domingo, 9 de maio de 2010

Home Care 2


A tal da reação da tal da vacina H1N1 já estava durando alguns longos dias, até que o Pepê começou com diarréia e vômito (essas questões ficam menos nojentas e bem triviais quando se tem filhos...) e eu comecei a entender que tudo aquilo não era só da vacina.

Vomitou na sexta feira à noite, sábado de manhã estava absolutamente caído, prostrado, foi um sufoco acordá-lo quase às 10 da manhã. Estranho, bem estranho, aquele não era o meu Pepê, que acabou ficando em casa e não foi à festa do Dia das Mães na escola.

A festa foi uma gracinha, aproveitei, me emocionei, mas a turminha não estava completa e uma parte minha ficou arrasada. E à tarde, eu tinha um chá de cozinha, que, como amiga e madrinha da noiva, tinha ajudado a organizar e achei que tudo bem ir, sem problemas. O meu marido ficaria com as crianças, a minha sogra de sobreaviso e achei que poderia me divertir um pouquinho por direito, sabe?

Ok, organizamos tudo, mesa linda, tudo bem temático, alegre, colorido e eu estava me divertindo. Até que, durante a brincadeira de adivinhar-abrir-os-presentes-pagar-prenda, pego o celular e vejo 6 ligações não atendidas do meu marido. Retorno na hora e o relatório era o seguinte: acabou a luz, as crianças estavam cada uma num canto da casa, começaram a berrar de medo e susto, o meu marido não encontrava as velas e o Pedro tinha vomitado 4 vezes.

As caipirinhas esquentaram. O champagne perdeu as bolhinhas.

Dei um beijo em algumas pessoas, mal me despedi e corri pra casa. O cenário não me agradou, passei a mão no telefone e liguei para o pediatra. Eu ODEIO ligar no sábado à noite, mas ele que escolheu essa profissão, não é mesmo? E, como era sábado à noite, mandou que fôssemos ao pronto-socorro do Einstein. Não achei de todo mal, imaginei que ele receberia um “tratamento de choque”, melhoraria logo, era relativamente cedo, o pronto-socorro não deveria estar tão lotado e eu poderia voltar para casa a tempo de garantir umas horinhas boas de sono.

Ah, mamãe ingênua...

Chegamos umas 8 e meia, fomos muito bem atendidos e nada demorado, mas foram tantos, tantos procedimentos que, para resumir: triagem, consulta com a pediatra, exame de sangue, 2 saquinhos de soro na veia, inalação, Zofran e corticóides também na veia.

Os exames acusaram que ele estava super desidratado por conta de um quadro de laringite viral, uma virose que causou toda a diarréia e os vômitos. Então, depois de estar mais ou menos estabilizado, deram uma mamadeira, para ver como ele reagiria ao leite, pois não tinha se alimentado o dia inteiro, nada parava na barriguinha dele. Tomou todo o leite, não vomitou, estava até mais animado, mas pediram um exame de glicose. Más notícias: uma mamadeira inteira, num gole só e nada da glicose subir. A médica prescreveu glicose na veia e mais um saquinho de soro em seguida.

O fim da história foram alguns medicamentos, muita inalação, repouso 3 dias em casa, evitar contato com outras crianças, atenção à alimentação, coisinhas leves, sem forçar nada, bastante líquido e uma alta do pronto-socorro à 3 da manhã. Ahã.

E o Dia das Mães foi em casa. Com frio, com sono, um relógio novo lindo, um almocinho delicioso em família feito pelo maridinho, um pouquinho de vinho, um soninho à tarde, umas visitinhas à noite.

E o Pepê está melhor, comendo pouco e sorrindo muito, mas esse é um bom termômetro para uma mãe: o nível de gracinhas e fofurices. O dele está no limite máximo, quase estourou. Mamãe fica mais calma. Tosse ainda. O Joaquim está com febrinha. Ah! E com tosse. Mamãe já se antecipa sabendo de mais uma semana de home care intensiva. Amanhã o pediatra quer examinar o Pedro. Será que levo o Joaquim junto?

E o presente da Vovó Lena? Vou ter que levar também: ficou intacto no armário.

Podem anotar: botas, casacos, vestido com meia calça e a laringite viral são as tendências fortes do inverno. Tirando a parte fashion, é uma pena, mas pelos inúmeros casos do pronto-socorro de ontem, é a virose do momento, pós-gripe suína.

Compartilhar

11 comentários:

Chris Ferreira disse...

Que bom que o Pepê melhorou.
Ai, filho doente é um sufoco mesmo, né? Ninguém merece.
Também detesto ligar para a pediatra nos finais de semana ou de madrugada. Mas fazer o que? É a profissão deles e nós precisamos disso.
Eu já levaria o Joaquim também.
Beijos
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown disse...

A C passou super mal na primeira dose da vacina, ja na segunda nao teve nada. Espero esteja tudo bem por ai.

Di disse...

Ai Ca, olha so que coisa né... Rebeca começou com febre alta e diarreia tb, logo depois da vacina na quarta passada. La fui eu, noite em claro... faz parte. na quita, ainda a febre, mas a diarreia melhorou. Devia ser a vacina... ai, quem fica doente, com todos os sintomas? Eu! pois e... A Beca melhorou rapudo ate, ontem ja tava so mais desanimadinha, e hoje tava bem ja. ja eu... ai, o medico disse que pode levar ate 2 semanas pra eu ficar 100%... aff pelo menos a pequena ta bem!

Anônimo disse...

ai q dor no coracao ne? ver o pequeno assim! que bom q ele ta melhor!
beijos
Mi

Paloma Varón disse...

ô, menina, que chato. Sei exatamente como é isso, já passei uma noite inteirinha com a Ciça internada, recebendo soro, depois de muito vomitar. Mas ainda bem que a recuperação deles é rápida e que os sorrisos logo voltam aos rostos, né não?
Beijos

Anônimo disse...

Querida, estimo melhoras pra família.
O dizem que ser mãe é mesmo? Ah. Padecer no paraíso...
bjs!

Sarah disse...

Putz, que barra hein Camila! Mas o bom é que eles melhoram rápido né, reagem bem. Melhoras pro pequeno...
Ah, concordo com a Chris: eu também levaria o Joaquim junto no pediatra...

Jemima Pompeu disse...

Camila, eu nunca quis ter filhos - mas considero a possibilidade de adotar (se o destino quiser). Pelo menos agora, eu tenho um bom exemplo a seguir. Se um dia eu for mãe, serei como vc. Vou te copiar na cara de pau mesmo. Sem a menor cerimônia. Adoro o jeito que vc encara a maternidade. Bj Jê
http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com

Viajando com Pimpolhos disse...

Pôxa que barra! Ainda nem vacinei a Clara, pq andou gripada ultimamente, mas tou até ficando com medo depois de ler todos estes comentarios!
Que bom que o seu filho ja esta melhor! Bjs

Anônimo disse...

Ca!!!! Tadinho do Pepe! Acredita que qdo o Bruno tomou essa vacina, ele ficou todo eletrico?! Parecia que tinha tomado energetico! hehehehe
Boa sorte nesse inverno! Mta suade para todos!
Bjos, Isa

Camila disse...

A todos, muito obrigada pelos comentários tão carinhosos! Pepê já está melhorando, mas ainda não 100% e eu continuo atrapalhada, sem tempo e corrida. Mas, em breve, tudo voltará ao normal!
Bjos,
Camila

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs