terça-feira, 20 de abril de 2010

Compartilhando Neuroses


Vamos lá, abrir os nossos coraçõezinhos, afinal todas as mães sofrem desse mal, tendo uma, duas ou muuuitas neuroses. Euzinha, sem citação, só por pura experiência pessoal e pela Faculdade de Psicologia no currículo, considero que neurose nada mais é do que uma preocupação excessiva com alguma ou outra coisa. Algo que deve ser feito daquele jeito, porque sim. Agora, se você acha que se aquela coisa não for feita do jeito que você imaginou, o mundo vai acabar, ou algo muito grave pode acontecer, então a neurose já está num nível patológico, hora de rever esses conceitos e, muito provavelmente, procurar ajuda.
Por exemplo, você morre de medo de deixar o seu filho comer carne, pois acha que ele vai quase morrer de engasgar e ficar roxinho, portanto a criança fica sem carne no cardápio, hummm, acho que não tá certo, hein?! Agora, você tem receio que ele engasgue, então pica a carninha bem pequenininha e não tira os olhos enquanto ele come, vai que acontece alguma coisa... Se outra pessoa é responsável por alimentar o seu filho, orienta seiscentas vezes o tamanho em que a carne deve ser cortada e que essa pessoa também não pode piscar quando estiver dando comida para o seu filho. Aha! Descobri a sua neurose, facinho, facinho. Mas acho que a diferença entre uma coisa e outra bem nítida e identificável, ou não?
Ok, eu tenho uma série de neuroses, quem convive comigo, já conhece, quem trabalha aqui em casa, também e todos parecem dançar conforme a minha música “neurotiquinha”.
Rotina. Meu assunto preferido, sempre fui um general quanto a isso, eu ouvia: “coitadinho, acabou de dormir, deixa ele descansar...” e lá ia eu acordar o moleque, porque era a hora de tomar banho e mamar. Fiz isso com os 3 e não me arrependo, tenho certeza que criei um senso de segurança e de ordem para os meus filhos que é super importante para o desenvolvimento. Criança tem que ter horário, rotina e disciplina, não só pelos benefícios para vida deles no presente e futuro, mas para a nossa também, para conseguirmos organizar a nossa rotina, os nossos horários, para conhecer melhor os nossos filhos, o que esperar deles. Mais um exemplo: se ele costuma dormir da 1 da tarde até às 3, ok, normal. Mas em determinado dia, dorme só meia horinha, isso pode até ser uma pista de que tem alguma coisa errada com ele, que está impedindo que durma e descanse. Neurose justificada?
Na questão da rotina, tenho também uma “sub-neurose”: o sono. Sagrado, sagrado, sagrado, necessário, vital, essencial para mim, para você, para os bebês, crianças e todo mundo. Se o meu mau-humor após uma noite sem descanso ultrapassa o nível das TPMs que vemos por aí, imagina o que a falta de sono pode fazer a uma criança? Eu já conheço a resposta e aposto que muitas de vocês também. Então, o sono é o compromisso mais importante do dia dos meus filhos. Os programas, saídas e passeios são feitos antes ou depois do soninho, nunca no horário em que eles descansam, simplesmente porque eles vão e devem descansar. Tento controlar todos os barulhos muito ou pouco barulhentos que poderiam atrapalhar o sono deles (barulho poderia ser uma “sub-sub-neurose”, eu acho...). Já interfonei para o vizinho e mandei ele parar de martelar, não permito que a empregada limpe o banheiro que fica entre os quartos das crianças, pois... faz barulho! Vai acordar as crianças! Ando nas pontas dos pés, abro as portas com o maior cuidado e silêncio, quero matar o cachorro que late no prédio ao lado, ou denunciar o homem que fica com o auto-falante vendendo frutas: “laranja, laranja, laranja, olha a la-ran-ja!!”.
Nossa, essas revelações foram até catárticas!!! Só esqueci de contar aquela que me consome baldes de Rinosoro e caixas de cotonete: não suporto nariz sujo! Vivo enchendo os meus filhos para limpar o mais limpinho possível aqueles narizinhos lindos! Estou errada??
Quem aí vai se revelar uma mãe assim, neurotiquinha também??? Hein? Hein?
By the way, a imagem da vez é uma referência à história "A Princesa e a Ervilha", ou "A Rainha da Neurose"!

Compartilhar

5 comentários:

clara garcia disse...

Tenho todas essas neuroses comogo mesma!!! KKKK, a louca! Bjsss. Clarinha

vania disse...

Mãe nunca é neurotica...ela é cuidadosa,zelosa etc etc etc etc...Afinal de contas ela é mãe e mãe sem neurose,não é uma boa mãe rsrsrs!
Parabens!Está muito,muito bom!
Bjo

vania Garcia disse...

sumiu meu comentário!!!!!!

ANA ELISA disse...

Camila
Nem vou falar nada!! ADOREI DE NOVO !!!! Fico horas por aqui lendo seu blog.....quanta imaginação, moça! Quanto assunto para abordar, hein? Beijo

Di disse...

Oi moça!
To te seguindo tá?
Ai, neurose com rotina e sono? Ah, mas to contigo e não abro!

 
Licença Creative Commons
O trabalho Mamãe Tá Ocupada!!! foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.mamaetaocupada.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em www.mamaetaocupada.com.br. Paperblog :Os melhores artigos dos blogs