domingo, 30 de maio de 2010

O Sábado


Ontem tivemos festinha na escola das crianças e entendi toda a confusão da Copa do Mundo em Cuscuz (assim com letra maiúscula, afinal, de acordo com a minha filha gênia, trata-se de um país, viu?!).

A escola organizou uma sala de culinária e deu dicas de receitas típicas africanas preparadas pelas crianças. Lá estava o nosso cuscuz! (Agora que entendemos tudinho, posso tirar o "C" maiúsculo e voltar a considerar o cuscuz apenas como um prato.)

Era tipo um cuscuz marroquino, facilitando a explicação. As crianças experimentaram, comeram tudinho e adoraram. Querem a receita?

Cuscuz (prato típico do Deserto do Saara)

Ingredientes:
250 gramas de sêmola de trigo
tomate
pimentão verde
cebola
pepino
folhas de hortelã
azeite
pinhões
limão
sal

Modo de preparo: corte em cubos cada um dos legumes. Em um recipiente, coloque a sêmola de trigo e cubra com água quente até que o grão comece a inchar. Amasse as folhas de hortelã com o azeite em um pilão. Assim que o molho estiver pronto, deixe-o descansar. Misture os legumes com a sêmola em uma saladeira. Em uma frigideira, refogue os pinhões até que fiquem dourados. Depois misture-os com a sêmola, acrescentando o limão. Por último, acrescente o molho de hortelã e um pouco de sal. O cuscuz está pronto.

Até para mim, que mal sei onde fica a cozinha, parece fácil. Depois vocês me contam!

*****

Ontem também tivemos o casamento. A família estava toda muito bonitinha e produzida, destaque especial para as nossas três criancinhas, os "daminhos".

Eu, lá no altar, lencinho preparado nas mãos, ouço a música, reconheço como a das crianças, vejo a porta se abrindo e lá vem o Pepê liderando a turma. Atravessou toda a nave da igreja, o Joaquim veio também, ao lado do irmão, papai e mamãe morrendo de orgulho da duplinha idêntica de coletinho, camisa branca e All Star. Subiram as escadas e ficaram conosco um pouquinho durante a cerimônia.

Não vão pensando que eu esqueci da Manu, mas é que a mocinha não quis entrar meeesmo! Toda linda de vestido florido, buquezinho, borboleta bordada nas costas, e outras duas de brilhantes nas orelhinhas, mas não teve jeito. Disse que ficou "com vergonha da igreja". Desculpas aceitas, vai... Não dá para forçar e traumatizar a coitadinha.

Ficaram um pouco na festa, participaram das fotos oficiais com os noivos e padrinhos, dançaram animados na pista e foram embora para a casa da vovó exaustos! Com os rostinhos e mãozinhas lambuzados de bem-casados.

Compartilhar

9 comentários:

Carol disse...

oi gata!!

brigadíssima pelo carinho lá no blog, amei!

tô te linkando, ok?!

beijão!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

que fofos não deveriam estar hein!
posta fotinhos pra gente ver.
Bjinhos

Di disse...

hahaha a primeira vez que fui dama de honra, de uma prima-tia minha, fiz a mesma coisa que a manu!! hehehe tava superempolgada com a ideia de ser daminha e tudo o mais, mas fiquei tão nervosa!! Não queria usar vestido, consegui convencer minha tia que eu ia ser uma dama que usava calças, rs e mesmo assim, na hora H não consegui. Pelo menos isso é o que eu me lembro... ^^

Jemima Pompeu disse...

Camila, eu gosto tanto de cuzcuz!. Morei no nordeste por 6 meses e me acabei por lá. Eu entendo a Manu. Eu não gostava de festa (até hoje tenho fobia de multidão) e minha irmã sempre amou. Quando tinha festinha, ela queria ir e minha mãe não tinha com quem me deixar. Conclusão, eu sempre ia contrariada....Quero ver uma foto da familia abençoada. Bjão, Jê.

Carol Garcia disse...

Camila,
isaac foi convidado ontem pra ser "daminho" (kkk) de uma casamento em novembro.
aceitei mas já justifiquei: "sabe como é criança, ne´? qdo resolve, resolve. então, se ele resolver correr pro outro lado ou ter uma crise, não achem ruim com ele..."
bjo bjo
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com
ah! final de semana bacana bacana em sampa!
depois vou postar mas essa expressa!

maria rita disse...

claro que ve-los ao vivo e a cores e de caras e maozinhas lambuzadas foi o melhor da festa, mas quero ver as fotos! e continuo sem conseguir acessar a conta do facebook :(
bjs!

Marcia disse...

Oi Camila, obrigada pela receita... vou experimentar.
Eles devem ter ficados muito fofos como daminhos. E quanto a Manu, perfeitamente "entendivel".
Tem criança que não gosta de se expor mesmo...

Abraços,
Marcia

Chris Ferreira disse...

Na creche da Sofia esles também estão fazendo a culinárias de alguns países que vão a Copa. Vou enviar essa receita do cuzcuz.
Adorei a confusão da Copa em Cuzcuz.
Eles entrando no casamento deve ter sido emocinante.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Juuhh disse...

q peeeeeeeeeeena q a Manu nao entrou!!
e olha q eh a mais velha neh!
mas os caçulas sao sempre assim, super descolados!!! xD
adooooroooo xD
maaaaas "coletinho, camisa branca e All Star"
mereeeeeço uma coisa dessa??? deviam estar mais de mega lindos!
parabens!
beijinhuuu

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs