segunda-feira, 23 de maio de 2011

A minha liberdade

Eu tive a oportunidade de amamentar apenas a Manu e foi uma experiência incrível, coisa muito boa mesmo. Amamentei de corpo e alma, entrega total, muito antes de acompanhar tudo o que eu já li sobre amamentação nos blogs da vida, coisa de instinto materno, eu acho.

Mas, sempre tem um diabinho que mora na minha cabeça e que me fazia pensar que a amamentação exclusiva no peito é uma escravidão, é viver um função daquele serzinho, sem liberdade de ir e vir a qualquer hora e nem do próprio corpo. (Hellô-ô, a maternidade é o que mesmo, hein?!).

Hoje, vejo como tudo aquilo passou tão rápido e como eu daria uma alta quantia de dinheiro (cash mesmo!) para voltar a um momento daqueles. Escravidão o caramba, é uma delícia!

Querem saber o que é escravidão mesmo? E quando tive a minha maior liberdade da vida? Quando dei fim à mamada das 11 da noite! As crianças já não mamavam mais de madrugada há um bom tempo, jantavam e iam dormir. Daí, eu achava que um leitinho às 11 horas fosse preencher as barriguinhas e garantir um soninho gostoso e confortável.

Maridinho e eu jantávamos depois das crianças irem dormir, tipo 9 da noite, no mínimo. Um papinho na mesa de jantar, uma televisãozinha e, pronto! Hora da mamada das 11! Hora de preparar as mamadeiras! Eram 3 barriguinhas para preencher às 11 horas! Três fraldas para trocar e às vezes alguém mamava, despertava totalmente achando que era hora de acordar e brincar. O processo todo, sem surpresas, durava uma hora. Se algo desse errado, ia longe. Ou seja, tempo para o casal fazer qualquer coisa? Vai sonhando....

Daí, o pediatra me orientou direitinho para tirar essa mamada, inclusive explicou que as crianças na idade em que estavam, nem precisavam mais desse leite. O jantar era o suficiente para preencher as barriguinhas e ninguém sentir fome de madrugada. Mais ainda: tomar uma mamadeira de leite às 11 da noite, poderia pesar no estômago, dificultando a digestão durante o sono e causar incômodos.

Foi muito mais simples do que eu poderia imaginar: diluir o leite na mamadeira por 3 noites, metade leite, metade água e depois, nunca mais. Fizemos e seguimos direitinho.

Juro que ninguém nunca acordou com fome e pediu mamadeira de madrugada.

E também garanti o tempinho do casal à noite depois que as crianças dormem. Uma certa liberdade muito bem-vinda que eu acho que todos os casais merecem ter e desfrutar.

Aprovado!

Recomendo!

Compartilhar

26 comentários:

Sandra Kautto disse...

Fica a dica, mesmo estando longeee o dia em que o Elias não vai mamar durante a madrugada! :-)

Bjus

Unknown disse...

Olá Camila, eu faço a mesma coisa. Os meus estão com 1 ano, 3 meses e 3 semanas, e todo dia no fim da noite dou leite para eles... Os seu tinham quanto tempo quanto tirou a mamada da noite?

Beijos

Carol Garcia disse...

CONCORDO.
casal precisa lembrar que é casal.
lógico que depois de se certificar de que a cria toda está bem, alimentada e confortável.
eu nem usei muito essa mamada das 11. sempre me falavam mas eu ou esquecia, ou ficava com dó de mexer no isaac.
mas os tetês da madrugada foram longe e só tirei há pouco.
ok, ok, coisas de mama de primeira viagem.
mas voltando a vida do casal... as pessoas acham um horror quando falo que isaac dorme as 19h30, 20h.
mas vem cá, a que horas uma criança deve ir pra cama? depois da novela? afff...
e outra, eu preciso ter vida tbm, se ele for dormir tarde como eu faço???
bjooooo

Gabi disse...

Conta aí com que idade isso aconteceu! Eheheheheh...
Beijos querida!
Gabi

Juliana Ramos disse...

A amamentação e os bebês pequenos me davam essa sensação de escravidão tbém... Ah se eu soubesse a saudade que ia sentir...

Inclusive voltei a fumar depois de cada um largar o peito por causa disso. Uma bandeira de liberdade: Agora eu posso e mereço... Só unzinho: Burra!!!

E ter um tempinho com marido, não só BOM como NECESSÁRIO!!!
Por aqui tá tão difícil ultimamente...

Bjão

Doma! Lingerie disse...

Nossa Cá é verdade, quando conseguimos ensina-los a dormir, podemos ter uma vida melhor de casal.
Nao posso reclamar, pois a Bel só mamou de madrugada até o 2o mes de vida e a noite ela nunca mamou. Teve epocas que ela acordava pois estava sem a chupeta, mas agora eu coloco sempre 2 chupetas na cama e se ela perde 1 a noite, logo procura a outra.
E nós os pais agradecem, né?
beijo

Karin :: Mamãe e Cia disse...

Amamentar realmente foi maravilhoso, eu também pagaria pra poder voltar no tempo e curtir aquele momento tão gostoso e tão único.

Mas a mamada da madrugada pra mim foi a maior libertação, porque eu realmente não aguentava mais levantar de madrugada... cada um tem sua própria experiencia, né"!

Beijos

Karin
www.mamaeecia.com.br

Jackie disse...

O Davi está em processo de largar as mamadas da madrugada, mas como está gripadinho eu acabo cedendo a todas as vontades dele ¬¬ ...

Priscilla Perlatti disse...

Aqui tiramos o leitinho antes de dormir muito cedo por causa do refluxo. Era jantinha com pouco suco e nada mais. E essa rotina ajudou muito na hora de tirar a fralda noturna: como já estavam acostumadas a irem dormir sem o leite, era o último xixi, história e beijo de boa noite e depois só no outro dia de manhã!
Bjs
Pri

Renata disse...

Puxa, mais uma que vou experimentar, então,... diluir o leitinho...
Os meus estão com 1 ano e 4 meses...
Bjos

Mirian Franco disse...

Ooi Camila, realmente o casal precisa dessa liberdade.
Aqui em casa a Lara janta entre 7 e 7:30. Não é todos os dias que ela mama antes de dormir, so mama quando dorme mais tarde por volta de 22:00.
Mas a pediatra já falou p tirar a mamadeira...
Agora que ela já consegui o bendito desfralde vou começar a tirar a mamadeira. Acho que tem q ser tirado uma coisa de cada vez pra nao ter nenhum trauma...
bjos

Mirian e Lara
http://www.odiariodaprincesinha.blogspot.com/

Rosi Costa Caleffi disse...

Menina

Tb senti falta da idade dos babies quando isso aconteceu... tomara que tenha sido cedo, prque a coisa aqui em casa tá brava!!

Bjs

Unknown disse...

concordo! eles não precisam mesmo desta rotina. a regra aqui é dar se acordar, apenas se acordar. a mais velha parou de acordar com sete/oito meses e o maior não tem padrão, mas a maior parte das noites, ele leva direto das 20h às 05h30-6h.
beijoca

Camila disse...

Meninas, vcs têm razão, falha minha! Faltou falar qdo tirei a mamada das 11. Os meninos tinham 1 ano e meio, e repito: super tranquilo!!!
Bjos,
Camila
http://www.mamaetaocupada.com.br

Mariane, Richard e Ricardo disse...

Oi Camila, super importante seu post, até para servir como alerta, eu tbm dava essa mamadeira das 11 da noite p/ meu pequeno nesta fase de 1 ano, 1 ano e pouco...até já tinha lido que era desnecessário e até perigoso fazer isso com o bb praticamente dormindo...conforme seu pediatra lhe informou, pode pesar no estômago e eu levei um susto tão grande na minha vida que serviu p/ eu abolir de vez: "numa noite dessas eu havia dado a mamadeira das 11, meu pequeno dormindo mesmo e logo o recoloquei no berço, até que 1 hora mais tarde ele começou a vomitar, e foram umas 3 sequências de vômito forte(sorte que tenho um sono bem leve) e corri socorrê-lo, depois dessa eu pensei:Imagina se ele tivesse se engasgado sem eu ver???Depois de levá-lo ao pediatra, que me explicou que realmente foi a mamada "das 11" que provocou as crises, já que nada estava fora do normal e ele ainda me disse que é comum esse leite "fora de hora" cair mal no estômago e voltar e ele ainda me assustou muito quando disse que existem muitos casos de afogamento e asfixia de bbs por causa dessa mamada, se chama a tal "morte branca" de bbs...me desculpe o comentário com cara de "pânico" ou tragédia, mas eu me senti assim depois deste epísódio e nunca mais dei mamá com ele dormindo e tbm foi tranquilo, pois ele nunca acordou pedindo...acho que vale a pena as mães ficarem mais alertas com relação a essa mamada! bjooo Mariane

Unknown disse...

O post veio bem a calhar, estou passando pelo processo de tirar o mamá da madrugada, raleando o leitinho, e nada. Embora saiba que não seja fome, penso que ele ainda precisa desse aconchego e fico com dó de tirar de vez. Mas está difícil, 1 ano e 4 meses e ainda acorda quase toda noite para mamar.
Beijos

Nine disse...

Oi Camila!
Aqui em casa foi bem parecido. Eu andei lendo aquele livro da Encantadora assim que a Ísis nasceu e achei que ela era minha salvadora para noites insones e bebê que mamava a cada 2,5 horas toda noite. A tal mamada dos sonhos dela das 23:30h me deixou pirada...havia noites em que a Ísis estava dormindo super bem e lá ia eu acordá-la para dar de mamar! A doida varrida! Fiz isso 1 mês e depois parei de acordá-la...só dava de mamar quando ela acordava mesmo.
No mais foi dar tempo ao tempo para voltar a ter as noites bem dormidas.
Beijos,
Nine

Lia Sérgia Marcondes disse...

Dois problemas que não tive: chupeta e mamada noturna. hehehe

Eu nunca acordei as crianças pra dar leite. Tanto com Luisa, quanto com Maria, elas pararam de acordar à noite naturalmente, conforme foi mudando a alimentação. Ou seja: desde que passaram a comer comidinha sólida, naturalmente as mamadas noturnas foram cessando. Ambas pararam de acordar no meio da noite antes de completar 1 ano.

Foi tudo muito tranquilo e natural. Luisa dormia entre 17h30 e 18h e só acordava novamente às 6h da manhã. Diretão! Hoje, aos 5, ela dorme entre 20h30 e 21h e acorda 7h. Maria está com 1 ano e 1 mês e dorme no mesmo ritmo da irmã, mas tira um cochilão de 1h depois do almoço.

Maria tem umas fases, quando está com dentes pra nascer, que acorda no meio da noite, mas é incomodada mesmo. Aí ela só quer um pouco de água pra matar a sede e um aconchego de mãe, e volta a dormir. Não dura mais que meia hora esse processo. Mas é só quando tem dente novo vindo mesmo.


Beijocas!

Di Leão disse...

olá camila, liberdade mesmo é dormir uma noite interinha né rsrs num vejo a hora desses dias chegarem, meus baby estao com 4 meses e ainda acordam de 3 em 3 horas para mamar, isso nas noites boas, nas ruins nem conto, eles mamaram no peito só ate on 3 meses eles mesmos nao quizeram mais,gostaria muito de ter amamentado ate pelo menos os 6 meses. a mamadeira me da sençaçao de que eles nao precisao mais de mim, coisas de cabeça de mãe rrsrs.

bjokas

Nutrição & Cia disse...

Cá querida tá rolando sorteio por aqui, niver do blog.
Quando tiver um time, dá um pulo aqui e participa....bjs

Fabi Alvim disse...

Ai que delícia... eu e marido estamos precisando desse tempinho. Mas 21h eu já tô só o bagaço da laranja. O que faz com isso???
Beijos
Fabiana
http://2-ao-quadrado.blogspot.com

Celi disse...

Oi Camila,
Isso é a mais pura verdade... Quando estamos amamentando e acordando várias vezes ficamos cansadas e chegamos a pensar: Quando será que isso vai passar?; porém quando tudo passa e começa a ter uma rotina melhor aí pensamos: Ai que saudades que dá daquele tempo de amamentar. A noite, de madrugada ou mesmo durante o dia. Portanto, só tenho a dizer que precisamos curtir mesmo essa fase. Logo ela passa e aí vem uma curtição diferente, ou seja, colocá-los para dormir e ter um tempinho para fazer algo que desejamos.
E tudo vai acontecendo no tempo certo! Um beijo.

KitKat disse...

Oi Camila, adorei o post. Eu amamentei a Bebs até quase os dois anos, agora,... com Antonio, é tão diferente... Ele mesmo não quis mais e adora mamadeira, frutinha, papinha! Enfim, cada filho é de uma forma! bjos, Rita

Bianca disse...

Sempre achei super importante o casal ter um momento para eles.... Você está super certa!

Beijão!

Flávia Shiroma disse...

Olá Camila, tudo bem?
Vim retribuir a sua visita ao meu blog naquela postagem sobre a Arte de Comentar nos Blogs.
Alguns pontos são mais ou menos polêmicos, mas o que importa é a educação mesmo. Eu adorei o seu blog e pretendo voltar aqui mais vezes, principalmente quando eu estiver com a internet mais rápida (ainda estou usando a internet móvel da vivo que é super lenta e nem consigo retribuir todos os comentários direito).

Seja sempre bem vinda ao meu blog querida! Ah, seus filhos são lindosssssss!!!!!!
Bjs

Cintia disse...

Flor tem selinhos pra vc passa no blog.

Bjokas nossas

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs