segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sobre as atividades escolares e os talentos individuais

No último dia de aula das crianças, sempre recebo os relatórios e as pastas de atividades feitas por eles durante todo o ano letivo. Confesso que sou fã de tudo isso e “ataco” o material com uma voracidade quase infantil.

Nsse ano que passou não foi diferente, da mesma maneira que me surpreendi com os meus filhos, coisa que acontece ano após ano.

Se antes eu apreciava um monte de rabiscos, achava tudo lindo e pendurava as atividades pela casa, nesse ano as coisas tomaram forma, principalmente para o Joaquim e o Pedro.

É incrível ver como esses dois menininhos gêmeos univitelinos têm os seus talentos e interesses tão opostos e definidos.

O Pedro se revelou um verdadeiro artista, com uma habilidade motora impressionante, capaz de representar o que deseja e observa. O que mais me chamou atenção foram os dois desenhos da família que ele fez.

O primeiro (foto acima), feito no dia 07/12/2011, inclui os cinco membros da nossa família, muito bem representados, definidos e diferenciados pelas cores e tamanhos, que parecem representar os gêneros feminino e masculino. Reparem como o pai e a mãe (em vermelho e azul) são maiores com relação aos filhos (Pedro em verde, Manu em laranja, Joaquim em azul). Mais interessante ainda é ver que ele se colocou sozinho ao lado do pai e a da mãe, uma daquelas coisas que Freud explica...

O segundo desenho da família (foto a cima) foi feito apenas dois dias depois do primeiro e tem outros aspectos interessantes, mas o principal deles é a figura do pai no centro do papel e em tamanho privilegiado, diga-se. Ah, e lá em cima, no canto direito, ele fez um cachorro, que disse também fazer parte da nossa família. Ainda não conheço esse bichinho de estimação, nunca vi por aqui e pretendo, honestamente, não conhecê-lo.

Como se isso tudo não bastasse, o menino Pedro pega diariamente a sua pasta de atividades, tira uma por uma de dentro, me mostra, me conta o que é cada uma e vai espalhando de maneira ordenada no chão da sala. E assim fica tudo, ninguém pode mexer ou tirar do lugar, ele diz que é a sua própria “exposição de arte”.

Então, temos o Pedro com talentos artísticos, deve ter puxado o tio designer ou a avó decoradora, só pode, porque de mim e do Maridinho, a contribuição artística é abaixo de zero!

O Joaquim, em um lado oposto, trouxe para casa em sua pasta inúmeras colagens. De palito de sorvete, de forminha, de formas e de uma série de materiais diferentes. Mostrou uma por uma me dizendo que havia feito um número. O moleque sabe tudo: se colou 4 palitos de sorvete, diz que fez o número quatro. Se colou 5 forminhas, fez o número cinco e assim por diante. Ou seja, o meu filho é um gênio da matemática! Tenho certeza de que será um engenheiro do mais absoluto sucesso, o responsável por projetar e construir os estádios de futebol mais modernos e bem feitos da história para a Copa de 2030, quando ainda for um estudante da melhor faculdade de engenharia do mundo!

Podem anotar, ele nem vai estar formado ainda e vai ser referência em engenharia. Ah, e se descobrirem, anotem também: esse talento para as ciências exatas veio de onde?? De quem? Não identifiquei...



Compartilhar

5 comentários:

Carol Garcia disse...

e os dois vão, com certeza, trabalhar junto com Isaac numa das empresas de maior sucesso deste universo.
Arte+números+lábia = Nossa aposentadoria estará garantida????

bjocas nos fofos todos.

Carolina disse...

Adorei o comentário da Carol.
Pois é Cá, essa meninada dá de 10 na gente... Beijocas.

Celi disse...

Pois é Camila. Essas crianças se envolvem de uma forma maravilhosamente incrível com o que fazem... Um despertar para as Artes, para atividades tão importantes no desenvolvimento deles. E que assim continuem... ampliando os conhecimentos e as preferências.
Beijos

Jacqueline Prado disse...

Filhos! Superam os pais, sempre superam!
Parabéns! Eu também fico olhando os rabiscos encantada! Eles ainda estão na fase de riscar e rabiscar tudo, sem muita forma ainda! Um desenha cavalos e comida e o outro carros.
irmãos, sempre opostos né?
beijinhos!

Maria Thereza Pinel disse...

E bota personalidade diferente nisso! E é isso o que eu acho mais fantástico em gêmeos.
Tão iguais, e tão diferentes! hehehe =D

Fofos esses dois!
É bom que um ajuda o outro (ou se passa pelo outro) nas provas da escola!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs