terça-feira, 13 de abril de 2010

As fases


A vida dos bebês e crianças pode ser entendida basicamente através das fases de desenvolvimento emocional e cognitivo, estudadas e teorizadas por vários especialistas de diferentes áreas. Eu gosto, particularmente do esquema desenvolvimento pelo Piaget, no que diz respeito ao Período Sensório-Motor, que vai do nascimento até o 2o. ano de vida.
Na vida prática dos filhos, isso é bem fácil observar a partir dos interesses da criança, do que está tentando fazer (tipo encaixar brinquedos, montar quebra-cabeças), do que já consegue realizar, expressar, verbalizar, etc.
A vida dos pais pode ser entendida a partir da observação, compreensão e total curtição de cada uma das fases. Algumas são meio chatas e a gente vive ouvindo: “é normal, é só uma fase, vai passar”. Quem é mãe sabe, mas fica se perguntando: “vai passar quando????? Não agüento mais essa criança que não come, que chora para tomar banho, para trocar a fralda, para dormir....”.
Também tem a fase do sono, não das crianças, dos pais. Os filhos nascem e a gente acha que vai passar algum tempo acordando à noite, uns 3 ou 4 meses depois, em um belíssimo dia, o bebê dorme à noite toda e você pensa que acabou aquele sufoco, vai voltar a ter suas horas preciosas de sono e descanso de volta. Engano seu, infelizmente. E tenho 3 bons exemplos.
O Joaquim acorda TODAS as noite. Perde a chupeta, senta no berço e fica chorando até eu ir lá, deitá-lo, cobri-lo e dar a chupeta de volta. Deixo meia dúzia de chupetas no berço, uma em cada canto, não adianta, é triste.... e cansativo.
O Pedro é um verdadeiro “deboche” . Não dá um pio, só ronca e fala de vez em quando, mas já me aprontou umas boas. Quando aprendeu a brincar de esconder, acordava à noite, me chamava e quando eu chegava lá, ele estava coberto até a cabeça, daí percebia a minha presença, puxava a manta e o lençol e falava “buuuuuuu!!!” às gargalhadas. Sim, de madrugada. Sim, eu não mereço. Mas é engraçadinho, eu sei, depois de uma boa noite de sono, eu dei risada, mas só depois de estar descansada e bem humorada.
A Manu, ai, a Manu é um caso a parte.... Ela é fresquinha, exigente, demanda bastante. Já passou da fase do medo do escuro (eu espero!), de pedir para ir dormir na minha cama, mas volta e meia pede as chupetas perdidas no berço. E não basta encontrar e colocar na boca dela, ela me “manda” lavar antes... Outro dia, me chamou para cortar uma “pelinha” do dedo. Pelinha cortada. Depois, pediu um bandaid. Mais um pouco e me pede para arrancar o bandaid.
Pode?? E, como tudo na vida, a gente se acostuma até com pouco sono, mesmo eu que punha o despertador para o meio-dia durante as férias. Saudades disso...

Compartilhar

0 comentários:

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs