segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O não-desfralde

Numa noite dessas, tive uma super insônia. As crianças dormiam lindamente, eu comecei a pensar nos meus filhotes e a me preocupar com um assunto específico, daí perdi o sono.

A preocupação é o desfralde dos meninos. Ou melhor, o não-desfralde. Até hoje compro pacotes e mais pacotes de fralda, não há nem uma cuequinha do Buzz, Woody ou McQueen pendurada no varal.

Fazendo uma retrospectiva, tentei desfraldá-los no começo do ano, verãozão na fazenda. Eles estavam com 2 anos e 4 meses e eu desisti após padecer durante uma longa, molhada e fedida manhã. Achei que era cedo, que eles não estavam preparados e voltei atrás.

Daí, alguns meses depois, a professora veio me avisar que achava que eles estavam preparados, que eu poderia começar a pensar no assunto em parceria com a escola e tal. Mas, também me aconselharam esperar passar o inverno e cá estamos. Fim do inverno, tempo mais agradável. Os meninos já estão com 3 anos, o meu varal continua sem cuecas tamanho mini e eu continuo achando que eles não estão preparados e nem dando muitos sinais de que se interessam pelo verdadeiro enxoval de cuecas que eu preparei pensando e sonhando com esse momento.

Então, perdi o sono. Elaborei teorias quase que psicóticas, pensei em acordar o meu maridinho para compartilhar, mas achei mais prudente permanecer sozinha de madrugada com os meus pensamentos insanos.

No dia seguinte, zonza de sono, só consegui tomar uma atitude: comprar aquelas fraldas que a criança pode pôr e tirar sozinha cada vez que sentir vontade de ir ao banheiro. Fiz o discurso de que era uma fralda-cueca, coisa de rapaz, mas de nada adiantou. Pelo menos, não naquele dia.

À noite, maridinho em casa, sentamos no sofá, um de frente para o outro e eu falei bem sério, olhando fundo nos olhos dele:

- Eu preciso conversar com você uma coisa que está me tirando o sono, me preocupando muito, muito, coisa séria.

Ele me olhou com aquela cara de “lá vem ela e sua TPM de novo...”.

Comecei a contar tudo, com muito mais detalhes do que contém esse post, as teorias psicóticas todas, “niqui” ele me interrompe e diz:

- Cá, nada disso. Não tem que ter preocupação ou insônia por causa disso. Sabe do que esses meninos precisam mesmo? Fazer muito cocô e xixi na roupa, sabe do tipo que escorre na meia, molha e suja o carpete? Então, só assim eles vão aprender e sair da fralda.

Ah, os homens... Muito mais práticos... Tenho certeza que ele tem razão, mas cadê coragem??

*****

Eu não esqueci da resposta para o post de sexta feira, viu?! Quem disse que as pernocas roxinhas pertencem à Manu, acertou. Aquela bailarininha desastrada, menina moleca de tudo! (As pernas até poderiam ser minhas... Isso é, antes da invenção das joelheiras, caneleiras e protetores de quinas!)



Compartilhar

19 comentários:

Anna disse...

Camila,

engraçado você tocar nesse assunto hoje, porque ontem de noite eu tava lendo sobre o controle dos esfincteres. A Laura Gutman (A maternidade e o encontro com a própria sombra) aborda esse assunto rapidamente, mas diz que esse controle começa é a partir dos 3 anos e que nossa sociedade nos cobra pra que isso aconteça aos dois anos.

Ela recomenda esperar. Esperar mesmo pelo tempo deles. Se você quiser, posso escanear o capítulo e te enviar por e-mail.

Beijos e boa semana.

Carol Garcia disse...

calma camilitcha...
no post de hoje estou falando de mais um "des" do isaac.
e ó, a duras penas descobri (e aceitei) que a gente não tem o controle de tudo.
respira entende, e simbora que logo as crias vão estar cuecadas.
e mais: a fase dos xixis no chão, cuecas sendo arremessadas lixo a dentro por conta dos cocos fabulosos até que passa rápido, viu?

bjo grande

chris disse...

Camila, nada de pânico! Entendo sua preocupação, mas não há motivo para insônia. O desfralde tb demorou por aqui e várias vezes me senti assim como você está se sentindo. Vai por mim: a hora certa vai chegar e só os meninos vão dizer qual é. Você, com certeza, vai perceber e fazer o desfralde direitinho. O melhor de tudo é que será rapidinho, sem muitas calças, meias e tapetes molhados!
bjinhossss,
chris e três mosqueteiros

Juliana Ramos disse...

Ele tem TODA razão!!!

Mas no seu caso "duplo" é mais fácil na teoria do que na prática...

Se me permite opinar, acho que está na hora mesmo! Apesar dos meninos serem mais lentos em todos esses processos, nesse quisito eles tem uma vantagem: A mangueirinha!!!

Então sair com eles sem fralda vai ser muito mais tranquilo do que sair com a Manu. A gente enfrenta cada banheiro nojento com elas, né?

Mas com eles, qualquer árvore da praça serve de descarrego...rs

MANDA VER!!!

Bjo

Flavia Bernardo disse...

Tái um assunto que tenho pensado bastante. Nãoe stou preocupada com a fase, pois Arthur só tem 2 anos e 2 meses, mas o que mais me preocupa é que até agora ele nao dá nenhum sinal de que esta pronto pra iniciarmos uma conversa sobre desfralde. Já foi apresentado ao penico, mas fez cara de paisagem e nao quis saber de sentar e fazer xixi/cocô ali.

Eu to relax, pq acho que ele ainda tem uns meses pra apresentar esses sinais. Já coloquei na minha cabeça q enquanto ele nao der um sinalzinho sequer (q seja o incomodo de estar com a fralda suja - nem isso ele sente ainda) eu nao iniciarei o processo.
Acho q antecipar vai só gerar ansiedade e frustração. em nós 2.

Mas boa sorte aí. Ainda mais com os palpites alheios. Se eu ja sofro pressao por parte de algumas pessoas pq Arthur já "passou da idade" de desfraldar, imagino vc!

bjs

Priscila Nascimento disse...

Sinto em informar mas seu marido tem toda razão. Digo poque lá em casa foi exatamente assim, aos 8 meses passamos a deixá-lo só de cueca durante o dia e percebemos ao longo dos meses que o pequeno se incomodava com aquela sujeira entre suas pernas e percebeu que era mais prático pedir pra alguém conduzí-lo ao banheiro que tudo seria "mais limpo". Em algumas situações, seus brinquedinhos nadavam no xixi e ele odiava (acho que por causa do cheirinho desagradável...rs).

Após esta etapa, passamos para a próxima a de deixá-lo dormir também de cueca. Compramos colchão com um lado forrado em plástico e foram só umas 3 noites intercaladas que ele fez na cama, do mesmo jeito que se sentiu encomodado. E pronto, nasceu ali um rapazinho, aos 2 anos e 11 meses.

Desde este dia, sempre que tem vontade ele acorda a mamãe ou o papai pra acompanhá-lo ao banheiro. E JÁ está na fase de ir sem chamar a gente..uhuhuhuhu QUE FELICIDADE, meu homenzinho evoluiu.

Agora papel e caneta:
precisa comprar muitas cuecas e/ou calcinhas pois é sujando e lavando na mesma hora e mesmo assim não secam à tempo...e...

PACIÊNCIA: se na quitanda ao lado tiver, compre os quilos porque sem ela vc joga tudo pra cima e desiste do desfralde. O QUE NÃO PODE ACONTECER NÉAM?

Mãe consciente não desiste nunca, boa sorte!

Raquel disse...

Quer saber? Qdo o assunto começa a incomodar, é a hora. Percebi isso com o desfralde da Ana. Primeiro a escola sugeriu tentamos mas não fluiu. Depois qdo começei a perder o sono por causa disso, tentei e foi sucesso.
Por aqui q pauta é o desfralde noturno. Estou relutando pois tenho medo das acodadas noturnas. Kkk

Juliana Cidade disse...

Camila,
Meu filho mais velho começou o desfralde com 2 anos e 10 meses, por influência da escola. Eu mesma não tinha pressa nenhuma, mas ele viu as outras crianças indo ao banheiro e um dia, chegando da escola, tirou a fralda e disse: "Mamãe, eu não uso mais fraldas" e não teve meios de convencer ele do contrário.
Acho que a hora certa é a hora certa pra eles. A gente sente, eles dão o sinal. Nós podemos estimular, mas eles vão sinalizar o momento.
Bjs,
Juliana.
http://www.temquevalerapena.blogspot.com/

Renata disse...

Ca,
Não estressa não. Não vale a pena.
O Oliver, meu mais velho, não queria tirar a fralda por nada. Na escola todas as crianças já estavam desfraldadas e ele nao tinha interesse algum em usar o pinico. Fiquei estressada e tal. Depois que ele fez 3 anos decidiu sozinho que queria tirar a fralda. Teve uns 2 acidentes e depois tudo normal. Com as meninas foi tudo mais "fedorento", porém elas quiseram tirar as fraldas cedo. Cada um tem seu tempo.

bjs, Re

Juliana Porto disse...

eu demorei muito para conseguir desfraldar o LUCAS, a solução foi exatamente essa!!! muito xixi e cocô na cueca!!! hoje com 2 anos e 8 meses está desfraldado!! lindo!! pede para ir ao banheiro!!
xixi eu demorei uns 3 meses... coco demorou bem mais... só agora a umas semanas é que ele aprendeu!
mas o jeito é isso mesmo... levar ao banheiro (querendo ele ou não) a cada 30 min até ele começar a pedir! se colocar fralda (eu fiz isso uma vez) regride tudo, pq ele confunde... não sabe se está de fralda ou cueca e acaba fazendo... tem que ser radical mesmo... só cueca e ponto (exceto quando for em algum lugar que acidentes não podem acontecer, nesse caso coloca essa fralda da hugguies que dá pra irar igual cueca) algumas crianças são mais rapidas... tenho uma conhecida que o filho desfraldou de tudo em 1 semana!! BOA SORTE!!!

Letícia Volponi disse...

Dizem mesmo que os meninos são mais preguiçosos do que as meninas, mas concordo com seu marido. Não perca o sono por isso e deixe que saia muito xixi e cocô na cueca até que eles se acostumem...

Ísis Rocha disse...

Coragem, Cá!!

Prepara a casa, arranca os tapetes, arruma pares de tênis extra e manda ver!

Bjss

Roberta "Mimi" disse...

Camila,
tenho a intenção de começar o desfralde com os meus gêmeos no verão, quando estão com 2 anos e meio. Sei que cada um tem seu tempo, mas nós pais e mães é que temos que ter coragem! rsrsrs
Acho que seu marido está certo.
Sabe o que fizemos? Compramos um vaso sanitário infantil e vamos instalá-lo em breve - tem um post. Acho (acho, heim?) que vai nos ajudar o novo trono.
Beijo e super boa sorte!
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Muito Criança disse...

Cá quando desfraldei aqui em casa, MC estava com 3 anos, bem no começo desse ano. Foi de uma vez. Foi uma xixizera pra todo lado. Eu fiquei acabada com as noites de camas ensopadas, mas não voltei atras. Agora sai um xixi ou outro não tem jeito. É a gente que tem que resistir. Não é nada fácil. Mas nem posso palpitar por aqui. Não tenho a mínima idéia da vida com três pequenos....

Renata Senlle disse...

Aff..desculpa desanimar, mas hoje, mãe de um baby de 8 meses, só consigo pensar que deve ser muito trash essa fase e que graças a deus ainda está longe da minha realidade! rsrsrs
Mas acho que seu marido tem razão, viu...concordo que haja coragem...! rsrsr

bj
Rê Senlle
http://umavidamaisordinaria.blogspot.com

Ilana disse...

Curioso como esse assunto mexe com a gente, né? Também ando aqui às voltas com isso, mas por enquanto resolvi esperar mais um pouco antes de tomar qualquer atitude.
Mas ó, acho que seu marido temrazão, viu? Fui conversar com a professora do Rapha sobre isso e ela falou que eles justamente esperam o calor chegar, que é pra poder deixar a criança ficar um pouco suja, um pouco molhada, pra se incomodar e pedir pra ir ao banheiro antes de fazer.
Lógico que sem exageros, né...
Bjos e boa sorte por aí.

Bianca disse...

Camila, eu já não lembro mais quando desfraldei o meu - que idade exata (#maedemerdafeelings) mas eu lembro que comecei colocando quando sabia que ia fazer cocô, depooooois eu passei para o xixi e depooooois (tipo bem depois) eu desfraldei a noite.
Não sei essa ideia do marido, acho que tb vc vai enlouquecer limpando (de 2), escapes ok, mas liberar geral não sei não (tô pensando nos tapetes, sofá, rs!)
Eu esperaria até o verão MESMO, tipo Novembro e tentaria em partes...
Agora, como me falavam quando eu achava que ele não ia desfraldar munca: que ninguém conhece adolescente que usa fralda, néam?? Portanto, paciência que uma hora a coisa vai! bjs

Milene diiirce disse...

Cameela, ai esse desfralde. Sabe qdo tundo deu certo aqui (falando de xixi, tá, pq number 2 #fail)? Qdo eu desencanei e falei, vai fazer xixi nas calças! E passava o dia lavando 5, 9, 15 cuecas, meias e calças...
As fraldas pull-ups me ajudaram muito p sair de casa. Chamava-a de cueca-mágica!
Segue o conselho do seu marido, ande com paninho e pinho sol limpando rastros e corre pro abraço logo mais!
Jokas da Mi @diiirce

Raica Carvalho disse...

NOSSA GURIA, EU ESTOU NESSE DILEMA. MEU ENZO FARÁ 3 ANOS EM DEZEMBRO, JÁ SE SENTE INCOMODADO E QUER FICAR SEM FRALDAS MAS FAZ XIXI TODA HORA, EM QUALQUER LUGAR...
ACHO Q VOU SEGUIR AS DICAS: ESPERAR ATÉ O MÊS Q VEM, COMPRAR MAIS CUECAS E ME ENCHER DE PACIÊNCIA.
Q DEUS NOS AJUDE!!!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs