinho pegou o rapaz todo vomitadinho e foi tratar de limpá-lo, trocar pijama, escovar os dentes, dar água e etc. Enquanto isso, eu limpava o bercinho imundo. Não sobrou lençol, cobertor, mantinha, travesseiro, almofada, nana e nenhum companheiro de berço para contar a história, tudo sujo! Tyrone, Woody, Bala no Alvo, Ursinho, Coelhinho, tudo, tudo para o tanque e de molho nos baldes da lavanderia.

Depois de berço e menino limpos, volta o moleque para dormir, tadinho, tava assustado e cansado. Capotou, até o dia seguinte, sem nenhum outro episódio de vômito ou qualquer outro sintoma.

Sentamos em frente à TV pausada e dois pratos de gnocchi gelados. Maridinho perguntou se eu ainda queria jantar, se tinha perdido o apetite depois de todo o acontecido ou se queria “requentar” o gnocchi no microondas.

É lógico que queria jantar! Perder o apetite para o gnocchi da sexta feira? E mãe lá sente nojo dessas coisas? “Põe o meu prato uns 2 minutinhos no microondas que eu to morrendo de fome!”.

Entendam: todas as avós estavam erradas. Diz a lenda urbana moderna de que a combinação gnocchi + manga causa vômitos . Anotem. Evitem.

Compartilhar

16 comentários:

Maria Thereza Pinel disse...

Hahaha!! É bem legal a história do porque existe essa lenda! Vem da época da escravidão, e os senhores contavam isso para que o escravos não comessem toda a manga ou não bebessem todo o leite das vacas, pode?


Ainda bem que o marido estava em casa e pôde ajudar, né!

E melhor ainda que você não tenha perdido o apetite. Como você disse, e mãe lá tem nojo dessas coisas???

Beijo!

Dani Balan disse...

Cá, obrigada pela dica! Mas, assim, será que se comer nhoque + manga na quinta tem problema?
(brincadeira!)
Beijo e outro no Joaquim, tadinho, ninguém merece vomitar!
Dani

Sofia disse...

Está anotado :)

bjo

Dione disse...

Ou comer no almoço, Dani, kkkkk.

Camila, esses "eventos" na cama são a minha tristeza. Até nem ligo de limpar vômito ou qq outra escapada escatológica em outros lugares, mas quando a cama e tudo em volta leva, desanimo.
Beijos para vc e para o trio!

Carol Garcia disse...

hahaha
nhoque com manga?
nunca tentei.
mas vitamina de manga com leite sou fã.

bjocas

Carol Passuello disse...

Anotado! Anotado!
Imagina perder o apetite por causa de uma vomitadinha... Já passamos por coisas muito piores...
Bjs

Doma! Lingerie disse...

Anotadíssimo Cá. E vamos combinar que é horrível vomitar, né?
beijos

Vida de Gestante e Mãe disse...

hehehe! Acredito que nhoque com manga tenha sido muito pesado pra ele dormir depois, né? Tadinho! hehehe
Mesmo assim, to aqui querendo comer seu nhoque caseiro com molho caseiro... hehehe
Beijoss

Karin :: Mamãe e Cia disse...

hahah... figura!!!!

Sempre tive medo dessas misturas dos antigo, sempre segui, que boba, né!!!

bjs

Karin
www.mamaeecia.com.br

Naiara Krauspenhar disse...

Lenda urbana mesmo a manga com leite, GG vive comendo manga na janta e ela mama depois e nunca deu nada... rs
Até agora!
Mas a manga com nhoque já anotei. Evitar! rs
BJos

Priscilla Perlatti disse...

Coitado, que susto ele deve ter tomado!
Tava aqui pensando: e fazer nhoque de manga, será que tilt??
Bjo
Pri

Celi disse...

Na hora do seu jantar? Mas desde quando tem hora para vomitar. Tadinho! Como é ruim para eles. Acho que não tem nada pior para eles e para nós que precisamos agilizar toda a limpeza.
Agora, inhoque... que delícia!
Quando morava no Brasil sempre freqüentava numa cantina que mantinha toda tradição. Era uma diversão!
Beijos

Anne disse...

tenho por certo que a combinação catastrófica é: pai e mãe fnalmente relaxados na frente da TV.

isso causa vômito, diarréia, ataque de choro, insônia em qualquer criança!

bjo

Dê Freitas disse...

akakaka..até parece que isso tira a fome de nós, pobres mães mortais (famintas), rsrs.

Queridona...eu vim aqui para ler seu post e para te pedir uma ajuda. Eu sei que você é uma mamãe pra lá de ocupada, mas é também minha principal referência no assunto, então se puder me ajudar...supre agradeço!

Seguinte, estou começando a pesquisar escolinha para Manu. É só para o ano que vem, quando ela estará com quase 2 aninhos....mas como sei que será algo que exigirá bastante tempo de pesquisa, já estou me adiantando.

É que tenho me deparado com inúmeros títulos e definições de propostas pedagógicas. Tô perdida e nem sei por onde começar. Já li sobre sócio-interacionista, construtivista e até sobre pedagogia Waldorf. Mas quantas existem? Quais outras definições? É que queria me inteirar sobre cada uma delas e ver com a qual eu me identifico.

Fiz buscas no site do Educar para Crescer e em outros de educação, mas não achei um resumo de quais são as propostas pedagógicas existentes para eu poder procurar informações sobre, entende? Acho importante eu ter esse conhecimento, mesmo que resumidamente, não? Será que eu tô louca ou exagerando em procurar isso em se tratando de ensino infantil? Eu acho que não. Vejo tantas mães reclamando da postura da escola, de como a escola lida com algumas coisas, que achei válida a pesquisa. Será que você consegue me ajudar? Não precisa buscar o conteúdo de cada uma das linhas pedagógicas....queria mesmo saber quais são para poder iniciar minha busca pela informação.

É isso, mas se não der, não tem problema algum viu?

bjs,

Gabi disse...

Ahahhahaha, ok, ok, jamais darei nhoque e manga! Muito menos na sexta-feira!
Beijos!
Gabi

Luciana - Descobertas disse...

Vou ser sincera, apesar de imaginar que vomitar é um horror, mas a parte mais emocionante da história foi essa! Juro! E ainda mais ver os heroínos pais, depois de tudo, voltarem para TV e continuarem a comer.

E o cheiro no quarto?

Uuuiiii

Beijos

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs