quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Conceitos de matemática avançada para crianças

As crianças entraram naquela fase “agradável” de disputar quem aperta o botão do elevador que sobe para a nossa casa, que vai para o térreo e para a garagem. É uma verdadeira guerra e tive que bolar um revezamento de crianças apertando botão...

Como se não fosse o suficiente, o térreo é representado não pela letra “T”, mas pelo número “ZERO”. Daí, que criança é um bicho curioso e vieram me perguntar:

- O que é “ZERO”, Mamãe?

Justo pra mim, gente? Eu que já me declarei analfabeta em matemática? E eles querem que eu explique, defina, conceitue e exemplifique o “ZERO”? É sério? Juro que prefiro explicar o processo de “fabricação” dos bebês... Mas já que isso ninguém quer saber, vamos ao “ZERO”.

Falei que “ZERO” é nada e recebi olhares que me diziam “a gente é que não entendeu nada...”. Então, fui iluminada com conceitos que nunca haviam habitado a minha cabeça e uma didática invejável:

- Pedro, você usa vestido?

- Não, Mamãe!

- Então, quantos vestidos você tem?

- Nenhum!

Brilhante! Continuei:

- Então, se você não tem nenhum vestido, você não tem nada de vestido, “ZERO” vestido, entendeu?

E não é que eles entenderam? E gostaram da brincadeira? E até fazem por conta própria, representando o já famoso e conhecido “ZERO” com a mãozinha fechada.

Mas o melhor são os meninos para a Manu:

- Manu, você tem pipi?

- Não!

- Então, você tem “ZERO” pipi!

*****

Tô aqui preparando o meu currículo de professora de matemática para a educação infantil.



Compartilhar

16 comentários:

Meg disse...

Adorei a explicação Camila... impressionante como adequamos nossa linguagem pra falar com estes pequenos e mais impressionante ainda quando eles entendem , não é mesmo? Abraços Meg Lima

Sharon Caleffi disse...

Camilla! Adorei!

Vou usar isso quando o Tomás começar a aprender os números!

Unknown disse...

Aprenderam rápido hein !!! Hahaha

Carol Garcia disse...

AAAAAAHAHAHAHAAH!

e a gente se vira nos 30, nos zero e seja lá que equação for...

bjocas

Marina disse...

Boa, Camila!Bjs

Anônimo disse...

Tá vendo Camila, a maternidade traz com ela milhões de habilidades e mesmo odiando matemática você conseguiu explicar direitinho...rs...

Gostei!

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Adorei a explicacao!!!
Coisas de mae q sempre se vira por causa de suas crias, né? =)

Beijooo

http://mundodovictorhugo.wordpress.com

Celi disse...

hahahahaha adorei Camila. O mais bacana de tudo é utilizarem a explicação para outras situações. Essa do pipi.... Boa demais! Viu só, entenderam direitinho!
Beijos

Marta disse...

kkkkkkkk! Camil, parabens vc é otima!! sempre leio os seus posts e me divirto com suas avnturas! eu tenho 2 meninas gemeas com 2 anos e 8 meses e estao tb nessa fase de diputar td!!!mae tem que ter mta criatividade!!! bjss

Unknown disse...

hahaha muito bom conceito esse Camila!!! Tá vendo? Ás vezes a gente acha que não entende de determinado assunto, mas na verdade sabe o suficiente!! Morri de rir!

ass.: outra analfabeta em matemática que agora tem que fazer lição com uma garota no 5º ano

Dani Brito disse...

HAHAHA!

Ai, sou uma negação no reino dos números, mas vc se saiu muitíssimo bem! Começa quando no novo emprego?

Beijão

Ju Usui disse...

Oi Camila, estou aqui para falar sobre um blog http://maegemeos.blogspot.com/ Mãe dose dupla.

Esta pessoa está copiando todos os meus textos na maior cara de pau e publicando no blog dela, estou lhe escrevendo pq vi que vc é uma das seguidoras dessa mentirosa, que com certeza deve ter algum problema na cabeça!

Se vc quiser comprovar basta ler meus posts antigos. Desculpe o desabafo, mas eu estou estarrecida!

Abraços Julia

Mariana - viciados em colo disse...

eu não faria melhor: vou guardar esta explicação para arthur!
beijoca

com muita saudade!

Maria Thereza Pinel disse...

E é por isso que eu amo responder aos PORQUÊS dessas crianças!!
A gente tem que colocar toda a criatividade em prática, e acabamos desenvolvendo uma didática muito boa!

O que mais uma mãe quer?
(ok, muitas coisas! Mas que ter didática com crianças ajuda, isso ajuda!)

Lena Argolo disse...

kkkkkkkk
Adorei!! Não vejo a hora de responder os porquês do Heitor...
Eu tou lendo vc a um tempão, mas nunca comentei: estreando!
Bjs!

Paula Decco Frederico Franco disse...

Hilário!!!! Eles surpreendem a gente com cada coisa! To rindo até agora com o "zero" pipi!
Beijos,
Paula
www.comoagenteviramae.blogspot.com

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs