segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
BLOGAGEM COLETIVA: "NÓS, OS PAIS"
Apresentando, Maridinho.
Que leu o post para a família toda antes do jantar. Que recebeu aplausos ao fim da leitura. Que me fez chorar a cada vírgula. Que eu amo, amo e amo.
"Do anúncio da primeira gravidez da Cá até que eu me visse em uma sala de parto branca e impessoal, contando repetidamente os dedos das mãos e dos pés da minha primeira filha recém-nascida, foi apenas um segundo. Ou é assim que eu me lembro e, portanto, deve mesmo ser verdade.
Não existe nada como ter filhos para nos dar a noção da passagem do tempo. Mas é um tempo que corre diferente, meio esquisito, cheio de espelhos, déjà-vus, e janelas abertas ao infinito das possibilidades. E entre memórias que vão se construindo a duzentos por hora e futuros milimetricamente planejados – quanta pretensão! -, me sobram mesmo aqueles momentos tão intensos quanto o protesto dos reis e o consenso dos mártires – copyright Bruno Tolentino: a primeira vez que os ouvi dizer “papai”; um passeio de mãos dadas na fazenda; o rostinho deslumbrado de três crianças na roda gigante de um parque de diversões; um sorvete de morango escorrendo por três cotovelozinhos lindos; a impressão sublime do mar naquelas alminhas reluzentes; paisagens à janela; histórias de aventura antes de dormir; céus recheados de estrelas sob um cobertor estendido na grama; a pipa de macaco empinada ao vento morno de uma tarde de verão; perceber que as brincadeiras deles, sozinhos, refletem exatamente aquilo que quisemos ensinar (bonecas que rezam antes de dormir, lutas de espada pela honra de uma princesa presa). Mas também o dia em que os ensinarei a surfar, a reconhecer cada pedaço de grama do Estádio do Morumbi, a ler Platão no original (será?), em que verei a formatura e o casamento deles.
Mas, olhando esses anos que passaram - e os que se Deus quiser virão -, eu hoje sei que ter filhos é também perceber que a responsabilidade pessoal adquire uma importância exponencial a cada dia. Porque, se as crianças absorvem tudo como pequenas esponjinhas inteligentíssimas e têm mesmo nos pais esse espelho incondicional, no fim, você sabe que não é nada daquele super-herói que eles imaginam (ou têm certeza). De maneira que só resta mesmo tentar corresponder da melhor forma possível, entre defeitos, culpas, limitações, e um amor tão incondicional que até dói, de tão apertado que fica o nosso coração ao saber que jamais poderemos proteger nossos filhos de todos os perigos do mundo.
Mas a verdade mesmo é que apenas essa tentativa é a viagem mais extraordinária que poderia existir, com seus sucessos e fracassos, desvios imprevisíveis, surpresas e recompensas. Porque os filhos ampliam a nossa visão do mundo, completam-nos e nos fazem enxergar aquele amor que talvez antes imaginássemos impossível. É procurar o espelho e encontrar uma janela aberta, espraiada ao longe, muito além de onde a vista alcança."
Tweet Compartilhar
34 comentários:
Lindo!
Parabéns ao papá. Me emocionei ao ler o texto... Filhos são isso mesmo completam-nos.
uma óptima semana para esta família tão querida :)
MARAVILHOSO!!! Lindo lindo esse texto! Parabéns pai da Manu, do Joaquim e do Pedro, por captar tão bem a essência de ser pai e transmiti-la com tanta sensibilidade.
Que lindo Ca!!
Amei e me emociomei!!
Bjos.
Ai que lindo Cá, parabéns ao maridão, prá você e também para os seus 3 lindos!
um beijo
snif...também emocionei!
sorte dos nossos filhotes com papais tão especiais, né?
beijos
Lindo, mariditcho da camilitcha!
aí que fico eu na dúvida.... é um post, uma declaração de amor ou um coração aberto e cheio de vida?
arrisco os três e tenho quase certeza que não erro.
bjocas
Que lindo!!
Parabéns todo mundo dessa família linda!!
Bjs
Palavras lindas.... e é de Pai presente ...a gente percebe ... Q Deus abencoe vcs q se completam até nas palavras e abencoe tambem seus tesourinhos "falantes" ....Bjus
nao tenho nem palavras: speechless!!!!
LINDO!!!!!
Parabens Ca, pela LINDISSIMA e completa familia!
beijos,
Mi
Que lindo!! Que delícia essa blogagem coletiva, ler esses sentimentos que os pais tem e que quase nunca se sabe, o que se pensa e o que se sente...
Lindo, lindo esse posicionamento do ontem, hoje e do amanhã... Lindo também é poder viver assim em família, e um respeitando o outro, um amando o outro mesmo com defeitos!!
ótima semana para a linda família!!
beijos
tem post novo sobre transtornos alimentares em www.psicologaregina.blogspot.com
Adorei. Lindo!! Esses papais quando "soltam o verbo" são perfeitos!!
bjs
Hoje os papais estão com tudo.
Lindo texto, papai feliz, cheio de amor, Deus os abençoe e a seus filhos por ter pais como vcs.
Estes pais são tão mães ne? Adorei!
beijo
Que lindo texto e que poético!
Parabéns pelo post e pela família!
Ah! Aproveito para convidá-lo a ler também o post do meu marido em meu blog:
http://passeadoeviajandoemfamilia.blogspot.com
Lívia.
Lindo o texto do marido... Escreve tão bem, ele!
Essas declarações de amor de pai emocionam a gente, né?
Beijos, beijos a toda a família
Camila, que maridão mais poético!!!
lindo post, de uma sensibilidade incrível.
Me emocionei muito.
(ainda mais depois de ter lido recentemente seu post sobre a descoberda da segunda gravidez, e depois, de que eram gêmeos!!)
beijos pros cinco!
Parabéns pelo belo post!!!
quasemaepai.blogspot.com
LIndo post. Escreve tao bem que poderia ter o blog papai ta ocupado... Camila, parabens pelo marido. marido, parabens pela Camila. E parabens aos dois pelos filhos!
Bia (www.vidadamami.blogspot.com)
Que posto lindo, marido da Camila! Não sei o nome...rs! Lindo demais! Que Deus abençõe a família de vcs com muito amor e saúde, sempre!
Parabéns pelo post, papai! Lindo, vc escreve mto bem, pode contribuir mais vezes. rsss
Abraços
Muito legal a ideia dos pais participarem dos blogs. Os textos ficaram ótimos e cheios de sentimentos!
Beijo, Ananda.
http://projetodemae.wordpress.com/
Tô adorando!!!
Temos que fazer mais vezes!!!
Bjinhos
menina!! que texto!! se cuida que ele te leva o blog!!! hahahaha
me arrepiei inteira.... é mesmo um amor impossível!
bjos família linda!!
Camila
é muito bom ver que aquele " rapaz " que a gente escolheu pra ficar pra sempre ao nosso lado se tornou um grande pai,que participa e curte cada momento da vida dos seus filhos e principalmente que não tem vergonha de expor seus sentimentos....familia linda ! abraços e parabéns pro papai, pode fazer um blog pra ele já !
Oi Cá, faz tempo que não passo aqui, nem aqui nem em lugar nenhum. Trampis....tanks God.
Amore passei pra deixar um beijo e dizer que não esqueço os meus blogs que estão sempre lá do ladinho na minha lista de blogs. Bjs Paty do Nutrição e Cia com um pouco de tempo mais pro M&C Muito Criança.
A gente se vê no Face too.
Uau Ca eu chorei tb! Como ele escreve bem! Da pra ver o amor transbordando pelas palavras! Parabens pelo marido q tem e os 3 fofuchos. Tenho certeza q sabe quao abencoada eh! Beijocas
De deixar lagriminha no canto do olho. Lindo mesmo!
Linkei o post lá no blog, juntos com os outros pais fofos que participaram dessa ideia genial :)
Assim a gente não perde nenhum post (ou, pelo menos, tenta)
Bjos pra família toda
super poético, amei, sou fã da family, acho que o papai ocupado também pode ter sua coluna no blog! rs rs rs rs beijo!
Affff!! De arrepiar!!! Quanta sensibilidade, que texto lindo, amei!
Parabéns ao papai!!!
Bjos
Nossa ficou lindo , os papais deveriam postar mais, e porque nao entram na atmosfera blogueira? De uma coisa eu sei, eles levão muito jeito...
O que posso fazer ao ler este belíssimo texto?
clap clap clap clap
e
snif snif snif snif
Lindo e emocionante =D
bjos
http://larfamiliaecia.blogspot.com/
que post lindo! parabéns!
Lindo, poético, cheio de amor pela família. Lindos tb os valores que vocês estão passando a eles. Parabéns ao marido, Camila!
Voltei só pra falar (era pra ter falado na hora em que comentei, mas esqueci - oh, a idade!), que além de escrever super bem, seu marido ainda acentua o "tem" no plural (têm). Até respirei aliviada, pois achava que eu era a única pessoa que ainda distinguia tem de têm. Fazia tempos não lia um texto na internet com o "têm" no plural e seu devido acento. Então, parabéns de novo! (sim, sou a louca da ortografia e admiro quem não assassina o português. rs). Aproveito pra dizer que vc tb escreve muito bem. :)
Postar um comentário