quinta-feira, 22 de julho de 2010

Interdisciplinaridades


Quando eu estava prestando vestibular, surgiu aquela história de “interdisciplinaridades”. A idéia era relacionar mais de uma matéria exigida pela prova a algum evento cotidiano. Era um tal de explicar eventos climáticos (o “El Ninõ estava suuuper na moda!) com base na Física, Química e qualquer outra coisa a que se conseguisse relacioná-lo. Ou, então, localizar histórica e geograficamente algum acontecimento político recente.

E então lembrei da interdisciplinaridade. Ontem, fui reabastecer a nossa fruteira e a gaveta de legumes da geladeira. Levei os 3 comigo no supermercado, foi uma farra. O processo todo da compra demorou bem mais, mas eu já sabia disso, fui disposta e animada.

Então, comecei a pegar os legumes. O Pedro, na cadeirinha do meu carrinho, acompanhando tudo. Eu segurava as sacolinhas plásticas e ele ia colocando tudo lá dentro. Comecei pelas batatas, depois as cenouras. Então, o molequinho viu o chuchu! A reação foi a seguinte:

- Mexerica verde!

- Não, filho, é chuchu...

Novamente:

- Mexerica verde!

(Todo felizinho, tadinho, encontrou as queridas mexericas da fazenda também aqui, no supermercado do lado da nossa casa!)

Daí, chegou a vez da mandioquinha e foi esse o auge no momento das compras! Fui dando na mãozinha dele, para colocar na sacolinha e ele falava eufórico:

- Bananinha em pé! Bananinha em pé!

E correu botar aquela mandioquinha suja e crua naquela boquinha linda cheia de dentes.

Viram? Interdisciplinaridades! As lembranças da fazenda que voltam para casa, se encontram no supermercado e “fazem piscar” aquela região da memória no cérebro das criancinhas (alguém sabe o nome aí??).

Compartilhar

14 comentários:

Anônimo disse...

Puts..a memória fotográfica dos filhos é coisa de louco, hein?
A gente chora de tanto orgulho....hahaaa.
beijo
Fe
http://nandapiovezani.blogspot.com

Letícia Volponi disse...

Que genial! Adoro essas associações!

Jacke Gense disse...

É incrível como eles memorizam tudooooooo... e quando ouvimos essas coisas deixa qualquer mãe emocionada!!!

bjs

Nutrição & Cia disse...

Muito bom ele ter esse contato feira a criança pega um super interesse pelo alimentos. Bjs

Juuhh disse...

Mexericas verdes foi a melhor! ahsihaihsuiahsa
morri de rir!
q queridos!
como eh interessante isso neh..do conhecimento de mundo...como a gente pensa que as coisas passam desapercebidas por eles...hihihii
fantástico!
parabéns!
beijoooo

Paloma Varón disse...

Lindas associações que só as crianças sabem fazer! Adoro!
Beijos

Dani Santana disse...

Oi Camila! :)
Passei por aqui pra avisar que acabei excluindo o blog do Toti! Mas continuarei passando por aqui pra ver as histórias dos seus lindinhos!
Grande Beijo. Gosto muito do teu blog! :)

Ana Elisa Igel disse...

Genial!!!!
Preciso conhecer esses pequenos pessoalmente!
Vou morrer de rir com eles!
Beijão, Ca!!!!

Mariana disse...

Que fofos! O Theo também adora ir ao mercado comigo :)

Chris Ferreira disse...

Oi Camila,
adorei a interdisciplinaridades ... É super legal ver como as crianças aprendem e guardam na memória e como eles constróem o raciocínio apartir do que já conhecem.
Morri de rir da mexerica verde.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Eliane disse...

Oi, Camila... passei para uma visitinha e amei seu blog... virei seguidora =)
...
Ri muito com suas compras no mercado junto com as crianças... kkkkkk
Também tenho duas filhas: uma com 13 e outra com 3 anos... e me divirto muito com as descobertas da menor... ela está numa fase ótima... kkkkkkk
bjs pro cê
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

Karin Petermann disse...

Que deliciaaaaaaaa.... que ótima experiencia pra vocês... que legal!!!

Imagino a sua felicidade!!! Sei lá.. acho que eu ficaria estonteante!!!

Beijoss

Carol Garcia disse...

Camilitcha!
aventurea ou não carregar os peqeunos pro supermercado?
isaac adora ir a quitanda comigo.
se diverte correndo entre as frutas, inventa nomes, troca uma com a outra...
chuchu verde não é demais?
bjocas

Carol Garcia disse...

esqueci!
tem premio pra vc lá no blog!!!!
bjo

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs