terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é mais difícil mesmo?? Hein??


Ontem li um post em um blog que eu adoro, o NY with Kids e me fez pensar bastante. A questão é a respeito de qual idade dos filhos é mais difícil, as fases mais complicadas. E uma pesquisa com famílias cujos filhos, de ambos os sexos, já tinham completado 18 anos apontou que são os 15 anos para os meninos e os 14 para as meninas. Mais uma boa notícia: criar meninas é mais difícil.

Já ouvi toda essa conversa, não sabia a idade exata, é verdade, e só posso ficar aqui meio que “elocubrando”, pois parece que eu estou far, far away dos tempos mais difíceis dos meus filhos. Notícia boa ou ruim? Depende, depende muito mesmo.

Outro dia, naquela mesma consulta com a minha dermatologista querida, conversamos exatamente sobre esse assunto. Ela tem um filho de 10 anos e estava me contando das dificuldades de criar e educar um menino dessa idade. Simples:

- Filhota (lembram? Ela me chama assim!), qual é a dificuldade que você enfrenta com os seus filhos pequenos? É uma dificuldade que resulta em um cansaço físico, mas você ainda tem total controle deles, da onde vão, com quem vão, se relacionam e tal.

É a pura verdade. Imaginem só, o filho dela queria entrar no Facebook e ela estava em pânico, por uma série de motivos, todos eles válidos. Desde o cyberbullying, até o assédio que ele poderia sofrer e por aí vai, todos conhecem a história.

Enfim, ela argumentou, conversou, explicou e encontrou a sua solução, tendo em mente que não poderia proibir a página no Facebook (tudo o que é proibido é mais gostoso, desperta maior curiosidade, interesse. Parece besteira, mas, na prática, funciona). No fim, o menino entrou no Facebook, jogou Farmville por 1 mês e cansou, enjoou. Ufa! Que sorte a dela!

Mas ela me mostrou que as dificuldades devem, de fato, aumentar, num nível de cansaço mental, emocional e menos físico. Quer dizer, os nossos filhos, em breve, deixarão de usar fraldas, vão utilizar o banheiro sozinhos, tomar banho sozinhos, comer sozinhos, adquirir quase que total autonomia e independência. E aí teremos tempo para aprender a argumentar, conversar, explicar e nos preocuparmos mais ainda.
O “NÃO” não é simplesmente em um tom mais alto, sério, que se faz entender por conta própria, ele deverá vir acompanhado de milhões de explicações, bilhões de motivos, que muitas vezes não vão convencer e vão nos fazer aturar caras feias e portas batendo por dias. Já imaginaram?

Isso faz da rotina de pouco sono, troca de fraldas, banhos, viroses, resfriados, cólicas parecer fácil, fácil. E a falta de sono só piora. Porque ver o seu filho aceso, às vezes chorando é moleza quando ele está no quarto ao lado e você pode comprar o “Nana, nenê”, aplicar por alguns dias e, pronto! O sono da família estará garantido. Já se imaginou acordada porque o seu “ex-bebê” tá na balada, sabe-se lá em qual, com quem, fazendo o que e o que mais mesmo???

Acho que ainda prefiro argumentar com a Manu que ela não pode ir de fantasia para a escola, ou usar vestido de alcinha no frio e que sapato colorido listrado não combina com vestido xadrez...

Mas, só para constar, das fases mais difíceis, para mim, é lá pelos 8, 9 meses e a criança começa a engatinhar. Acabou o sossego! A criança se movimenta por todos os cantos, com a maior facilidade, fica em pé rapidinho, abre as gavetas, joga tudo para fora e é só o começo para o mundo ir ficando muuuuito perigoso....

Compartilhar

3 comentários:

Sarah disse...

Oi Camila,
Concordo com sua médica. Não quero nem pensar quando o Bento chegar nessa fase de baladas. Dá arrepio imaginar minha agonia esperando ele chegar sabe-se lá que horas. Ainda bem que estamos a anos-luz dessa fase... se bem que passa tão rápido né!

Carol Garcia disse...

Tenho um sábio amigo que diz:
Filho é igual a video game, a próxima fase é sempre mais difícil.
básico e certo.
Fico imaginando quão precoce vai estar esse mundo quando Isaac resolver pegar o carro e sair sem falar pra onde.
Deus nos dê força e paciência.
Bjocas
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Então eu estou quase chegando na fase mais difícil? Ai, pensei qu já estivesse nela.
Lendo o seu post me lembrei de uma vez que eu estava voltando de um passeio com a Ana Luiza e ela queria colo. Uma senhora passou por mim e falou: aproveita que vocâ ainda está levando ela aqui e apontou para o braço, mais difícil vai ser quando você tiver que levá-la aqui e apotou para a cabeça.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs